Análise do pronome possessivo e as relações semânticas nas gramáticas do português brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96180 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar as relações do pronome possessivo sob o aspecto semântico. Com a intenção de contribuir, no sentido de desmistificar os estudos dos possessivos, recorreu-se à análise de diferentes gramáticas, o que ocasionou a realização de diferentes estudos. Essa diversificação serviu, evidentemente, para refletir sobre os enfoques diferentes da semântica do possessivo apresentado pelos estudiosos. A intenção desse estudo também é a de levantar a existência de uma quantidade significativa de usos do pronome possessivo, sem valor de posse, que não são abordados pelas gramáticas. Elegeu-se o pronome possessivo como objeto de estudo por ele fazer parte de uma classe gramatical que contém muitas análises que ainda não foram explicadas de modo satisfatório. Este trabalho também poderá servir como uma ferramenta de auxílio aos professores de língua portuguesa, que poderão fazer uso deste objeto de estudo para trabalhar novas estratégias de ensino do pronome em sala de aula. |
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Este artigo tem como objetivo apresentar as relações do pronome possessivo sob o aspecto semântico. Com a intenção de contribuir, no sentido de desmistificar os estudos dos possessivos, recorreu-se à análise de diferentes gramáticas, o que ocasionou a realização de diferentes estudos. Essa diversificação serviu, evidentemente, para refletir sobre os enfoques diferentes da semântica do possessivo apresentado pelos estudiosos. A intenção desse estudo também é a de levantar a existência de uma quantidade significativa de usos do pronome possessivo, sem valor de posse, que não são abordados pelas gramáticas. Elegeu-se o pronome possessivo como objeto de estudo por ele fazer parte de uma classe gramatical que contém muitas análises que ainda não foram explicadas de modo satisfatório. Este trabalho também poderá servir como uma ferramenta de auxílio aos professores de língua portuguesa, que poderão fazer uso deste objeto de estudo para trabalhar novas estratégias de ensino do pronome em sala de aula. |
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