The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270743 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as publicações acadêmicas brasileiras sobre lutas e Educação Física. Utilizou-se a análise de conteúdo por meio de revisão narrativa, com 38 artigos como corpus. Como resultado construímos quatro categorias analíticasempíricas: 1) Espaço e aspectos socioculturais: apontam a falta de infraestrutura e a escassez de materiais como fatores restritivos para a abordagem dos conteúdos de luta nas escolas; 2) Tecnologias/mídias: que servem como ferramentas de auxílio para a inclusão das lutas na Educação Física escolar; 3) Currículo de Educação Física: aborda questões relacionadas a conteúdo, cultura, documentos e professores e 4) Prática pedagógica: que envolve questões mais específicas observadas nos estudos, como metodologias que envolvem a aplicação do conteúdo às aulas, vivências, dimensões do conteúdo, atividades e implicações sobre os temas discutidos no conteúdo, como a associação com a violência, a discriminação de gênero e a sexualidade. Concluímos que os estudos mostram que a abordagem das lutas como conteúdo nas escolas ainda é incipiente, sendo a insegurança do professor fator preponderante para que as lutas não sejam inseridas. Dessa forma, estudos indicam a necessidade de criar materiais e metodologias que auxiliem os professores, possibilitando assim a utilização de conteúdos já consolidados na literatura. |
id |
UFRGS-2_b7da04b0696a8bf7e88bf5e412dc3e91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270743 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Carla da SilvaCardoso, Nicole Marceli NunesCardoso, Tiele NetoMariante Neto, Flávio PyVasques, Daniel Giordani2024-01-09T03:36:31Z20232448-2455http://hdl.handle.net/10183/270743001175646Este artigo tem como objetivo analisar as publicações acadêmicas brasileiras sobre lutas e Educação Física. Utilizou-se a análise de conteúdo por meio de revisão narrativa, com 38 artigos como corpus. Como resultado construímos quatro categorias analíticasempíricas: 1) Espaço e aspectos socioculturais: apontam a falta de infraestrutura e a escassez de materiais como fatores restritivos para a abordagem dos conteúdos de luta nas escolas; 2) Tecnologias/mídias: que servem como ferramentas de auxílio para a inclusão das lutas na Educação Física escolar; 3) Currículo de Educação Física: aborda questões relacionadas a conteúdo, cultura, documentos e professores e 4) Prática pedagógica: que envolve questões mais específicas observadas nos estudos, como metodologias que envolvem a aplicação do conteúdo às aulas, vivências, dimensões do conteúdo, atividades e implicações sobre os temas discutidos no conteúdo, como a associação com a violência, a discriminação de gênero e a sexualidade. Concluímos que os estudos mostram que a abordagem das lutas como conteúdo nas escolas ainda é incipiente, sendo a insegurança do professor fator preponderante para que as lutas não sejam inseridas. Dessa forma, estudos indicam a necessidade de criar materiais e metodologias que auxiliem os professores, possibilitando assim a utilização de conteúdos já consolidados na literatura.This article aims to analyze the Brazilian academic publications on fights and Physical Education. We used content analysis through a state of knowledge, with 38 articles as corpus. As results we built four empirical analytical categories: 1) Space and sociocultural aspects: they point the lack of infrastructure and the scarcity of materials as restrictive factors for the approach of the fight contents in schools; 2) Technologies/media: that serve as auxiliary tools for the inclusion of fights in school Physical Education; 3) Physical Education curriculum: addresses issues related to content, culture, documents and teachers; and 4) Pedagogical practice: which involves more specific issues observed in the studies, such as methodologies involving the application of the content to classes, experiences, dimensions of the content, activities and implications about the themes discussed in the content, such as the association with violence, gender discrimination and sexuality. We conclude that the studies show that the approach of fights as content in schools is still incipient, being the insecurity of the teacher a preponderant factor so that fights are not inserted. Thus, studies indicate the need to create materials and methodologies that help teachers, thus enabling the use of content already consolidatedin the literature.application/pdfporJournal of physical education. Maringá. Vol. 34, e3417 (2023) p. 1-14.LutasEducação física escolarPrática pedagógicaFightingSchool Physical EducationFighting Content DifficultiesPedagogical PracticeThe teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studiesO ensino das lutas na Educação Física escolar: um estado do conhecimento de estudos brasileirosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175646.pdf.txt001175646.pdf.txtExtracted Texttext/plain55855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270743/2/001175646.pdf.txtb72211e81210e79d6885b1e181e02c19MD52ORIGINAL001175646.pdfTexto completo (inglês)application/pdf447545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270743/1/001175646.pdfc3cdb4a2c9c2c5e7adb4c985a12517caMD5110183/2707432024-01-10 04:37:11.333343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270743Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-10T06:37:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
O ensino das lutas na Educação Física escolar: um estado do conhecimento de estudos brasileiros |
title |
The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies |
spellingShingle |
The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies Ferreira, Carla da Silva Lutas Educação física escolar Prática pedagógica Fighting School Physical Education Fighting Content Difficulties Pedagogical Practice |
title_short |
The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies |
title_full |
The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies |
title_fullStr |
The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies |
title_full_unstemmed |
The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies |
title_sort |
The teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studies |
author |
Ferreira, Carla da Silva |
author_facet |
Ferreira, Carla da Silva Cardoso, Nicole Marceli Nunes Cardoso, Tiele Neto Mariante Neto, Flávio Py Vasques, Daniel Giordani |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Nicole Marceli Nunes Cardoso, Tiele Neto Mariante Neto, Flávio Py Vasques, Daniel Giordani |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carla da Silva Cardoso, Nicole Marceli Nunes Cardoso, Tiele Neto Mariante Neto, Flávio Py Vasques, Daniel Giordani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lutas Educação física escolar Prática pedagógica |
topic |
Lutas Educação física escolar Prática pedagógica Fighting School Physical Education Fighting Content Difficulties Pedagogical Practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Fighting School Physical Education Fighting Content Difficulties Pedagogical Practice |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar as publicações acadêmicas brasileiras sobre lutas e Educação Física. Utilizou-se a análise de conteúdo por meio de revisão narrativa, com 38 artigos como corpus. Como resultado construímos quatro categorias analíticasempíricas: 1) Espaço e aspectos socioculturais: apontam a falta de infraestrutura e a escassez de materiais como fatores restritivos para a abordagem dos conteúdos de luta nas escolas; 2) Tecnologias/mídias: que servem como ferramentas de auxílio para a inclusão das lutas na Educação Física escolar; 3) Currículo de Educação Física: aborda questões relacionadas a conteúdo, cultura, documentos e professores e 4) Prática pedagógica: que envolve questões mais específicas observadas nos estudos, como metodologias que envolvem a aplicação do conteúdo às aulas, vivências, dimensões do conteúdo, atividades e implicações sobre os temas discutidos no conteúdo, como a associação com a violência, a discriminação de gênero e a sexualidade. Concluímos que os estudos mostram que a abordagem das lutas como conteúdo nas escolas ainda é incipiente, sendo a insegurança do professor fator preponderante para que as lutas não sejam inseridas. Dessa forma, estudos indicam a necessidade de criar materiais e metodologias que auxiliem os professores, possibilitando assim a utilização de conteúdos já consolidados na literatura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-09T03:36:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270743 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2448-2455 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001175646 |
identifier_str_mv |
2448-2455 001175646 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Journal of physical education. Maringá. Vol. 34, e3417 (2023) p. 1-14. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270743/2/001175646.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270743/1/001175646.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b72211e81210e79d6885b1e181e02c19 c3cdb4a2c9c2c5e7adb4c985a12517ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225108396703744 |