Do Relações Públicas ao RP 2.0 : como as mudanças socioeconômicas afetaram a profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraro, Raysa Townsend
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125872
Resumo: O estudo propõe-se analisar as mudanças na profissão de relações públicas e suas atribuições ocasionadas pela globalização e o advento da internet. Para isto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental para obter as definições de relações públicas, estudar a mudança no conceito de trabalho e as definições inauguradas com o meio virtual como ciberespaço, cibercultura e web 1.0 e 2.0. Para análise do material utilizado, escolheu-se a análise de conteúdo, estabelecendo-se tabelas com as definições trabalhadas ao longo do texto, expondo de maneira cronológica as mudanças evidenciadas entre o período da globalização e do advento dos meios de comunicação online. Evidenciou-se que esta profissão foi beneficiada com o uso da internet, pois facilitou o contato e o estudo dos públicos-alvo das organizações e que as teorias de comunicação massificada e persuasiva abrem espaço para uma comunicação transparente, direcionada e mais interativa, exigindo dos profissionais um acompanhamento constante do meio online no intuito de gerir a imagem da organização e a sua reputação. Os principais objetivos de relações públicas continuam os mesmos, gerir a comunicação e as possíveis crises organizacionais, mas contando com os novos meios de comunicação para auxiliá-lo.
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