O uso do Internet Banking pelos clientes da agência do Banco Alfa de Pinheiro Machado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escalante, Roberto Veiga
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/30252
Resumo: O presente trabalho versa sobre o autoatendimento bancário via Internet ou o chamado Internet Banking. O mercado bancário é um dos maiores investidores em tecnologia da informação (TI), oferecendo avançados sistemas de soluções para seus clientes. Porém, percebe-se que muitos clientes não se utilizam dessa tecnologia, preferindo o atendimento pessoal, na agência. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar quais os motivos que levam esses clientes a não adotarem o Internet Banking como canal de atendimento. Para o desenvolvimento do trabalho, realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, na qual foi aplicada a técnica de entrevista em profundidade e se utilizou de um roteiro semi-estruturado elaborado com base no referencial teórico pertinente ao tema. A pesquisa foi desenvolvida no Banco Alfa1, na agência da cidade de Pinheiro Machado, interior do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa quatorze clientes que utilizavam pouco ou não faziam uso do site do referido banco. Com a pesquisa, foi possível perceber que os entrevistados não utilizam esse serviço porque não confiam na segurança da Tecnologia da Informação e tem a necessidade de realizar transações com a participação de outras pessoas os auxiliando.
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