Tridimensionalização de mapas 2D por realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Murilo Fraccanabbia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/245321
Resumo: Admitindo que a capacidade de abstração do estudante é essencial em processos de aprendizado, ferramentas que minimizem o esforço necessário para a realização dessa tarefa podem contribuir para a melhora no desempenho do aluno em sala de aula. O presente trabalho busca investigar formas de uma apropriação da tecnologia de Realidade Aumentada como ferramenta no auxílio do ensino de Geografia e seus aspectos históricos, pela tridimensionalização de mapas bidimensionais, através de contribuições da área do conhecimento da Visualização da Informação. No decorrer do texto, são apresentados conceitos da tecnologia e do campo de estudo, bem como usos e requisitos para tal, além de maneiras de explorar suas características com objetivos educacionais. Inicialmente, montou-se um método híbrido que buscasse, em métodos base, características projetuais específicas para cada necessidade do trabalho. Após as etapas de pesquisa, encaminhamento e definição da proposta, iniciaram-se os processos de geração de alternativas, que, após selecionadas e refinadas, compuseram um modelo de aplicativo para smartphones como solução projetual. Construiu-se um protótipo funcional do mesmo, o qual foi submetido a verificações requisituais e avaliações heurísticas, resultando em aprimoramentos do sistema. Ao fim, constatou-se a potencialidade da tecnologia, aplicada como ferramenta de visualização e manipulação de dados, em cumprir o propósito educacional específico.
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