Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1985 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258278 |
Resumo: | Este artigo analisa criticamente o conceito do superdotado, visando a esclarecer pressupostos que sustentam o seu significado, atualmente. Examina os seguintes aspectos: superdotado e excepcionalidade; superdotado e subdotado, expectativas da sociedade em relação ao superdotado. Ao final são apresentados alguns pressupostos que exigem uma tomada de posição. |
id |
UFRGS-2_b9000ec1bdd9e757b6da97437d458e25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258278 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Osowski, Cecília Irene2023-05-18T03:43:00Z19850100-3143http://hdl.handle.net/10183/258278000065764Este artigo analisa criticamente o conceito do superdotado, visando a esclarecer pressupostos que sustentam o seu significado, atualmente. Examina os seguintes aspectos: superdotado e excepcionalidade; superdotado e subdotado, expectativas da sociedade em relação ao superdotado. Ao final são apresentados alguns pressupostos que exigem uma tomada de posição.This paper critically analyses the concept of gifted person in order to clarify the assumptions presently underlying its meaning, such as: gifted person and exceptionality; gifted person and handicapped person; society's expectations toward to the gifted person. Based on such a discussion, the author presents some other assumptions to be considerer in the decision making related to the topic.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 1985), p. 7-24EducaçãoSuperdotadoAlguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotadoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065764.pdf.txt000065764.pdf.txtExtracted Texttext/plain42491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258278/2/000065764.pdf.txta11742f5a966ff1620f1da2dbb9a6f50MD52ORIGINAL000065764.pdfTexto completoapplication/pdf432430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258278/1/000065764.pdf58e378c61eb22b54f2d20208ccdc06e8MD5110183/2582782023-05-19 03:28:51.949227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258278Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-19T06:28:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado |
title |
Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado |
spellingShingle |
Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado Osowski, Cecília Irene Educação Superdotado |
title_short |
Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado |
title_full |
Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado |
title_fullStr |
Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado |
title_full_unstemmed |
Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado |
title_sort |
Alguns pressupostos que sustentam o atual conceito de superdotado |
author |
Osowski, Cecília Irene |
author_facet |
Osowski, Cecília Irene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osowski, Cecília Irene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superdotado |
topic |
Educação Superdotado |
description |
Este artigo analisa criticamente o conceito do superdotado, visando a esclarecer pressupostos que sustentam o seu significado, atualmente. Examina os seguintes aspectos: superdotado e excepcionalidade; superdotado e subdotado, expectativas da sociedade em relação ao superdotado. Ao final são apresentados alguns pressupostos que exigem uma tomada de posição. |
publishDate |
1985 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1985 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-18T03:43:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258278 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000065764 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000065764 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 1985), p. 7-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258278/2/000065764.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258278/1/000065764.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a11742f5a966ff1620f1da2dbb9a6f50 58e378c61eb22b54f2d20208ccdc06e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225088290258944 |