Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18225 |
Resumo: | O trabalho apresentará uma análise de algumas questões referentes à prova de matemática do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, avaliando quais as competências e as habilidades, apresentadas na sua Matriz de Referência, que correspondem às estratégias de solução realizadas pelos estudantes em relação à maneira como as questões são apresentadas. Uma vez averiguado quais os itens correspondentes a cada questão, almejo, com essa proposta, investigar se os estudantes conseguem identificar e se dominam os itens selecionados. Ou seja, minha pesquisa consiste em analisar se estão preparados, em termos de conhecimento matemático, para solucionar as questões propostas nesse exame. Para isso, pretendo identificar quais os temas e descritores serão necessários para solucionar as questões do ENEM e quais realmente são utilizados pelos alunos. O processo ocorrerá através de um projeto pré-ENEM desenvolvido com estudantes do Ensino Médio para trabalhar algumas questões presentes na primeira versão da prova do ENEM de 2009 de matemática e as questões-modelo disponíveis no site do Ministério da Educação. Optei por esse tema devido à reformulação de sua proposta que, além de ser utilizado como critério de seleção para concorrer a bolsas do Programa Universidade para todos, agora também poderá ser utilizada como prova unificada nos processos seletivos de algumas universidades públicas federais. Embora anseie que esse trabalho possa ser utilizado como mais um instrumento de investigação do conhecimento que a escola está disponibilizando ao aluno, acredito que essa proposta, sendo ela voltada para análise de respostas a situações problemas apresentadas na prova de matemática do ENEM desenvolvidas pelos estudantes, contribuirá ao menos para avaliar se eles possuem ferramentas necessárias para solucionar as questões. |
id |
UFRGS-2_b986d443e4ff2c81920a18253e2841ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18225 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Amorim, Luiza DepieriBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-01-07T04:15:41Z2009http://hdl.handle.net/10183/18225000728095O trabalho apresentará uma análise de algumas questões referentes à prova de matemática do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, avaliando quais as competências e as habilidades, apresentadas na sua Matriz de Referência, que correspondem às estratégias de solução realizadas pelos estudantes em relação à maneira como as questões são apresentadas. Uma vez averiguado quais os itens correspondentes a cada questão, almejo, com essa proposta, investigar se os estudantes conseguem identificar e se dominam os itens selecionados. Ou seja, minha pesquisa consiste em analisar se estão preparados, em termos de conhecimento matemático, para solucionar as questões propostas nesse exame. Para isso, pretendo identificar quais os temas e descritores serão necessários para solucionar as questões do ENEM e quais realmente são utilizados pelos alunos. O processo ocorrerá através de um projeto pré-ENEM desenvolvido com estudantes do Ensino Médio para trabalhar algumas questões presentes na primeira versão da prova do ENEM de 2009 de matemática e as questões-modelo disponíveis no site do Ministério da Educação. Optei por esse tema devido à reformulação de sua proposta que, além de ser utilizado como critério de seleção para concorrer a bolsas do Programa Universidade para todos, agora também poderá ser utilizada como prova unificada nos processos seletivos de algumas universidades públicas federais. Embora anseie que esse trabalho possa ser utilizado como mais um instrumento de investigação do conhecimento que a escola está disponibilizando ao aluno, acredito que essa proposta, sendo ela voltada para análise de respostas a situações problemas apresentadas na prova de matemática do ENEM desenvolvidas pelos estudantes, contribuirá ao menos para avaliar se eles possuem ferramentas necessárias para solucionar as questões.application/pdfporEnsino da matematica : Avaliacao da aprendizagemExame Nacional do Ensino Médio.Ensino médio : Brasil : AvaliaçãoEstratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000728095.pdf000728095.pdfTexto completoapplication/pdf679775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/1/000728095.pdfa37ec9636250b2de467c75a7894ce6aaMD51TEXT000728095.pdf.txt000728095.pdf.txtExtracted Texttext/plain121266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/2/000728095.pdf.txt75faa5ee9b9c8f2b6f2efe8c48689a6dMD52THUMBNAIL000728095.pdf.jpg000728095.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/3/000728095.pdf.jpgad371cbe7a20ccc4efa25fd76a2f09b0MD5310183/182252018-10-11 09:01:07.865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18225Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:01:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) |
title |
Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) |
spellingShingle |
Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Amorim, Luiza Depieri Ensino da matematica : Avaliacao da aprendizagem Exame Nacional do Ensino Médio. Ensino médio : Brasil : Avaliação |
title_short |
Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) |
title_full |
Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) |
title_fullStr |
Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) |
title_full_unstemmed |
Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) |
title_sort |
Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) |
author |
Amorim, Luiza Depieri |
author_facet |
Amorim, Luiza Depieri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Luiza Depieri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matematica : Avaliacao da aprendizagem Exame Nacional do Ensino Médio. Ensino médio : Brasil : Avaliação |
topic |
Ensino da matematica : Avaliacao da aprendizagem Exame Nacional do Ensino Médio. Ensino médio : Brasil : Avaliação |
description |
O trabalho apresentará uma análise de algumas questões referentes à prova de matemática do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, avaliando quais as competências e as habilidades, apresentadas na sua Matriz de Referência, que correspondem às estratégias de solução realizadas pelos estudantes em relação à maneira como as questões são apresentadas. Uma vez averiguado quais os itens correspondentes a cada questão, almejo, com essa proposta, investigar se os estudantes conseguem identificar e se dominam os itens selecionados. Ou seja, minha pesquisa consiste em analisar se estão preparados, em termos de conhecimento matemático, para solucionar as questões propostas nesse exame. Para isso, pretendo identificar quais os temas e descritores serão necessários para solucionar as questões do ENEM e quais realmente são utilizados pelos alunos. O processo ocorrerá através de um projeto pré-ENEM desenvolvido com estudantes do Ensino Médio para trabalhar algumas questões presentes na primeira versão da prova do ENEM de 2009 de matemática e as questões-modelo disponíveis no site do Ministério da Educação. Optei por esse tema devido à reformulação de sua proposta que, além de ser utilizado como critério de seleção para concorrer a bolsas do Programa Universidade para todos, agora também poderá ser utilizada como prova unificada nos processos seletivos de algumas universidades públicas federais. Embora anseie que esse trabalho possa ser utilizado como mais um instrumento de investigação do conhecimento que a escola está disponibilizando ao aluno, acredito que essa proposta, sendo ela voltada para análise de respostas a situações problemas apresentadas na prova de matemática do ENEM desenvolvidas pelos estudantes, contribuirá ao menos para avaliar se eles possuem ferramentas necessárias para solucionar as questões. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-07T04:15:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18225 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000728095 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18225 |
identifier_str_mv |
000728095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/1/000728095.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/2/000728095.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18225/3/000728095.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a37ec9636250b2de467c75a7894ce6aa 75faa5ee9b9c8f2b6f2efe8c48689a6d ad371cbe7a20ccc4efa25fd76a2f09b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447033695174656 |