Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lauriza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leal, Maria, Spilker, Maria João, Morgado, Lina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5031
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.
id RCAP_6d1cb2ef0c114834e08301cd6c2a40ed
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuroTutoria em educação a distânciaModelos de tutoria em EaDTutor em EaDModelos de Tutoria em universidades abertasTutoring modelsDistance educationElearningOpen universitiesEste trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.This paper presents a case study in its preliminary stage. It relies on the hypothesis that tutoring at a Distance and e-Learning, in higher education, is based on pedagogical and organizational models and leads to several different practices, requiring specific skills from the Tutor. A course is presented which is aimed at teachers, tutors and trainers . The research used a questionnaire to collect data about the level of satisfaction with the course and the perception of students about the learning success, as well as an analysis digital conceptual maps created by the participants. The research aims to contribute to the debate on current and future models and practices in distance education tutoring and to the improvement of future editions of the course. The results indicate that the course (objectives, methodology and curriculum) largely meets the expectations of the participants and academic requirements. It is important to deepen the knowledge in the field of tutoring models and practices, as well as the role and functions to perform by tutors--actors who face challenges set by emerging technologies and pedagogies.Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)Repositório AbertoNascimento, LaurizaLeal, MariaSpilker, Maria JoãoMorgado, Lina2016-03-17T17:43:44Z2015-01-122015-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5031porNascimento, Lauriza [et al.] - Tutoria e tutor em educação a distância: retratos do presente versus visões para o futuro. "EaD em Foco [Em linha] : Revista Científica em Educação a Distância". ISSN 2177-8310. Vol 5, nº 1 (2015), p. 64-872177-8310http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.296info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:23Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:51.820416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro
title Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro
spellingShingle Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro
Nascimento, Lauriza
Tutoria em educação a distância
Modelos de tutoria em EaD
Tutor em EaD
Modelos de Tutoria em universidades abertas
Tutoring models
Distance education
Elearning
Open universities
title_short Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro
title_full Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro
title_fullStr Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro
title_full_unstemmed Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro
title_sort Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro
author Nascimento, Lauriza
author_facet Nascimento, Lauriza
Leal, Maria
Spilker, Maria João
Morgado, Lina
author_role author
author2 Leal, Maria
Spilker, Maria João
Morgado, Lina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lauriza
Leal, Maria
Spilker, Maria João
Morgado, Lina
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria em educação a distância
Modelos de tutoria em EaD
Tutor em EaD
Modelos de Tutoria em universidades abertas
Tutoring models
Distance education
Elearning
Open universities
topic Tutoria em educação a distância
Modelos de tutoria em EaD
Tutor em EaD
Modelos de Tutoria em universidades abertas
Tutoring models
Distance education
Elearning
Open universities
description Este trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-12
2015-01-12T00:00:00Z
2016-03-17T17:43:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5031
url http://hdl.handle.net/10400.2/5031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nascimento, Lauriza [et al.] - Tutoria e tutor em educação a distância: retratos do presente versus visões para o futuro. "EaD em Foco [Em linha] : Revista Científica em Educação a Distância". ISSN 2177-8310. Vol 5, nº 1 (2015), p. 64-87
2177-8310
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135031451451392