Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53831 |
Resumo: | Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher |
id |
UFPR_465eea840e1b9787b865a175bc409e3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53831 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Monteiro, Silvana Aparecida MendesUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaTiecher, Adilson Luiz2020-01-07T12:58:21Z2020-01-07T12:58:21Z2016https://hdl.handle.net/1884/53831Orientador : Professor Me. Adilson Luiz TiecherMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas contribuições da relação afetiva para o processo de ensino e aprendizagem, buscando compreender como acontece essa relação entre professor e aluno dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, apontando para o fato de que a afetividade pode ser um fator determinante ocasionando impactos positivos e negativos no rendimento escolar de uma criança e em sua vida futura. A pesquisa traz reflexões sobre a afetividade no processo de ensino e aprendizagem, elencando pesquisas contemporâneas que refletem sobre as contribuições da relação entre professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar. Ao chegar à escola a criança se depara com um meio de relações sociais em que ela será integrada havendo um processo de transição do conhecido meio familiar para um ambiente com pessoas e coisas às vezes bastante desconhecidas, ocasionando medo, insegurança e ansiedade assim como novos relacionamentos e aprendizagem. Algumas crianças agem tranquilamente à esse processo interagindo com professores, colegas e os novos contextos sociais, outras porém, não realizam esse processo de transição tão facilmente necessitando da atenção de educadores com encaminhamentos redimensionados e apoio familiar. A partir de bibliografias educacionais e pedagógicas, este artigo traz uma fundamentação teórica sobre os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, com vistas a sensibilizar os professores sobre a importância deste tema. Portanto, pretende-se através desta pesquisa analisar e discutir como tem ocorrido a afetividade na prática pedagógica entre professor e aluno e como o professor tem utilizado das teorias do desenvolvimento baseando-se nas contribuições de alguns autores que relacionam a afetividade aliada à educação como ponto importante para melhor aprendizado e desenvolvimento dos alunos, fortalecendo suas relações sociais e seu desenvolvimento cognitivo.16 p.application/pdfProfessores e alunosEnsino fundamentalOs impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SILVANA APARECIDA MENDES MONTEIRO.pdfapplication/pdf330785https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53831/1/R%20-%20E%20-%20SILVANA%20APARECIDA%20MENDES%20MONTEIRO.pdf4758f8495440a7134650bf564e5ee7e5MD51open access1884/538312020-01-07 09:58:21.255open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53831Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T12:58:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais |
title |
Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais |
spellingShingle |
Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais Monteiro, Silvana Aparecida Mendes Professores e alunos Ensino fundamental |
title_short |
Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais |
title_full |
Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais |
title_fullStr |
Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais |
title_sort |
Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais |
author |
Monteiro, Silvana Aparecida Mendes |
author_facet |
Monteiro, Silvana Aparecida Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Silvana Aparecida Mendes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tiecher, Adilson Luiz |
contributor_str_mv |
Tiecher, Adilson Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores e alunos Ensino fundamental |
topic |
Professores e alunos Ensino fundamental |
description |
Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-07T12:58:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-07T12:58:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53831 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53831/1/R%20-%20E%20-%20SILVANA%20APARECIDA%20MENDES%20MONTEIRO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4758f8495440a7134650bf564e5ee7e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898689530298368 |