A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luiz dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Macedo, Christiane Garcia, Goellner, Silvana Vilodre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248393
Resumo: Este texto analisa as fichas e o fichamento biométrico como procedimentos do campo acadêmico-profissional da Educação Física, evidenciando suas produtividades enquanto saberes capazes de mobilizar sentidos sobre os corpos e as práticas corporais. Para tanto, foram tomados como fontes históricas os textos sobre Biometria/Biotipologia datados de 1932 a 1944 e publicados nas publicações Revista de Educação Física (Exército) e Educação Physica. Fundamentados em pressupostos cientificamente legítimos, as fichas e o fichamento biométrico colocaram em circulação saberes considerados substanciais à prescrição esportiva e à organização de turmas homogêneas. Em um contexto marcado por intenções identitárias, a Educação Física constrói sistemas de investigação dos corpos que reúnem exames e distribuição de pessoas em biotipos, procedimentos que individualizam e subjetivam. Além disso, os processos de mensuração na prática biométrica fabricariam arquivos entendidos como capazes de dizer sobre os tipos populacionais brasileiros, prática vinculada às políticas ufanistas que intencionavam a forja de uma identidade nacional.
id UFRGS-2_b76b5f1ec4bf81d50e7e4184b13b9ebb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248393
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, André Luiz dos SantosMacedo, Christiane GarciaGoellner, Silvana Vilodre2022-09-01T05:00:13Z20220104-754X0104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/248393001145855Este texto analisa as fichas e o fichamento biométrico como procedimentos do campo acadêmico-profissional da Educação Física, evidenciando suas produtividades enquanto saberes capazes de mobilizar sentidos sobre os corpos e as práticas corporais. Para tanto, foram tomados como fontes históricas os textos sobre Biometria/Biotipologia datados de 1932 a 1944 e publicados nas publicações Revista de Educação Física (Exército) e Educação Physica. Fundamentados em pressupostos cientificamente legítimos, as fichas e o fichamento biométrico colocaram em circulação saberes considerados substanciais à prescrição esportiva e à organização de turmas homogêneas. Em um contexto marcado por intenções identitárias, a Educação Física constrói sistemas de investigação dos corpos que reúnem exames e distribuição de pessoas em biotipos, procedimentos que individualizam e subjetivam. Além disso, os processos de mensuração na prática biométrica fabricariam arquivos entendidos como capazes de dizer sobre os tipos populacionais brasileiros, prática vinculada às políticas ufanistas que intencionavam a forja de uma identidade nacional.This paper analyzes the biometric records as procedures of Physical Education, highlighting their productivity as knowledge capable of mobilizing senses about the bodies and the bodily practices. To do so, we took as historical sources the texts about Biometry/Biotypology dated from 1932 to 1944 and published in the journals Revista de Educação Física (Exército) and Educação Physica. Based on scientifically legitimate assumptions, the biometric records put into circulation knowledge considered substantial to the sport prescription and to the organization of homogeneous classes. In a context marked by identity intentions, Physical Education builds systems of body investigation that gather examinations and distribution of people in biotypes, procedures that individualize and subjectivize. Moreover, the processes of measurement in the biometric practice would produce files understood as capable of saying about the Brazilian population types, a practice linked to the nationalist policies that intended to forge a national identity.Este trabajo analiza los registros biométricos como procedimientos de la Educación Física, destacando su productividad como conocimiento capaz de movilizar sentidos sobre los cuerpos y las prácticas corporales. Para ello, se tomaron como fuentes históricas los textos sobre Biometría/Biotipología fechados entre 1932 y 1944 y publicados en las revistas Educação Física (Exército) y Educação Physica. Partiendo de supuestos científicamente legítimos, los registros biométricos ponen en circulación conocimientos considerados sustanciales para la prescripción deportiva y para la organización de clases homogéneas. En un contexto marcado por las intenciones identitarias, la Educación Física construye sistemas de investigación de los cuerpos que recogen exámenes y distribución de las personas en biotipos, procedimientos que individualizan y subjetivan. Además, los procesos de medición en la práctica biométrica fabricarían archivos entendidos como capaces de decir sobre los tipos de población brasileña, una práctica vinculada a las políticas chovinistas que pretendían la forja de una identidad nacional.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 28, e28014, (jan./dez. 2022), p. 1-16Movimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 28, e28014, (jan./dez. 2022), p. 1-16BiotipologiaBiometriaEducação física e treinamentoGrupos populacionaisBiotypologyBiometryPhysical Education and trainingPopulation groupsBiotipologíaBiometríaEducación y entrenamiento FísicoGrupos de poblaciónA biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionaisBiometrics as an instrument of physical education (1932 – 1944): constitution of subjects and identification of population typesLa biometría como instrumento de educación física (1932 - 1944): constitución de sujetos e identificación de tipos de poblacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145855.pdf.txt001145855.pdf.txtExtracted Texttext/plain50212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248393/2/001145855.pdf.txt5c15c2c64ac82cf081992c65ec38a64aMD52ORIGINAL001145855.pdfTexto completoapplication/pdf871220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248393/1/001145855.pdf7dbc8b684d53d86899ee68c14345654cMD5110183/2483932022-09-02 05:00:18.562379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248393Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-02T08:00:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Biometrics as an instrument of physical education (1932 – 1944): constitution of subjects and identification of population types
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La biometría como instrumento de educación física (1932 - 1944): constitución de sujetos e identificación de tipos de población
title A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais
spellingShingle A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais
Silva, André Luiz dos Santos
Biotipologia
Biometria
Educação física e treinamento
Grupos populacionais
Biotypology
Biometry
Physical Education and training
Population groups
Biotipología
Biometría
Educación y entrenamiento Físico
Grupos de población
title_short A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais
title_full A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais
title_fullStr A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais
title_full_unstemmed A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais
title_sort A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais
author Silva, André Luiz dos Santos
author_facet Silva, André Luiz dos Santos
Macedo, Christiane Garcia
Goellner, Silvana Vilodre
author_role author
author2 Macedo, Christiane Garcia
Goellner, Silvana Vilodre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Luiz dos Santos
Macedo, Christiane Garcia
Goellner, Silvana Vilodre
dc.subject.por.fl_str_mv Biotipologia
Biometria
Educação física e treinamento
Grupos populacionais
topic Biotipologia
Biometria
Educação física e treinamento
Grupos populacionais
Biotypology
Biometry
Physical Education and training
Population groups
Biotipología
Biometría
Educación y entrenamiento Físico
Grupos de población
dc.subject.eng.fl_str_mv Biotypology
Biometry
Physical Education and training
Population groups
dc.subject.spa.fl_str_mv Biotipología
Biometría
Educación y entrenamiento Físico
Grupos de población
description Este texto analisa as fichas e o fichamento biométrico como procedimentos do campo acadêmico-profissional da Educação Física, evidenciando suas produtividades enquanto saberes capazes de mobilizar sentidos sobre os corpos e as práticas corporais. Para tanto, foram tomados como fontes históricas os textos sobre Biometria/Biotipologia datados de 1932 a 1944 e publicados nas publicações Revista de Educação Física (Exército) e Educação Physica. Fundamentados em pressupostos cientificamente legítimos, as fichas e o fichamento biométrico colocaram em circulação saberes considerados substanciais à prescrição esportiva e à organização de turmas homogêneas. Em um contexto marcado por intenções identitárias, a Educação Física constrói sistemas de investigação dos corpos que reúnem exames e distribuição de pessoas em biotipos, procedimentos que individualizam e subjetivam. Além disso, os processos de mensuração na prática biométrica fabricariam arquivos entendidos como capazes de dizer sobre os tipos populacionais brasileiros, prática vinculada às políticas ufanistas que intencionavam a forja de uma identidade nacional.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-01T05:00:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248393
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145855
identifier_str_mv 0104-754X
001145855
url http://hdl.handle.net/10183/248393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. Vol. 28, e28014, (jan./dez. 2022), p. 1-16
Movimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 28, e28014, (jan./dez. 2022), p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248393/2/001145855.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248393/1/001145855.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c15c2c64ac82cf081992c65ec38a64a
7dbc8b684d53d86899ee68c14345654c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225067986681856