O impacto das disciplinas de finanças na educação financeira e no nível de endividamento dos estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158626 |
Resumo: | Para que os indivíduos possam fazer escolhas conscientes e tomar as melhores decisões financeiras, é necessário investir na educação financeira e no estudo de finanças pessoais. O presente estudo tem o objetivo de analisar o impacto que as disciplinas de finanças denotam na educação financeira e nível de endividamento dos estudantes, através de um comparativo entre os cursos que possuem disciplinas de finanças em sua grade curricular, com os cursos que não possuem. A pesquisa foi realizada com os estudantes que estão cursando os dois últimos semestres da graduação dos cursos de Administração, Economia, Pedagogia e Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com uma amostra composta por 277 alunos. O questionário de pesquisa possui um total de vinte e quatro perguntas, que versam sobre o perfil dos estudantes, educação financeira, endividamento, e por fim, o interesse na inclusão de uma disciplina de finanças pessoais aos cursos em geral. Como resultado geral, verificou-se com a presente pesquisa que os cursos de Administração e Economia, ou seja, os cursos que possuem disciplinas de finanças ao longo de sua formação impactam positivamente na educação financeira e nível de endividamento dos estudantes, quando comparado aos cursos que não possuem finanças, uma vez que, os melhores resultados e qualidade nas decisões foram obtidos nestes dois cursos. |
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Brandão, Joyce SeleprimPerlin, Marcelo Scherer2017-05-26T02:31:32Z2016http://hdl.handle.net/10183/158626001022182Para que os indivíduos possam fazer escolhas conscientes e tomar as melhores decisões financeiras, é necessário investir na educação financeira e no estudo de finanças pessoais. O presente estudo tem o objetivo de analisar o impacto que as disciplinas de finanças denotam na educação financeira e nível de endividamento dos estudantes, através de um comparativo entre os cursos que possuem disciplinas de finanças em sua grade curricular, com os cursos que não possuem. A pesquisa foi realizada com os estudantes que estão cursando os dois últimos semestres da graduação dos cursos de Administração, Economia, Pedagogia e Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com uma amostra composta por 277 alunos. O questionário de pesquisa possui um total de vinte e quatro perguntas, que versam sobre o perfil dos estudantes, educação financeira, endividamento, e por fim, o interesse na inclusão de uma disciplina de finanças pessoais aos cursos em geral. Como resultado geral, verificou-se com a presente pesquisa que os cursos de Administração e Economia, ou seja, os cursos que possuem disciplinas de finanças ao longo de sua formação impactam positivamente na educação financeira e nível de endividamento dos estudantes, quando comparado aos cursos que não possuem finanças, uma vez que, os melhores resultados e qualidade nas decisões foram obtidos nestes dois cursos.So that individuals can make informed choices and take the best financial decisions, it is necessary to invest in financial education and the study of personal finance. This research aims to analyze the impact that finance disciplines represent in financial education and debt levels of students through a comparison between university courses that have finance courses in their curriculum, with courses that do not. The survey was conducted with students who are attending the last two semesters of bachelor degree courses in Business Administration, Economics, Pedagogy and Public Relations of the Federal University of Rio Grande do Sul, whose sample consists of 277 students. The survey questionnaire has a total of twenty-four questions, which comprehend students’ profile, financial education, debt analysis, and finally, the interest in the inclusion of a personal finance course to general mandatory curriculum. As a result of this research, it was found that the business and economics courses, both having finance disciplines, positively impact students’ financial awareness and personal debt levels when compared to courses that lack finance, since the best results and quality decision making were obtained in these two courses.application/pdfporRio Grande do SulEducação financeiraEndividamentoFinanças pessoaisFinancial educationDebtPersonal financeO impacto das disciplinas de finanças na educação financeira e no nível de endividamento dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022182.pdf001022182.pdfTexto completoapplication/pdf464295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158626/1/001022182.pdf4716ce34c08d845335f61ad029ac30b3MD51TEXT001022182.pdf.txt001022182.pdf.txtExtracted Texttext/plain106767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158626/2/001022182.pdf.txt0f3e0080587b2265419516f716b50bd8MD5210183/1586262017-05-27 02:31:08.991546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-27T05:31:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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