The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cardoso, Nicole Marceli Nunes, Cardoso, Tiele Neto, Mariante Neto, Flávio Py, Vasques, Daniel Giordani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270743
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as publicações acadêmicas brasileiras sobre lutas e Educação Física. Utilizou-se a análise de conteúdo por meio de revisão narrativa, com 38 artigos como corpus. Como resultado construímos quatro categorias analíticasempíricas: 1) Espaço e aspectos socioculturais: apontam a falta de infraestrutura e a escassez de materiais como fatores restritivos para a abordagem dos conteúdos de luta nas escolas; 2) Tecnologias/mídias: que servem como ferramentas de auxílio para a inclusão das lutas na Educação Física escolar; 3) Currículo de Educação Física: aborda questões relacionadas a conteúdo, cultura, documentos e professores e 4) Prática pedagógica: que envolve questões mais específicas observadas nos estudos, como metodologias que envolvem a aplicação do conteúdo às aulas, vivências, dimensões do conteúdo, atividades e implicações sobre os temas discutidos no conteúdo, como a associação com a violência, a discriminação de gênero e a sexualidade. Concluímos que os estudos mostram que a abordagem das lutas como conteúdo nas escolas ainda é incipiente, sendo a insegurança do professor fator preponderante para que as lutas não sejam inseridas. Dessa forma, estudos indicam a necessidade de criar materiais e metodologias que auxiliem os professores, possibilitando assim a utilização de conteúdos já consolidados na literatura.
id UFRGS-2_b7da04b0696a8bf7e88bf5e412dc3e91
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270743
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Carla da SilvaCardoso, Nicole Marceli NunesCardoso, Tiele NetoMariante Neto, Flávio PyVasques, Daniel Giordani2024-01-09T03:36:31Z20232448-2455http://hdl.handle.net/10183/270743001175646Este artigo tem como objetivo analisar as publicações acadêmicas brasileiras sobre lutas e Educação Física. Utilizou-se a análise de conteúdo por meio de revisão narrativa, com 38 artigos como corpus. Como resultado construímos quatro categorias analíticasempíricas: 1) Espaço e aspectos socioculturais: apontam a falta de infraestrutura e a escassez de materiais como fatores restritivos para a abordagem dos conteúdos de luta nas escolas; 2) Tecnologias/mídias: que servem como ferramentas de auxílio para a inclusão das lutas na Educação Física escolar; 3) Currículo de Educação Física: aborda questões relacionadas a conteúdo, cultura, documentos e professores e 4) Prática pedagógica: que envolve questões mais específicas observadas nos estudos, como metodologias que envolvem a aplicação do conteúdo às aulas, vivências, dimensões do conteúdo, atividades e implicações sobre os temas discutidos no conteúdo, como a associação com a violência, a discriminação de gênero e a sexualidade. Concluímos que os estudos mostram que a abordagem das lutas como conteúdo nas escolas ainda é incipiente, sendo a insegurança do professor fator preponderante para que as lutas não sejam inseridas. Dessa forma, estudos indicam a necessidade de criar materiais e metodologias que auxiliem os professores, possibilitando assim a utilização de conteúdos já consolidados na literatura.This article aims to analyze the Brazilian academic publications on fights and Physical Education. We used content analysis through a state of knowledge, with 38 articles as corpus. As results we built four empirical analytical categories: 1) Space and sociocultural aspects: they point the lack of infrastructure and the scarcity of materials as restrictive factors for the approach of the fight contents in schools; 2) Technologies/media: that serve as auxiliary tools for the inclusion of fights in school Physical Education; 3) Physical Education curriculum: addresses issues related to content, culture, documents and teachers; and 4) Pedagogical practice: which involves more specific issues observed in the studies, such as methodologies involving the application of the content to classes, experiences, dimensions of the content, activities and implications about the themes discussed in the content, such as the association with violence, gender discrimination and sexuality. We conclude that the studies show that the approach of fights as content in schools is still incipient, being the insecurity of the teacher a preponderant factor so that fights are not inserted. Thus, studies indicate the need to create materials and methodologies that help teachers, thus enabling the use of content already consolidatedin the literature.application/pdfporJournal of physical education. Maringá. Vol. 34, e3417 (2023) p. 1-14.LutasEducação física escolarPrática pedagógicaFightingSchool Physical EducationFighting Content DifficultiesPedagogical PracticeThe teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studiesO ensino das lutas na Educação Física escolar: um estado do conhecimento de estudos brasileirosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175646.pdf.txt001175646.pdf.txtExtracted Texttext/plain55855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270743/2/001175646.pdf.txtb72211e81210e79d6885b1e181e02c19MD52ORIGINAL001175646.pdfTexto completo (inglês)application/pdf447545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270743/1/001175646.pdfc3cdb4a2c9c2c5e7adb4c985a12517caMD5110183/2707432024-01-10 04:37:11.333343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270743Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-10T06:37:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies
dc.title.alternative.en.fl_str_mv O ensino das lutas na Educação Física escolar: um estado do conhecimento de estudos brasileiros
title The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies
spellingShingle The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies
Ferreira, Carla da Silva
Lutas
Educação física escolar
Prática pedagógica
Fighting
School Physical Education
Fighting Content Difficulties
Pedagogical Practice
title_short The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies
title_full The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies
title_fullStr The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies
title_full_unstemmed The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies
title_sort The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies
author Ferreira, Carla da Silva
author_facet Ferreira, Carla da Silva
Cardoso, Nicole Marceli Nunes
Cardoso, Tiele Neto
Mariante Neto, Flávio Py
Vasques, Daniel Giordani
author_role author
author2 Cardoso, Nicole Marceli Nunes
Cardoso, Tiele Neto
Mariante Neto, Flávio Py
Vasques, Daniel Giordani
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carla da Silva
Cardoso, Nicole Marceli Nunes
Cardoso, Tiele Neto
Mariante Neto, Flávio Py
Vasques, Daniel Giordani
dc.subject.por.fl_str_mv Lutas
Educação física escolar
Prática pedagógica
topic Lutas
Educação física escolar
Prática pedagógica
Fighting
School Physical Education
Fighting Content Difficulties
Pedagogical Practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Fighting
School Physical Education
Fighting Content Difficulties
Pedagogical Practice
description Este artigo tem como objetivo analisar as publicações acadêmicas brasileiras sobre lutas e Educação Física. Utilizou-se a análise de conteúdo por meio de revisão narrativa, com 38 artigos como corpus. Como resultado construímos quatro categorias analíticasempíricas: 1) Espaço e aspectos socioculturais: apontam a falta de infraestrutura e a escassez de materiais como fatores restritivos para a abordagem dos conteúdos de luta nas escolas; 2) Tecnologias/mídias: que servem como ferramentas de auxílio para a inclusão das lutas na Educação Física escolar; 3) Currículo de Educação Física: aborda questões relacionadas a conteúdo, cultura, documentos e professores e 4) Prática pedagógica: que envolve questões mais específicas observadas nos estudos, como metodologias que envolvem a aplicação do conteúdo às aulas, vivências, dimensões do conteúdo, atividades e implicações sobre os temas discutidos no conteúdo, como a associação com a violência, a discriminação de gênero e a sexualidade. Concluímos que os estudos mostram que a abordagem das lutas como conteúdo nas escolas ainda é incipiente, sendo a insegurança do professor fator preponderante para que as lutas não sejam inseridas. Dessa forma, estudos indicam a necessidade de criar materiais e metodologias que auxiliem os professores, possibilitando assim a utilização de conteúdos já consolidados na literatura.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-09T03:36:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270743
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2448-2455
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001175646
identifier_str_mv 2448-2455
001175646
url http://hdl.handle.net/10183/270743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Journal of physical education. Maringá. Vol. 34, e3417 (2023) p. 1-14.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270743/2/001175646.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270743/1/001175646.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b72211e81210e79d6885b1e181e02c19
c3cdb4a2c9c2c5e7adb4c985a12517ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225108396703744