A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248393 |
Resumo: | Este texto analisa as fichas e o fichamento biométrico como procedimentos do campo acadêmico-profissional da Educação Física, evidenciando suas produtividades enquanto saberes capazes de mobilizar sentidos sobre os corpos e as práticas corporais. Para tanto, foram tomados como fontes históricas os textos sobre Biometria/Biotipologia datados de 1932 a 1944 e publicados nas publicações Revista de Educação Física (Exército) e Educação Physica. Fundamentados em pressupostos cientificamente legítimos, as fichas e o fichamento biométrico colocaram em circulação saberes considerados substanciais à prescrição esportiva e à organização de turmas homogêneas. Em um contexto marcado por intenções identitárias, a Educação Física constrói sistemas de investigação dos corpos que reúnem exames e distribuição de pessoas em biotipos, procedimentos que individualizam e subjetivam. Além disso, os processos de mensuração na prática biométrica fabricariam arquivos entendidos como capazes de dizer sobre os tipos populacionais brasileiros, prática vinculada às políticas ufanistas que intencionavam a forja de uma identidade nacional. |
id |
UFRGS-2_b76b5f1ec4bf81d50e7e4184b13b9ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248393 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, André Luiz dos SantosMacedo, Christiane GarciaGoellner, Silvana Vilodre2022-09-01T05:00:13Z20220104-754X0104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/248393001145855Este texto analisa as fichas e o fichamento biométrico como procedimentos do campo acadêmico-profissional da Educação Física, evidenciando suas produtividades enquanto saberes capazes de mobilizar sentidos sobre os corpos e as práticas corporais. Para tanto, foram tomados como fontes históricas os textos sobre Biometria/Biotipologia datados de 1932 a 1944 e publicados nas publicações Revista de Educação Física (Exército) e Educação Physica. Fundamentados em pressupostos cientificamente legítimos, as fichas e o fichamento biométrico colocaram em circulação saberes considerados substanciais à prescrição esportiva e à organização de turmas homogêneas. Em um contexto marcado por intenções identitárias, a Educação Física constrói sistemas de investigação dos corpos que reúnem exames e distribuição de pessoas em biotipos, procedimentos que individualizam e subjetivam. Além disso, os processos de mensuração na prática biométrica fabricariam arquivos entendidos como capazes de dizer sobre os tipos populacionais brasileiros, prática vinculada às políticas ufanistas que intencionavam a forja de uma identidade nacional.This paper analyzes the biometric records as procedures of Physical Education, highlighting their productivity as knowledge capable of mobilizing senses about the bodies and the bodily practices. To do so, we took as historical sources the texts about Biometry/Biotypology dated from 1932 to 1944 and published in the journals Revista de Educação Física (Exército) and Educação Physica. Based on scientifically legitimate assumptions, the biometric records put into circulation knowledge considered substantial to the sport prescription and to the organization of homogeneous classes. In a context marked by identity intentions, Physical Education builds systems of body investigation that gather examinations and distribution of people in biotypes, procedures that individualize and subjectivize. Moreover, the processes of measurement in the biometric practice would produce files understood as capable of saying about the Brazilian population types, a practice linked to the nationalist policies that intended to forge a national identity.Este trabajo analiza los registros biométricos como procedimientos de la Educación Física, destacando su productividad como conocimiento capaz de movilizar sentidos sobre los cuerpos y las prácticas corporales. Para ello, se tomaron como fuentes históricas los textos sobre Biometría/Biotipología fechados entre 1932 y 1944 y publicados en las revistas Educação Física (Exército) y Educação Physica. Partiendo de supuestos científicamente legítimos, los registros biométricos ponen en circulación conocimientos considerados sustanciales para la prescripción deportiva y para la organización de clases homogéneas. En un contexto marcado por las intenciones identitarias, la Educación Física construye sistemas de investigación de los cuerpos que recogen exámenes y distribución de las personas en biotipos, procedimientos que individualizan y subjetivan. Además, los procesos de medición en la práctica biométrica fabricarían archivos entendidos como capaces de decir sobre los tipos de población brasileña, una práctica vinculada a las políticas chovinistas que pretendían la forja de una identidad nacional.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 28, e28014, (jan./dez. 2022), p. 1-16Movimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 28, e28014, (jan./dez. 2022), p. 1-16BiotipologiaBiometriaEducação física e treinamentoGrupos populacionaisBiotypologyBiometryPhysical Education and trainingPopulation groupsBiotipologíaBiometríaEducación y entrenamiento FísicoGrupos de poblaciónA biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionaisBiometrics as an instrument of physical education (1932 – 1944): constitution of subjects and identification of population typesLa biometría como instrumento de educación física (1932 - 1944): constitución de sujetos e identificación de tipos de poblacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145855.pdf.txt001145855.pdf.txtExtracted Texttext/plain50212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248393/2/001145855.pdf.txt5c15c2c64ac82cf081992c65ec38a64aMD52ORIGINAL001145855.pdfTexto completoapplication/pdf871220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248393/1/001145855.pdf7dbc8b684d53d86899ee68c14345654cMD5110183/2483932022-09-02 05:00:18.562379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248393Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-02T08:00:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Biometrics as an instrument of physical education (1932 – 1944): constitution of subjects and identification of population types |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La biometría como instrumento de educación física (1932 - 1944): constitución de sujetos e identificación de tipos de población |
title |
A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais |
spellingShingle |
A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais Silva, André Luiz dos Santos Biotipologia Biometria Educação física e treinamento Grupos populacionais Biotypology Biometry Physical Education and training Population groups Biotipología Biometría Educación y entrenamiento Físico Grupos de población |
title_short |
A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais |
title_full |
A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais |
title_fullStr |
A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais |
title_full_unstemmed |
A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais |
title_sort |
A biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionais |
author |
Silva, André Luiz dos Santos |
author_facet |
Silva, André Luiz dos Santos Macedo, Christiane Garcia Goellner, Silvana Vilodre |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Christiane Garcia Goellner, Silvana Vilodre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, André Luiz dos Santos Macedo, Christiane Garcia Goellner, Silvana Vilodre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biotipologia Biometria Educação física e treinamento Grupos populacionais |
topic |
Biotipologia Biometria Educação física e treinamento Grupos populacionais Biotypology Biometry Physical Education and training Population groups Biotipología Biometría Educación y entrenamiento Físico Grupos de población |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Biotypology Biometry Physical Education and training Population groups |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Biotipología Biometría Educación y entrenamiento Físico Grupos de población |
description |
Este texto analisa as fichas e o fichamento biométrico como procedimentos do campo acadêmico-profissional da Educação Física, evidenciando suas produtividades enquanto saberes capazes de mobilizar sentidos sobre os corpos e as práticas corporais. Para tanto, foram tomados como fontes históricas os textos sobre Biometria/Biotipologia datados de 1932 a 1944 e publicados nas publicações Revista de Educação Física (Exército) e Educação Physica. Fundamentados em pressupostos cientificamente legítimos, as fichas e o fichamento biométrico colocaram em circulação saberes considerados substanciais à prescrição esportiva e à organização de turmas homogêneas. Em um contexto marcado por intenções identitárias, a Educação Física constrói sistemas de investigação dos corpos que reúnem exames e distribuição de pessoas em biotipos, procedimentos que individualizam e subjetivam. Além disso, os processos de mensuração na prática biométrica fabricariam arquivos entendidos como capazes de dizer sobre os tipos populacionais brasileiros, prática vinculada às políticas ufanistas que intencionavam a forja de uma identidade nacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-01T05:00:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248393 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X 0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145855 |
identifier_str_mv |
0104-754X 001145855 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Porto Alegre. Vol. 28, e28014, (jan./dez. 2022), p. 1-16 Movimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 28, e28014, (jan./dez. 2022), p. 1-16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248393/2/001145855.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248393/1/001145855.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c15c2c64ac82cf081992c65ec38a64a 7dbc8b684d53d86899ee68c14345654c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225067986681856 |