Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Luiza Depieri
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18225
Resumo: O trabalho apresentará uma análise de algumas questões referentes à prova de matemática do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, avaliando quais as competências e as habilidades, apresentadas na sua Matriz de Referência, que correspondem às estratégias de solução realizadas pelos estudantes em relação à maneira como as questões são apresentadas. Uma vez averiguado quais os itens correspondentes a cada questão, almejo, com essa proposta, investigar se os estudantes conseguem identificar e se dominam os itens selecionados. Ou seja, minha pesquisa consiste em analisar se estão preparados, em termos de conhecimento matemático, para solucionar as questões propostas nesse exame. Para isso, pretendo identificar quais os temas e descritores serão necessários para solucionar as questões do ENEM e quais realmente são utilizados pelos alunos. O processo ocorrerá através de um projeto pré-ENEM desenvolvido com estudantes do Ensino Médio para trabalhar algumas questões presentes na primeira versão da prova do ENEM de 2009 de matemática e as questões-modelo disponíveis no site do Ministério da Educação. Optei por esse tema devido à reformulação de sua proposta que, além de ser utilizado como critério de seleção para concorrer a bolsas do Programa Universidade para todos, agora também poderá ser utilizada como prova unificada nos processos seletivos de algumas universidades públicas federais. Embora anseie que esse trabalho possa ser utilizado como mais um instrumento de investigação do conhecimento que a escola está disponibilizando ao aluno, acredito que essa proposta, sendo ela voltada para análise de respostas a situações problemas apresentadas na prova de matemática do ENEM desenvolvidas pelos estudantes, contribuirá ao menos para avaliar se eles possuem ferramentas necessárias para solucionar as questões.
id UFRGS-2_b986d443e4ff2c81920a18253e2841ba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18225
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Amorim, Luiza DepieriBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-01-07T04:15:41Z2009http://hdl.handle.net/10183/18225000728095O trabalho apresentará uma análise de algumas questões referentes à prova de matemática do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, avaliando quais as competências e as habilidades, apresentadas na sua Matriz de Referência, que correspondem às estratégias de solução realizadas pelos estudantes em relação à maneira como as questões são apresentadas. Uma vez averiguado quais os itens correspondentes a cada questão, almejo, com essa proposta, investigar se os estudantes conseguem identificar e se dominam os itens selecionados. Ou seja, minha pesquisa consiste em analisar se estão preparados, em termos de conhecimento matemático, para solucionar as questões propostas nesse exame. Para isso, pretendo identificar quais os temas e descritores serão necessários para solucionar as questões do ENEM e quais realmente são utilizados pelos alunos. O processo ocorrerá através de um projeto pré-ENEM desenvolvido com estudantes do Ensino Médio para trabalhar algumas questões presentes na primeira versão da prova do ENEM de 2009 de matemática e as questões-modelo disponíveis no site do Ministério da Educação. Optei por esse tema devido à reformulação de sua proposta que, além de ser utilizado como critério de seleção para concorrer a bolsas do Programa Universidade para todos, agora também poderá ser utilizada como prova unificada nos processos seletivos de algumas universidades públicas federais. Embora anseie que esse trabalho possa ser utilizado como mais um instrumento de investigação do conhecimento que a escola está disponibilizando ao aluno, acredito que essa proposta, sendo ela voltada para análise de respostas a situações problemas apresentadas na prova de matemática do ENEM desenvolvidas pelos estudantes, contribuirá ao menos para avaliar se eles possuem ferramentas necessárias para solucionar as questões.application/pdfporEnsino da matematica : Avaliacao da aprendizagemExame Nacional do Ensino Médio.Ensino médio : Brasil : AvaliaçãoEstratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000728095.pdf000728095.pdfTexto completoapplication/pdf679775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/1/000728095.pdfa37ec9636250b2de467c75a7894ce6aaMD51TEXT000728095.pdf.txt000728095.pdf.txtExtracted Texttext/plain121266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/2/000728095.pdf.txt75faa5ee9b9c8f2b6f2efe8c48689a6dMD52THUMBNAIL000728095.pdf.jpg000728095.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/3/000728095.pdf.jpgad371cbe7a20ccc4efa25fd76a2f09b0MD5310183/182252018-10-11 09:01:07.865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18225Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:01:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
spellingShingle Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Amorim, Luiza Depieri
Ensino da matematica : Avaliacao da aprendizagem
Exame Nacional do Ensino Médio.
Ensino médio : Brasil : Avaliação
title_short Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_full Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_fullStr Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_full_unstemmed Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_sort Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
author Amorim, Luiza Depieri
author_facet Amorim, Luiza Depieri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Luiza Depieri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matematica : Avaliacao da aprendizagem
Exame Nacional do Ensino Médio.
Ensino médio : Brasil : Avaliação
topic Ensino da matematica : Avaliacao da aprendizagem
Exame Nacional do Ensino Médio.
Ensino médio : Brasil : Avaliação
description O trabalho apresentará uma análise de algumas questões referentes à prova de matemática do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, avaliando quais as competências e as habilidades, apresentadas na sua Matriz de Referência, que correspondem às estratégias de solução realizadas pelos estudantes em relação à maneira como as questões são apresentadas. Uma vez averiguado quais os itens correspondentes a cada questão, almejo, com essa proposta, investigar se os estudantes conseguem identificar e se dominam os itens selecionados. Ou seja, minha pesquisa consiste em analisar se estão preparados, em termos de conhecimento matemático, para solucionar as questões propostas nesse exame. Para isso, pretendo identificar quais os temas e descritores serão necessários para solucionar as questões do ENEM e quais realmente são utilizados pelos alunos. O processo ocorrerá através de um projeto pré-ENEM desenvolvido com estudantes do Ensino Médio para trabalhar algumas questões presentes na primeira versão da prova do ENEM de 2009 de matemática e as questões-modelo disponíveis no site do Ministério da Educação. Optei por esse tema devido à reformulação de sua proposta que, além de ser utilizado como critério de seleção para concorrer a bolsas do Programa Universidade para todos, agora também poderá ser utilizada como prova unificada nos processos seletivos de algumas universidades públicas federais. Embora anseie que esse trabalho possa ser utilizado como mais um instrumento de investigação do conhecimento que a escola está disponibilizando ao aluno, acredito que essa proposta, sendo ela voltada para análise de respostas a situações problemas apresentadas na prova de matemática do ENEM desenvolvidas pelos estudantes, contribuirá ao menos para avaliar se eles possuem ferramentas necessárias para solucionar as questões.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-07T04:15:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18225
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000728095
url http://hdl.handle.net/10183/18225
identifier_str_mv 000728095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/1/000728095.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/2/000728095.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/3/000728095.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a37ec9636250b2de467c75a7894ce6aa
75faa5ee9b9c8f2b6f2efe8c48689a6d
ad371cbe7a20ccc4efa25fd76a2f09b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447033695174656