Tridimensionalização de mapas 2D por realidade aumentada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/245321 |
Resumo: | Admitindo que a capacidade de abstração do estudante é essencial em processos de aprendizado, ferramentas que minimizem o esforço necessário para a realização dessa tarefa podem contribuir para a melhora no desempenho do aluno em sala de aula. O presente trabalho busca investigar formas de uma apropriação da tecnologia de Realidade Aumentada como ferramenta no auxílio do ensino de Geografia e seus aspectos históricos, pela tridimensionalização de mapas bidimensionais, através de contribuições da área do conhecimento da Visualização da Informação. No decorrer do texto, são apresentados conceitos da tecnologia e do campo de estudo, bem como usos e requisitos para tal, além de maneiras de explorar suas características com objetivos educacionais. Inicialmente, montou-se um método híbrido que buscasse, em métodos base, características projetuais específicas para cada necessidade do trabalho. Após as etapas de pesquisa, encaminhamento e definição da proposta, iniciaram-se os processos de geração de alternativas, que, após selecionadas e refinadas, compuseram um modelo de aplicativo para smartphones como solução projetual. Construiu-se um protótipo funcional do mesmo, o qual foi submetido a verificações requisituais e avaliações heurísticas, resultando em aprimoramentos do sistema. Ao fim, constatou-se a potencialidade da tecnologia, aplicada como ferramenta de visualização e manipulação de dados, em cumprir o propósito educacional específico. |
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Trevisan, Murilo FraccanabbiaPerry, Gabriela Trindade2022-07-22T04:54:43Z2021http://hdl.handle.net/10183/245321001145738Admitindo que a capacidade de abstração do estudante é essencial em processos de aprendizado, ferramentas que minimizem o esforço necessário para a realização dessa tarefa podem contribuir para a melhora no desempenho do aluno em sala de aula. O presente trabalho busca investigar formas de uma apropriação da tecnologia de Realidade Aumentada como ferramenta no auxílio do ensino de Geografia e seus aspectos históricos, pela tridimensionalização de mapas bidimensionais, através de contribuições da área do conhecimento da Visualização da Informação. No decorrer do texto, são apresentados conceitos da tecnologia e do campo de estudo, bem como usos e requisitos para tal, além de maneiras de explorar suas características com objetivos educacionais. Inicialmente, montou-se um método híbrido que buscasse, em métodos base, características projetuais específicas para cada necessidade do trabalho. Após as etapas de pesquisa, encaminhamento e definição da proposta, iniciaram-se os processos de geração de alternativas, que, após selecionadas e refinadas, compuseram um modelo de aplicativo para smartphones como solução projetual. Construiu-se um protótipo funcional do mesmo, o qual foi submetido a verificações requisituais e avaliações heurísticas, resultando em aprimoramentos do sistema. Ao fim, constatou-se a potencialidade da tecnologia, aplicada como ferramenta de visualização e manipulação de dados, em cumprir o propósito educacional específico.Assuming that the student's capacity for abstraction is essential in learning processes, tools that minimize the effort required to perform this task can contribute to improving student performance in the classroom. The present work seeks to investigate ways of appropriating Augmented Reality technology as a tool to aid in the teaching of Geography and its historical aspects, by the three-dimensionalization of two-dimensional maps, through contributions from the domain of Information Visualization. Throughout the text, concepts of technology and the field of study are presented, as well as uses and requirements for such, besides ways to explore their characteristics for educational purposes. Initially, a hybrid method was set up that sought, in base methods, specific design characteristics for each work need. After the stages of research, forwarding and definition of the proposal, the processes of generating alternatives began, which, after being selected and refined, composed an application model for smartphones as a design solution. In the end, a functional prototype of the same was built, which was submitted to requirement checks and heuristic evaluations, resulting in improvements of the system. In the end, the potential of technology to fulfill the specific educational purpose, applied as a tool for visualization and manipulation of data, was verified.application/pdfporDesign visualRealidade aumentadaMapas geográficosEnsinoVisual designAugmented realityGeographic mapsTeachingTridimensionalização de mapas 2D por realidade aumentadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145738.pdf.txt001145738.pdf.txtExtracted Texttext/plain128534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245321/2/001145738.pdf.txte3e9ec9312c293c73c3a1d80728e888bMD52ORIGINAL001145738.pdfTexto completoapplication/pdf3353539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245321/1/001145738.pdfab7414885227181908c4c9d195d79c8bMD5110183/2453212022-07-23 05:04:58.010687oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245321Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-07-23T08:04:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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