Determinação de carregamentos permitidos de embarcação de navegação interior transportadoras de carga sólida através de programa desenvolvido em LabVIEW
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27541 |
Resumo: | As atividades de transporte de carga em hidrovias interiores vêm retomando sua importância no desenvolvimento regional. As embarcações, tipicamente empregadas na Bacia do Sudeste, transportadoras de granel líquido ou sólido (grãos principalmente), apresentam alguns problemas quanto ao seu carregamento. Dificuldades em estabelecer o calado e o seu volume deslocado antes de seu carregamento implicam processos de carga lentos aumentando a estadia das embarcações nos terminais. A embarcação NM Frederico Madörin, última embarcação construída na região, navega pela Bacia do Sudeste transportando graneis sólidos, basicamente. Observou-se, ao longo das operações da mesma, que a tripulação não possui formação nem informação suficientes para prever com precisão a quantidade a ser carregada para respeitar as restrições de calado impostas para determinados terminais. Por decorrência disso, devem carregar de forma mais lenta até atingir os calados máximos permitidos para cada caso. Para resolver o problema em questão propôs-se criar um software em linguagem LabVIEW o qual determina os calados previstos para cada caso através de um método direto de cálculo, com inúmeros parâmetros de entrada, inclusive dos tanques de consumíveis da embarcação, assim, otimizando o carregamento das embarcações. |
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Baumgaertner Filho, Alexandre JoséIturrioz, IgnacioCasagrande, André Schaan2011-01-27T05:59:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/27541000765075As atividades de transporte de carga em hidrovias interiores vêm retomando sua importância no desenvolvimento regional. As embarcações, tipicamente empregadas na Bacia do Sudeste, transportadoras de granel líquido ou sólido (grãos principalmente), apresentam alguns problemas quanto ao seu carregamento. Dificuldades em estabelecer o calado e o seu volume deslocado antes de seu carregamento implicam processos de carga lentos aumentando a estadia das embarcações nos terminais. A embarcação NM Frederico Madörin, última embarcação construída na região, navega pela Bacia do Sudeste transportando graneis sólidos, basicamente. Observou-se, ao longo das operações da mesma, que a tripulação não possui formação nem informação suficientes para prever com precisão a quantidade a ser carregada para respeitar as restrições de calado impostas para determinados terminais. Por decorrência disso, devem carregar de forma mais lenta até atingir os calados máximos permitidos para cada caso. Para resolver o problema em questão propôs-se criar um software em linguagem LabVIEW o qual determina os calados previstos para cada caso através de um método direto de cálculo, com inúmeros parâmetros de entrada, inclusive dos tanques de consumíveis da embarcação, assim, otimizando o carregamento das embarcações.Activities of freight on waterways interiors are regaining their importance in regional development. The vessels, typically used in the Basin of Southeast carriers bulk liquid or solid (mainly grains), present some problems with the loading. Difficulties in establishing the draft and its displaced volume before loading imply slow process of increasing the load time of ships in terminals. The vessel NM Frederico Madörin, last vessel built in region, browse the Southeast Basin of transporting dry bulk, basically. Observe over the operations of the same, that crew does not have any training or information to predict precisely the amount being charged to comply with the restrictions draft imposed for certain terminals. In result, should load more slowly until reaching the maximum draft allowed for each case.To solve the problem in question proposed to create a software Language Lab-VIEW which determines the drafts provided for each case through a direct method of calculation, with various parameters entry, including tanks consumables vessel, thus optimizing the loading of vessels.application/pdfporEngenharia mecânicaLoadingMaximum draftLanguage LabVIEWVesselDeterminação de carregamentos permitidos de embarcação de navegação interior transportadoras de carga sólida através de programa desenvolvido em LabVIEWDetermination ofloads allowed for inland navigation carrier solid cargo vessel through program developed in LabVIEW info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2010Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000765075.pdf000765075.pdfTexto completoapplication/pdf536909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27541/1/000765075.pdf6bdfc56c081c7e0f49aa6b5563df7993MD51TEXT000765075.pdf.txt000765075.pdf.txtExtracted Texttext/plain52607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27541/2/000765075.pdf.txt5996a1b8e8805f20f3fc5b673e2f5822MD52THUMBNAIL000765075.pdf.jpg000765075.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27541/3/000765075.pdf.jpg77cddfe4f1c57718bf3b938e03c66dfbMD5310183/275412018-10-09 08:16:43.487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27541Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:16:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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