Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osowski, Cecília Irene
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258278
Resumo: Este artigo analisa criticamente o conceito do superdotado, visando a esclarecer pressupostos que sustentam o seu significado, atualmente. Examina os seguintes aspectos: superdotado e excepcionalidade; superdotado e subdotado, expectativas da sociedade em relação ao superdotado. Ao final são apresentados alguns pressupostos que exigem uma tomada de posição.
id UFRGS-2_b9000ec1bdd9e757b6da97437d458e25
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258278
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Osowski, Cecília Irene2023-05-18T03:43:00Z19850100-3143http://hdl.handle.net/10183/258278000065764Este artigo analisa criticamente o conceito do superdotado, visando a esclarecer pressupostos que sustentam o seu significado, atualmente. Examina os seguintes aspectos: superdotado e excepcionalidade; superdotado e subdotado, expectativas da sociedade em relação ao superdotado. Ao final são apresentados alguns pressupostos que exigem uma tomada de posição.This paper critically analyses the concept of gifted person in order to clarify the assumptions presently underlying its meaning, such as: gifted person and exceptionality; gifted person and handicapped person; society's expectations toward to the gifted person. Based on such a discussion, the author presents some other assumptions to be considerer in the decision making related to the topic.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 1985), p. 7-24EducaçãoSuperdotadoAlguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotadoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065764.pdf.txt000065764.pdf.txtExtracted Texttext/plain42491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258278/2/000065764.pdf.txta11742f5a966ff1620f1da2dbb9a6f50MD52ORIGINAL000065764.pdfTexto completoapplication/pdf432430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258278/1/000065764.pdf58e378c61eb22b54f2d20208ccdc06e8MD5110183/2582782023-05-19 03:28:51.949227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258278Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-19T06:28:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado
title Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado
spellingShingle Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado
Osowski, Cecília Irene
Educação
Superdotado
title_short Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado
title_full Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado
title_fullStr Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado
title_full_unstemmed Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado
title_sort Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado
author Osowski, Cecília Irene
author_facet Osowski, Cecília Irene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osowski, Cecília Irene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Superdotado
topic Educação
Superdotado
description Este artigo analisa criticamente o conceito do superdotado, visando a esclarecer pressupostos que sustentam o seu significado, atualmente. Examina os seguintes aspectos: superdotado e excepcionalidade; superdotado e subdotado, expectativas da sociedade em relação ao superdotado. Ao final são apresentados alguns pressupostos que exigem uma tomada de posição.
publishDate 1985
dc.date.issued.fl_str_mv 1985
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-18T03:43:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258278
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000065764
identifier_str_mv 0100-3143
000065764
url http://hdl.handle.net/10183/258278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 1985), p. 7-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258278/2/000065764.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258278/1/000065764.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a11742f5a966ff1620f1da2dbb9a6f50
58e378c61eb22b54f2d20208ccdc06e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225088290258944