Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/5031 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas. |
id |
RCAP_6d1cb2ef0c114834e08301cd6c2a40ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuroTutoria em educação a distânciaModelos de tutoria em EaDTutor em EaDModelos de Tutoria em universidades abertasTutoring modelsDistance educationElearningOpen universitiesEste trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.This paper presents a case study in its preliminary stage. It relies on the hypothesis that tutoring at a Distance and e-Learning, in higher education, is based on pedagogical and organizational models and leads to several different practices, requiring specific skills from the Tutor. A course is presented which is aimed at teachers, tutors and trainers . The research used a questionnaire to collect data about the level of satisfaction with the course and the perception of students about the learning success, as well as an analysis digital conceptual maps created by the participants. The research aims to contribute to the debate on current and future models and practices in distance education tutoring and to the improvement of future editions of the course. The results indicate that the course (objectives, methodology and curriculum) largely meets the expectations of the participants and academic requirements. It is important to deepen the knowledge in the field of tutoring models and practices, as well as the role and functions to perform by tutors--actors who face challenges set by emerging technologies and pedagogies.Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)Repositório AbertoNascimento, LaurizaLeal, MariaSpilker, Maria JoãoMorgado, Lina2016-03-17T17:43:44Z2015-01-122015-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5031porNascimento, Lauriza [et al.] - Tutoria e tutor em educação a distância: retratos do presente versus visões para o futuro. "EaD em Foco [Em linha] : Revista Científica em Educação a Distância". ISSN 2177-8310. Vol 5, nº 1 (2015), p. 64-872177-8310http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.296info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:23Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:51.820416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro |
title |
Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro |
spellingShingle |
Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro Nascimento, Lauriza Tutoria em educação a distância Modelos de tutoria em EaD Tutor em EaD Modelos de Tutoria em universidades abertas Tutoring models Distance education Elearning Open universities |
title_short |
Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro |
title_full |
Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro |
title_fullStr |
Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro |
title_full_unstemmed |
Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro |
title_sort |
Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro |
author |
Nascimento, Lauriza |
author_facet |
Nascimento, Lauriza Leal, Maria Spilker, Maria João Morgado, Lina |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Maria Spilker, Maria João Morgado, Lina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Lauriza Leal, Maria Spilker, Maria João Morgado, Lina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria em educação a distância Modelos de tutoria em EaD Tutor em EaD Modelos de Tutoria em universidades abertas Tutoring models Distance education Elearning Open universities |
topic |
Tutoria em educação a distância Modelos de tutoria em EaD Tutor em EaD Modelos de Tutoria em universidades abertas Tutoring models Distance education Elearning Open universities |
description |
Este trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-12 2015-01-12T00:00:00Z 2016-03-17T17:43:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/5031 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/5031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nascimento, Lauriza [et al.] - Tutoria e tutor em educação a distância: retratos do presente versus visões para o futuro. "EaD em Foco [Em linha] : Revista Científica em Educação a Distância". ISSN 2177-8310. Vol 5, nº 1 (2015), p. 64-87 2177-8310 http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135031451451392 |