No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88219 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da construção da categoria aluno no Ensino Fundamental de Nove Anos e tem como problemática central a seguinte questão: “Como se caracteriza a passagem ocorrida entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e como esta interpela a constituição das identidades de alunos que vivenciam este processo?”. Ancorado em autores que discutem acerca do currículo e das relações escolares, da construção da categoria aluno e da constituição de identidades contemporâneas, este estudo articulou algumas contribuições dos Estudos Culturais em Educação, tendo como foco os alunos que ocupam o entre lugar entre o Quinto e o Sexto Anos do Ensino Fundamental (EF). Desta forma, foram estabelecidos dois objetivos principais: analisar narrativas de sujeitos alunos do Quinto e do Sexto Anos dos EF, problematizando as formas pelas quais estes sujeitos ocupam este entre lugar entre os Anos Iniciais e Finais do EF e analisar narrativas de professores que atuam nestes níveis de ensino sobre este entre lugar, problematizando de que forma seus discursos também constituem identidades de alunos. Através de uma abordagem qualitativa de pesquisa educacional, estruturei dois grupos de discussão com os alunos e duas entrevistas semiestruturadas com professoras de uma escola da rede estadual do município de Porto Alegre/RS. Os eixos analíticos que costuraram as discussões contemplaram as formas pelas quais tais alunos se relacionam com o tempo e o espaço escolar e sobre as identidades dos mesmos, sendo estas cambiantes pelos universos infantis e juvenis. Como reflexões finais, o estudo destacou a necessidade de uma escuta sensível por parte dos professores e um entendimento dos novos sentidos que os alunos do século XXI produzem sobre o ambiente escolar. |
id |
UFRGS-2_b83fe82e67efb552dd934ca708bd2ce7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88219 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dal Moro, Marília BervianRodrigues, Maria Bernadette Castro2014-03-07T01:50:29Z2013http://hdl.handle.net/10183/88219000911332Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da construção da categoria aluno no Ensino Fundamental de Nove Anos e tem como problemática central a seguinte questão: “Como se caracteriza a passagem ocorrida entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e como esta interpela a constituição das identidades de alunos que vivenciam este processo?”. Ancorado em autores que discutem acerca do currículo e das relações escolares, da construção da categoria aluno e da constituição de identidades contemporâneas, este estudo articulou algumas contribuições dos Estudos Culturais em Educação, tendo como foco os alunos que ocupam o entre lugar entre o Quinto e o Sexto Anos do Ensino Fundamental (EF). Desta forma, foram estabelecidos dois objetivos principais: analisar narrativas de sujeitos alunos do Quinto e do Sexto Anos dos EF, problematizando as formas pelas quais estes sujeitos ocupam este entre lugar entre os Anos Iniciais e Finais do EF e analisar narrativas de professores que atuam nestes níveis de ensino sobre este entre lugar, problematizando de que forma seus discursos também constituem identidades de alunos. Através de uma abordagem qualitativa de pesquisa educacional, estruturei dois grupos de discussão com os alunos e duas entrevistas semiestruturadas com professoras de uma escola da rede estadual do município de Porto Alegre/RS. Os eixos analíticos que costuraram as discussões contemplaram as formas pelas quais tais alunos se relacionam com o tempo e o espaço escolar e sobre as identidades dos mesmos, sendo estas cambiantes pelos universos infantis e juvenis. Como reflexões finais, o estudo destacou a necessidade de uma escuta sensível por parte dos professores e um entendimento dos novos sentidos que os alunos do século XXI produzem sobre o ambiente escolar.application/pdfporAlunoEnsino fundamentalPesquisaNo espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911332.pdf000911332.pdfTexto completoapplication/pdf549768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/1/000911332.pdf300ceaacd271d2c62b0f50c88fc43853MD51TEXT000911332.pdf.txt000911332.pdf.txtExtracted Texttext/plain98746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/2/000911332.pdf.txt37c91cc3676584d306941a9b272eae34MD52THUMBNAIL000911332.pdf.jpg000911332.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/3/000911332.pdf.jpg845540028d5bb7acf5e3cc0ca67b2ca6MD5310183/882192018-10-18 08:16:31.211oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88219Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental |
title |
No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental Dal Moro, Marília Bervian Aluno Ensino fundamental Pesquisa |
title_short |
No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental |
title_full |
No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental |
title_sort |
No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental |
author |
Dal Moro, Marília Bervian |
author_facet |
Dal Moro, Marília Bervian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dal Moro, Marília Bervian |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Bernadette Castro |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Maria Bernadette Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Ensino fundamental Pesquisa |
topic |
Aluno Ensino fundamental Pesquisa |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da construção da categoria aluno no Ensino Fundamental de Nove Anos e tem como problemática central a seguinte questão: “Como se caracteriza a passagem ocorrida entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e como esta interpela a constituição das identidades de alunos que vivenciam este processo?”. Ancorado em autores que discutem acerca do currículo e das relações escolares, da construção da categoria aluno e da constituição de identidades contemporâneas, este estudo articulou algumas contribuições dos Estudos Culturais em Educação, tendo como foco os alunos que ocupam o entre lugar entre o Quinto e o Sexto Anos do Ensino Fundamental (EF). Desta forma, foram estabelecidos dois objetivos principais: analisar narrativas de sujeitos alunos do Quinto e do Sexto Anos dos EF, problematizando as formas pelas quais estes sujeitos ocupam este entre lugar entre os Anos Iniciais e Finais do EF e analisar narrativas de professores que atuam nestes níveis de ensino sobre este entre lugar, problematizando de que forma seus discursos também constituem identidades de alunos. Através de uma abordagem qualitativa de pesquisa educacional, estruturei dois grupos de discussão com os alunos e duas entrevistas semiestruturadas com professoras de uma escola da rede estadual do município de Porto Alegre/RS. Os eixos analíticos que costuraram as discussões contemplaram as formas pelas quais tais alunos se relacionam com o tempo e o espaço escolar e sobre as identidades dos mesmos, sendo estas cambiantes pelos universos infantis e juvenis. Como reflexões finais, o estudo destacou a necessidade de uma escuta sensível por parte dos professores e um entendimento dos novos sentidos que os alunos do século XXI produzem sobre o ambiente escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-07T01:50:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88219 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911332 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88219 |
identifier_str_mv |
000911332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/1/000911332.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/2/000911332.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/3/000911332.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
300ceaacd271d2c62b0f50c88fc43853 37c91cc3676584d306941a9b272eae34 845540028d5bb7acf5e3cc0ca67b2ca6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447122282020864 |