Modo de vida de crianças institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Lisane Nery
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28227
Resumo: Introdução: A problemática da institucionalização na infância e na adolescência, por estar presente na realidade de muitas famílias brasileiras em condições socioeconômicas desfavorecidas, representa uma dimensão relevante de estudo na atualidade. Para que se possa atuar da melhor forma junto às crianças institucionalizadas, é preciso conhecê-las, saber o que pensam, como se sentem e quais as suas necessidades no contexto em que se encontram. Objetivo: Conhecer como as crianças institucionalizadas descrevem o seu modo de vida. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado junto a nove crianças institucionalizadas na ONG Clínica Esperança de Amparo à criança, no município de Porto Alegre/RS. A pesquisa foi encaminhada ao Comitê de Ética da UFRGS obtendo aprovação (número 17920). As informações foram coletadas por meio da técnica de Grupo Focal e analisadas utilizando-se a análise temática de conteúdo da qual emergiram as categorias: Vivências positivas junto às outras crianças; Vivências negativas junto às outras crianças; Percepções do contexto da instituição; Expectativas das crianças e suas subcategorias. Resultados: A criança institucionalizada refere uma importante rede de apoio social dentro da instituição como uma maneira para amenizar a ausência familiar. As categorias revelam os principais agentes estressantes do cotidiano institucional, como a falta de privacidade, liberdade e exigência quanto às normas e rotinas. O desejo destas crianças é o retorno para o convívio familiar, apesar das dificuldades enfrentadas no lar. Estes indivíduos demonstraram cultivar expectativas em relação a um futuro próspero, feliz e digno após a saída do abrigo. Considerações: Considera-se que os resultados deste estudo possam oferecer subsídios aos profissionais da saúde e da educação que trabalham em instituição de abrigo, diante do conhecimento das percepções e aspirações destas crianças, podendo proporcionar a elas bem estar e uma melhor qualidade de vida.
id UFRGS-2_b9595e3a8c3f9d8e4b6096d6eaf9a0bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28227
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Lisane NeryPedro, Eva Néri Rubim2011-03-25T05:59:54Z2010http://hdl.handle.net/10183/28227000770110Introdução: A problemática da institucionalização na infância e na adolescência, por estar presente na realidade de muitas famílias brasileiras em condições socioeconômicas desfavorecidas, representa uma dimensão relevante de estudo na atualidade. Para que se possa atuar da melhor forma junto às crianças institucionalizadas, é preciso conhecê-las, saber o que pensam, como se sentem e quais as suas necessidades no contexto em que se encontram. Objetivo: Conhecer como as crianças institucionalizadas descrevem o seu modo de vida. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado junto a nove crianças institucionalizadas na ONG Clínica Esperança de Amparo à criança, no município de Porto Alegre/RS. A pesquisa foi encaminhada ao Comitê de Ética da UFRGS obtendo aprovação (número 17920). As informações foram coletadas por meio da técnica de Grupo Focal e analisadas utilizando-se a análise temática de conteúdo da qual emergiram as categorias: Vivências positivas junto às outras crianças; Vivências negativas junto às outras crianças; Percepções do contexto da instituição; Expectativas das crianças e suas subcategorias. Resultados: A criança institucionalizada refere uma importante rede de apoio social dentro da instituição como uma maneira para amenizar a ausência familiar. As categorias revelam os principais agentes estressantes do cotidiano institucional, como a falta de privacidade, liberdade e exigência quanto às normas e rotinas. O desejo destas crianças é o retorno para o convívio familiar, apesar das dificuldades enfrentadas no lar. Estes indivíduos demonstraram cultivar expectativas em relação a um futuro próspero, feliz e digno após a saída do abrigo. Considerações: Considera-se que os resultados deste estudo possam oferecer subsídios aos profissionais da saúde e da educação que trabalham em instituição de abrigo, diante do conhecimento das percepções e aspirações destas crianças, podendo proporcionar a elas bem estar e uma melhor qualidade de vida.application/pdfporCriança institucionalizadaAbrigoModo de vida de crianças institucionalizadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2010Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000770110.pdf.txt000770110.pdf.txtExtracted Texttext/plain144478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28227/2/000770110.pdf.txt1bdd49fc7c0985d90feffb772e4c908eMD52ORIGINAL000770110.pdf000770110.pdfTexto completoapplication/pdf724966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28227/1/000770110.pdfa3f6376e63733a6d1d46e53bd7f0ff57MD51THUMBNAIL000770110.pdf.jpg000770110.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28227/3/000770110.pdf.jpg0b3272e7b0d7456e9d189a234663ce14MD5310183/282272018-10-09 08:01:12.457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28227Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:01:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modo de vida de crianças institucionalizadas
title Modo de vida de crianças institucionalizadas
spellingShingle Modo de vida de crianças institucionalizadas
Freitas, Lisane Nery
Criança institucionalizada
Abrigo
title_short Modo de vida de crianças institucionalizadas
title_full Modo de vida de crianças institucionalizadas
title_fullStr Modo de vida de crianças institucionalizadas
title_full_unstemmed Modo de vida de crianças institucionalizadas
title_sort Modo de vida de crianças institucionalizadas
author Freitas, Lisane Nery
author_facet Freitas, Lisane Nery
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Lisane Nery
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedro, Eva Néri Rubim
contributor_str_mv Pedro, Eva Néri Rubim
dc.subject.por.fl_str_mv Criança institucionalizada
Abrigo
topic Criança institucionalizada
Abrigo
description Introdução: A problemática da institucionalização na infância e na adolescência, por estar presente na realidade de muitas famílias brasileiras em condições socioeconômicas desfavorecidas, representa uma dimensão relevante de estudo na atualidade. Para que se possa atuar da melhor forma junto às crianças institucionalizadas, é preciso conhecê-las, saber o que pensam, como se sentem e quais as suas necessidades no contexto em que se encontram. Objetivo: Conhecer como as crianças institucionalizadas descrevem o seu modo de vida. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado junto a nove crianças institucionalizadas na ONG Clínica Esperança de Amparo à criança, no município de Porto Alegre/RS. A pesquisa foi encaminhada ao Comitê de Ética da UFRGS obtendo aprovação (número 17920). As informações foram coletadas por meio da técnica de Grupo Focal e analisadas utilizando-se a análise temática de conteúdo da qual emergiram as categorias: Vivências positivas junto às outras crianças; Vivências negativas junto às outras crianças; Percepções do contexto da instituição; Expectativas das crianças e suas subcategorias. Resultados: A criança institucionalizada refere uma importante rede de apoio social dentro da instituição como uma maneira para amenizar a ausência familiar. As categorias revelam os principais agentes estressantes do cotidiano institucional, como a falta de privacidade, liberdade e exigência quanto às normas e rotinas. O desejo destas crianças é o retorno para o convívio familiar, apesar das dificuldades enfrentadas no lar. Estes indivíduos demonstraram cultivar expectativas em relação a um futuro próspero, feliz e digno após a saída do abrigo. Considerações: Considera-se que os resultados deste estudo possam oferecer subsídios aos profissionais da saúde e da educação que trabalham em instituição de abrigo, diante do conhecimento das percepções e aspirações destas crianças, podendo proporcionar a elas bem estar e uma melhor qualidade de vida.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-25T05:59:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28227
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000770110
url http://hdl.handle.net/10183/28227
identifier_str_mv 000770110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28227/2/000770110.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28227/1/000770110.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28227/3/000770110.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1bdd49fc7c0985d90feffb772e4c908e
a3f6376e63733a6d1d46e53bd7f0ff57
0b3272e7b0d7456e9d189a234663ce14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447055115485184