Pedagogia da infância surda : um sonho possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Ana Luiza Paganelli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218162
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a prática pedagógica voltada para a educação de crianças surdas. O uso daLibraspossibilita a essascrianças,melhor aprendizado e umaparticipação mais produtiva nas atividades.São abordados temos como a importância do professor, da famíliaeda escolana formação e na educação de crianças surdas, especialmente durante o período da Educação Infantil. Ao tratar daeducação do indivíduo surdo, buscou-se ressaltar as suas peculiaridades, reafirmando-se a importância do ensino precoce da língua de sinais, de oprofessor conhecer a Libras e acompanhar adequadamente oseu alunosurdo, avaliando osseus avanços, as suas dificuldadeserespeitando os ritmos de seu desenvolvimento.
id UFRGS-2_b94e9927667e7dc53fd5bb10027df0d5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218162
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caldas, Ana Luiza Paganelli2021-02-24T04:17:37Z20202448-0797http://hdl.handle.net/10183/218162001121717O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a prática pedagógica voltada para a educação de crianças surdas. O uso daLibraspossibilita a essascrianças,melhor aprendizado e umaparticipação mais produtiva nas atividades.São abordados temos como a importância do professor, da famíliaeda escolana formação e na educação de crianças surdas, especialmente durante o período da Educação Infantil. Ao tratar daeducação do indivíduo surdo, buscou-se ressaltar as suas peculiaridades, reafirmando-se a importância do ensino precoce da língua de sinais, de oprofessor conhecer a Libras e acompanhar adequadamente oseu alunosurdo, avaliando osseus avanços, as suas dificuldadeserespeitando os ritmos de seu desenvolvimento.The aim of this paper is to present some reflections on the pedagogical practice focusedon the education of deaf children, among which is the game and its interferences as a generating theme for a pleasant, autonomous and playful education, being the game interpreted here in its sense, broad range involving activities such as theater, symbolic play, games, stories. As a deaf teacher engaged in the struggle for education and promotion of the deaf I am especially concerned with the acquisition of Libras, the Brazilian Sign Language, as a child, as this is the natural language of the deaf. And the learning processes developed in Libras enable children to be more participative in activities.application/pdfporSinalizar. Goiânia, Goiás. Vol. 5 (2020), e63622, p. 1-14Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)SurdoCriançaDeaf PedagogySign Language-LibrasDeaf ChildhoodPedagogia da infância surda : um sonho possívelPedagogy of deaf childhood : a possible dreaminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121717.pdf.txt001121717.pdf.txtExtracted Texttext/plain35771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218162/2/001121717.pdf.txt78538f168c221a52db0c7d1e31f3ca95MD52ORIGINAL001121717.pdfTexto completoapplication/pdf409304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218162/1/001121717.pdf3af9e36c6effd3558a4318895a7b6014MD5110183/2181622023-06-25 03:43:09.213188oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218162Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:43:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia da infância surda : um sonho possível
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogy of deaf childhood : a possible dream
title Pedagogia da infância surda : um sonho possível
spellingShingle Pedagogia da infância surda : um sonho possível
Caldas, Ana Luiza Paganelli
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Surdo
Criança
Deaf Pedagogy
Sign Language-Libras
Deaf Childhood
title_short Pedagogia da infância surda : um sonho possível
title_full Pedagogia da infância surda : um sonho possível
title_fullStr Pedagogia da infância surda : um sonho possível
title_full_unstemmed Pedagogia da infância surda : um sonho possível
title_sort Pedagogia da infância surda : um sonho possível
author Caldas, Ana Luiza Paganelli
author_facet Caldas, Ana Luiza Paganelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Ana Luiza Paganelli
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Surdo
Criança
topic Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Surdo
Criança
Deaf Pedagogy
Sign Language-Libras
Deaf Childhood
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf Pedagogy
Sign Language-Libras
Deaf Childhood
description O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a prática pedagógica voltada para a educação de crianças surdas. O uso daLibraspossibilita a essascrianças,melhor aprendizado e umaparticipação mais produtiva nas atividades.São abordados temos como a importância do professor, da famíliaeda escolana formação e na educação de crianças surdas, especialmente durante o período da Educação Infantil. Ao tratar daeducação do indivíduo surdo, buscou-se ressaltar as suas peculiaridades, reafirmando-se a importância do ensino precoce da língua de sinais, de oprofessor conhecer a Libras e acompanhar adequadamente oseu alunosurdo, avaliando osseus avanços, as suas dificuldadeserespeitando os ritmos de seu desenvolvimento.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-24T04:17:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218162
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2448-0797
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121717
identifier_str_mv 2448-0797
001121717
url http://hdl.handle.net/10183/218162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Sinalizar. Goiânia, Goiás. Vol. 5 (2020), e63622, p. 1-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218162/2/001121717.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218162/1/001121717.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 78538f168c221a52db0c7d1e31f3ca95
3af9e36c6effd3558a4318895a7b6014
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225008796663808