As representações sociais dos tutores sobre a atividade de tutoria em cursos de especialização em Administração na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunetta, Nádia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil Chaves, Sawitzki, Roberta Cristina, Antunes, Elaine di Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256343
Resumo: Este estudo transita no terreno da teoria das representações sociais, que tem a função de tornar familiar elementos não familiares. Considerando a influência dessa teoria nas ações e condutas dos indivíduos, esta pesquisa objetivou identificar e analisar as representações sociais sobre a atividade de tutoria na ótica dos tutores que atuam em cursos de especialização na área de Administração, ministrados na modalidade de ensino a distância, em uma Instituição Federal de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, cujo método escolhido foi o estudo de caso operacionalizado por meio de análise documental e entrevista escrita, disponibilizada em formulário eletrônico, que contou com a participação de 23 sujeitos. Como principais resultados identificou-se que os participantes significam a tutoria como sendo: um processo de mediação, não apenas na relação entre professores e alunos, mas também entre os alunos e o conhecimento e os alunos e a coordenação do curso; uma oportunidade de ingresso na carreira docente, pois a atividade de tutoria, na opinião dos pesquisados, proporciona experiência preparando para a atuação como professor; e um instrumento de apoio ao aprendizado dos alunos, contribuindo positivamente neste processo.
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