Pedagogia da infância surda : um sonho possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218162 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a prática pedagógica voltada para a educação de crianças surdas. O uso daLibraspossibilita a essascrianças,melhor aprendizado e umaparticipação mais produtiva nas atividades.São abordados temos como a importância do professor, da famíliaeda escolana formação e na educação de crianças surdas, especialmente durante o período da Educação Infantil. Ao tratar daeducação do indivíduo surdo, buscou-se ressaltar as suas peculiaridades, reafirmando-se a importância do ensino precoce da língua de sinais, de oprofessor conhecer a Libras e acompanhar adequadamente oseu alunosurdo, avaliando osseus avanços, as suas dificuldadeserespeitando os ritmos de seu desenvolvimento. |
id |
UFRGS-2_b94e9927667e7dc53fd5bb10027df0d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218162 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caldas, Ana Luiza Paganelli2021-02-24T04:17:37Z20202448-0797http://hdl.handle.net/10183/218162001121717O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a prática pedagógica voltada para a educação de crianças surdas. O uso daLibraspossibilita a essascrianças,melhor aprendizado e umaparticipação mais produtiva nas atividades.São abordados temos como a importância do professor, da famíliaeda escolana formação e na educação de crianças surdas, especialmente durante o período da Educação Infantil. Ao tratar daeducação do indivíduo surdo, buscou-se ressaltar as suas peculiaridades, reafirmando-se a importância do ensino precoce da língua de sinais, de oprofessor conhecer a Libras e acompanhar adequadamente oseu alunosurdo, avaliando osseus avanços, as suas dificuldadeserespeitando os ritmos de seu desenvolvimento.The aim of this paper is to present some reflections on the pedagogical practice focusedon the education of deaf children, among which is the game and its interferences as a generating theme for a pleasant, autonomous and playful education, being the game interpreted here in its sense, broad range involving activities such as theater, symbolic play, games, stories. As a deaf teacher engaged in the struggle for education and promotion of the deaf I am especially concerned with the acquisition of Libras, the Brazilian Sign Language, as a child, as this is the natural language of the deaf. And the learning processes developed in Libras enable children to be more participative in activities.application/pdfporSinalizar. Goiânia, Goiás. Vol. 5 (2020), e63622, p. 1-14Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)SurdoCriançaDeaf PedagogySign Language-LibrasDeaf ChildhoodPedagogia da infância surda : um sonho possívelPedagogy of deaf childhood : a possible dreaminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121717.pdf.txt001121717.pdf.txtExtracted Texttext/plain35771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218162/2/001121717.pdf.txt78538f168c221a52db0c7d1e31f3ca95MD52ORIGINAL001121717.pdfTexto completoapplication/pdf409304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218162/1/001121717.pdf3af9e36c6effd3558a4318895a7b6014MD5110183/2181622023-06-25 03:43:09.213188oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218162Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:43:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia da infância surda : um sonho possível |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogy of deaf childhood : a possible dream |
title |
Pedagogia da infância surda : um sonho possível |
spellingShingle |
Pedagogia da infância surda : um sonho possível Caldas, Ana Luiza Paganelli Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdo Criança Deaf Pedagogy Sign Language-Libras Deaf Childhood |
title_short |
Pedagogia da infância surda : um sonho possível |
title_full |
Pedagogia da infância surda : um sonho possível |
title_fullStr |
Pedagogia da infância surda : um sonho possível |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da infância surda : um sonho possível |
title_sort |
Pedagogia da infância surda : um sonho possível |
author |
Caldas, Ana Luiza Paganelli |
author_facet |
Caldas, Ana Luiza Paganelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldas, Ana Luiza Paganelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdo Criança |
topic |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdo Criança Deaf Pedagogy Sign Language-Libras Deaf Childhood |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Deaf Pedagogy Sign Language-Libras Deaf Childhood |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a prática pedagógica voltada para a educação de crianças surdas. O uso daLibraspossibilita a essascrianças,melhor aprendizado e umaparticipação mais produtiva nas atividades.São abordados temos como a importância do professor, da famíliaeda escolana formação e na educação de crianças surdas, especialmente durante o período da Educação Infantil. Ao tratar daeducação do indivíduo surdo, buscou-se ressaltar as suas peculiaridades, reafirmando-se a importância do ensino precoce da língua de sinais, de oprofessor conhecer a Libras e acompanhar adequadamente oseu alunosurdo, avaliando osseus avanços, as suas dificuldadeserespeitando os ritmos de seu desenvolvimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-24T04:17:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218162 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2448-0797 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121717 |
identifier_str_mv |
2448-0797 001121717 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Sinalizar. Goiânia, Goiás. Vol. 5 (2020), e63622, p. 1-14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218162/2/001121717.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218162/1/001121717.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78538f168c221a52db0c7d1e31f3ca95 3af9e36c6effd3558a4318895a7b6014 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447732069859328 |