O impacto das disciplinas de finanças na educação financeira e no nível de endividamento dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Joyce Seleprim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158626
Resumo: Para que os indivíduos possam fazer escolhas conscientes e tomar as melhores decisões financeiras, é necessário investir na educação financeira e no estudo de finanças pessoais. O presente estudo tem o objetivo de analisar o impacto que as disciplinas de finanças denotam na educação financeira e nível de endividamento dos estudantes, através de um comparativo entre os cursos que possuem disciplinas de finanças em sua grade curricular, com os cursos que não possuem. A pesquisa foi realizada com os estudantes que estão cursando os dois últimos semestres da graduação dos cursos de Administração, Economia, Pedagogia e Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com uma amostra composta por 277 alunos. O questionário de pesquisa possui um total de vinte e quatro perguntas, que versam sobre o perfil dos estudantes, educação financeira, endividamento, e por fim, o interesse na inclusão de uma disciplina de finanças pessoais aos cursos em geral. Como resultado geral, verificou-se com a presente pesquisa que os cursos de Administração e Economia, ou seja, os cursos que possuem disciplinas de finanças ao longo de sua formação impactam positivamente na educação financeira e nível de endividamento dos estudantes, quando comparado aos cursos que não possuem finanças, uma vez que, os melhores resultados e qualidade nas decisões foram obtidos nestes dois cursos.
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