Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241776 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de uma sequência didática sobre matrizes e aplicações na resolução de sistemas lineares no Ensino Básico, utilizando como referência o livro A arte de resolver problemas, de George Polya. A sequência didática em questão foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante a sequência didática. Como resultado, foi possível concluir que a Resolução de Problemas é uma grande aliada do ensino de Matemática, até mesmo de conteúdos mais formais como a Álgebra Linear. Por fim, foi feita uma proposta para o ensino de matrizes e para as matrizes curriculares do Ensino Básico brasileiro. |
id |
UFRGS-2_ba41898773f08f8fe5405e35b82c119a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241776 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes Neto, Victor VasconcellosPogorelsky, Bárbara Seelig2022-07-05T05:08:22Z2022http://hdl.handle.net/10183/241776001143625O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de uma sequência didática sobre matrizes e aplicações na resolução de sistemas lineares no Ensino Básico, utilizando como referência o livro A arte de resolver problemas, de George Polya. A sequência didática em questão foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante a sequência didática. Como resultado, foi possível concluir que a Resolução de Problemas é uma grande aliada do ensino de Matemática, até mesmo de conteúdos mais formais como a Álgebra Linear. Por fim, foi feita uma proposta para o ensino de matrizes e para as matrizes curriculares do Ensino Básico brasileiro.The scope of this study was the creation of a didactic sequence about matrices and its applications in the solution of linear systems in primary education, guided by George Polya’s book How to Solve It. The didactic sequence in question was applied in a third grade highschool class at Colégio Estadual Júlio de Castilhos, in Porto Alegre. The data analysed in the study came from discussions in class and the student’s solutions of the problems proposed during the didactic sequence. As a result, it was possible to conclude that Problem Solving is a great ally of Math teaching, even of highly formal subjects as Linear Algebra. Finally, it was made a proposal to matrices teaching and to the curricular matrices of primary education from Brazil.application/pdfporMatrizesResolução de problemasSistemas linearesMatricesProblem solvingLinear systemsUma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143625.pdf.txt001143625.pdf.txtExtracted Texttext/plain55006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241776/2/001143625.pdf.txt95c4fe82aebf54bc622657be0ec625e5MD52ORIGINAL001143625.pdfTexto completoapplication/pdf560816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241776/1/001143625.pdffab3e6154027456e3249f3a0e0866db9MD5110183/2417762022-07-06 04:58:33.301774oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241776Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-06T07:58:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico |
title |
Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico |
spellingShingle |
Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico Fernandes Neto, Victor Vasconcellos Matrizes Resolução de problemas Sistemas lineares Matrices Problem solving Linear systems |
title_short |
Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico |
title_full |
Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico |
title_fullStr |
Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico |
title_sort |
Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico |
author |
Fernandes Neto, Victor Vasconcellos |
author_facet |
Fernandes Neto, Victor Vasconcellos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes Neto, Victor Vasconcellos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pogorelsky, Bárbara Seelig |
contributor_str_mv |
Pogorelsky, Bárbara Seelig |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matrizes Resolução de problemas Sistemas lineares |
topic |
Matrizes Resolução de problemas Sistemas lineares Matrices Problem solving Linear systems |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Matrices Problem solving Linear systems |
description |
O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de uma sequência didática sobre matrizes e aplicações na resolução de sistemas lineares no Ensino Básico, utilizando como referência o livro A arte de resolver problemas, de George Polya. A sequência didática em questão foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante a sequência didática. Como resultado, foi possível concluir que a Resolução de Problemas é uma grande aliada do ensino de Matemática, até mesmo de conteúdos mais formais como a Álgebra Linear. Por fim, foi feita uma proposta para o ensino de matrizes e para as matrizes curriculares do Ensino Básico brasileiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-05T05:08:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/241776 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001143625 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/241776 |
identifier_str_mv |
001143625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241776/2/001143625.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241776/1/001143625.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95c4fe82aebf54bc622657be0ec625e5 fab3e6154027456e3249f3a0e0866db9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447314856148992 |