No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Moro, Marília Bervian
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88219
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da construção da categoria aluno no Ensino Fundamental de Nove Anos e tem como problemática central a seguinte questão: “Como se caracteriza a passagem ocorrida entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e como esta interpela a constituição das identidades de alunos que vivenciam este processo?”. Ancorado em autores que discutem acerca do currículo e das relações escolares, da construção da categoria aluno e da constituição de identidades contemporâneas, este estudo articulou algumas contribuições dos Estudos Culturais em Educação, tendo como foco os alunos que ocupam o entre lugar entre o Quinto e o Sexto Anos do Ensino Fundamental (EF). Desta forma, foram estabelecidos dois objetivos principais: analisar narrativas de sujeitos alunos do Quinto e do Sexto Anos dos EF, problematizando as formas pelas quais estes sujeitos ocupam este entre lugar entre os Anos Iniciais e Finais do EF e analisar narrativas de professores que atuam nestes níveis de ensino sobre este entre lugar, problematizando de que forma seus discursos também constituem identidades de alunos. Através de uma abordagem qualitativa de pesquisa educacional, estruturei dois grupos de discussão com os alunos e duas entrevistas semiestruturadas com professoras de uma escola da rede estadual do município de Porto Alegre/RS. Os eixos analíticos que costuraram as discussões contemplaram as formas pelas quais tais alunos se relacionam com o tempo e o espaço escolar e sobre as identidades dos mesmos, sendo estas cambiantes pelos universos infantis e juvenis. Como reflexões finais, o estudo destacou a necessidade de uma escuta sensível por parte dos professores e um entendimento dos novos sentidos que os alunos do século XXI produzem sobre o ambiente escolar.
id UFRGS-2_b83fe82e67efb552dd934ca708bd2ce7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88219
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dal Moro, Marília BervianRodrigues, Maria Bernadette Castro2014-03-07T01:50:29Z2013http://hdl.handle.net/10183/88219000911332Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da construção da categoria aluno no Ensino Fundamental de Nove Anos e tem como problemática central a seguinte questão: “Como se caracteriza a passagem ocorrida entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e como esta interpela a constituição das identidades de alunos que vivenciam este processo?”. Ancorado em autores que discutem acerca do currículo e das relações escolares, da construção da categoria aluno e da constituição de identidades contemporâneas, este estudo articulou algumas contribuições dos Estudos Culturais em Educação, tendo como foco os alunos que ocupam o entre lugar entre o Quinto e o Sexto Anos do Ensino Fundamental (EF). Desta forma, foram estabelecidos dois objetivos principais: analisar narrativas de sujeitos alunos do Quinto e do Sexto Anos dos EF, problematizando as formas pelas quais estes sujeitos ocupam este entre lugar entre os Anos Iniciais e Finais do EF e analisar narrativas de professores que atuam nestes níveis de ensino sobre este entre lugar, problematizando de que forma seus discursos também constituem identidades de alunos. Através de uma abordagem qualitativa de pesquisa educacional, estruturei dois grupos de discussão com os alunos e duas entrevistas semiestruturadas com professoras de uma escola da rede estadual do município de Porto Alegre/RS. Os eixos analíticos que costuraram as discussões contemplaram as formas pelas quais tais alunos se relacionam com o tempo e o espaço escolar e sobre as identidades dos mesmos, sendo estas cambiantes pelos universos infantis e juvenis. Como reflexões finais, o estudo destacou a necessidade de uma escuta sensível por parte dos professores e um entendimento dos novos sentidos que os alunos do século XXI produzem sobre o ambiente escolar.application/pdfporAlunoEnsino fundamentalPesquisaNo espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911332.pdf000911332.pdfTexto completoapplication/pdf549768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/1/000911332.pdf300ceaacd271d2c62b0f50c88fc43853MD51TEXT000911332.pdf.txt000911332.pdf.txtExtracted Texttext/plain98746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/2/000911332.pdf.txt37c91cc3676584d306941a9b272eae34MD52THUMBNAIL000911332.pdf.jpg000911332.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/3/000911332.pdf.jpg845540028d5bb7acf5e3cc0ca67b2ca6MD5310183/882192018-10-18 08:16:31.211oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88219Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental
title No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental
spellingShingle No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental
Dal Moro, Marília Bervian
Aluno
Ensino fundamental
Pesquisa
title_short No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental
title_full No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental
title_fullStr No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental
title_sort No espaço estamos, no tempo somos : identidades de alunos no entre lugar dos anos iniciais e finais do ensino fundamental
author Dal Moro, Marília Bervian
author_facet Dal Moro, Marília Bervian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Moro, Marília Bervian
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Maria Bernadette Castro
contributor_str_mv Rodrigues, Maria Bernadette Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Ensino fundamental
Pesquisa
topic Aluno
Ensino fundamental
Pesquisa
description Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da construção da categoria aluno no Ensino Fundamental de Nove Anos e tem como problemática central a seguinte questão: “Como se caracteriza a passagem ocorrida entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e como esta interpela a constituição das identidades de alunos que vivenciam este processo?”. Ancorado em autores que discutem acerca do currículo e das relações escolares, da construção da categoria aluno e da constituição de identidades contemporâneas, este estudo articulou algumas contribuições dos Estudos Culturais em Educação, tendo como foco os alunos que ocupam o entre lugar entre o Quinto e o Sexto Anos do Ensino Fundamental (EF). Desta forma, foram estabelecidos dois objetivos principais: analisar narrativas de sujeitos alunos do Quinto e do Sexto Anos dos EF, problematizando as formas pelas quais estes sujeitos ocupam este entre lugar entre os Anos Iniciais e Finais do EF e analisar narrativas de professores que atuam nestes níveis de ensino sobre este entre lugar, problematizando de que forma seus discursos também constituem identidades de alunos. Através de uma abordagem qualitativa de pesquisa educacional, estruturei dois grupos de discussão com os alunos e duas entrevistas semiestruturadas com professoras de uma escola da rede estadual do município de Porto Alegre/RS. Os eixos analíticos que costuraram as discussões contemplaram as formas pelas quais tais alunos se relacionam com o tempo e o espaço escolar e sobre as identidades dos mesmos, sendo estas cambiantes pelos universos infantis e juvenis. Como reflexões finais, o estudo destacou a necessidade de uma escuta sensível por parte dos professores e um entendimento dos novos sentidos que os alunos do século XXI produzem sobre o ambiente escolar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-07T01:50:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88219
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911332
url http://hdl.handle.net/10183/88219
identifier_str_mv 000911332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/1/000911332.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/2/000911332.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88219/3/000911332.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 300ceaacd271d2c62b0f50c88fc43853
37c91cc3676584d306941a9b272eae34
845540028d5bb7acf5e3cc0ca67b2ca6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122282020864