Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Silvana Aparecida Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53831
Resumo: Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher
id UFPR_465eea840e1b9787b865a175bc409e3c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53831
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Monteiro, Silvana Aparecida MendesUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaTiecher, Adilson Luiz2020-01-07T12:58:21Z2020-01-07T12:58:21Z2016https://hdl.handle.net/1884/53831Orientador : Professor Me. Adilson Luiz TiecherMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas contribuições da relação afetiva para o processo de ensino e aprendizagem, buscando compreender como acontece essa relação entre professor e aluno dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, apontando para o fato de que a afetividade pode ser um fator determinante ocasionando impactos positivos e negativos no rendimento escolar de uma criança e em sua vida futura. A pesquisa traz reflexões sobre a afetividade no processo de ensino e aprendizagem, elencando pesquisas contemporâneas que refletem sobre as contribuições da relação entre professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar. Ao chegar à escola a criança se depara com um meio de relações sociais em que ela será integrada havendo um processo de transição do conhecido meio familiar para um ambiente com pessoas e coisas às vezes bastante desconhecidas, ocasionando medo, insegurança e ansiedade assim como novos relacionamentos e aprendizagem. Algumas crianças agem tranquilamente à esse processo interagindo com professores, colegas e os novos contextos sociais, outras porém, não realizam esse processo de transição tão facilmente necessitando da atenção de educadores com encaminhamentos redimensionados e apoio familiar. A partir de bibliografias educacionais e pedagógicas, este artigo traz uma fundamentação teórica sobre os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, com vistas a sensibilizar os professores sobre a importância deste tema. Portanto, pretende-se através desta pesquisa analisar e discutir como tem ocorrido a afetividade na prática pedagógica entre professor e aluno e como o professor tem utilizado das teorias do desenvolvimento baseando-se nas contribuições de alguns autores que relacionam a afetividade aliada à educação como ponto importante para melhor aprendizado e desenvolvimento dos alunos, fortalecendo suas relações sociais e seu desenvolvimento cognitivo.16 p.application/pdfProfessores e alunosEnsino fundamentalOs impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SILVANA APARECIDA MENDES MONTEIRO.pdfapplication/pdf330785https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53831/1/R%20-%20E%20-%20SILVANA%20APARECIDA%20MENDES%20MONTEIRO.pdf4758f8495440a7134650bf564e5ee7e5MD51open access1884/538312020-01-07 09:58:21.255open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53831Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T12:58:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais
title Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais
spellingShingle Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais
Monteiro, Silvana Aparecida Mendes
Professores e alunos
Ensino fundamental
title_short Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais
title_full Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais
title_fullStr Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais
title_full_unstemmed Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais
title_sort Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais
author Monteiro, Silvana Aparecida Mendes
author_facet Monteiro, Silvana Aparecida Mendes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Silvana Aparecida Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tiecher, Adilson Luiz
contributor_str_mv Tiecher, Adilson Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Professores e alunos
Ensino fundamental
topic Professores e alunos
Ensino fundamental
description Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-07T12:58:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-07T12:58:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53831
url https://hdl.handle.net/1884/53831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53831/1/R%20-%20E%20-%20SILVANA%20APARECIDA%20MENDES%20MONTEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4758f8495440a7134650bf564e5ee7e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860285623959552