Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Neto, Victor Vasconcellos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241776
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de uma sequência didática sobre matrizes e aplicações na resolução de sistemas lineares no Ensino Básico, utilizando como referência o livro A arte de resolver problemas, de George Polya. A sequência didática em questão foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante a sequência didática. Como resultado, foi possível concluir que a Resolução de Problemas é uma grande aliada do ensino de Matemática, até mesmo de conteúdos mais formais como a Álgebra Linear. Por fim, foi feita uma proposta para o ensino de matrizes e para as matrizes curriculares do Ensino Básico brasileiro.
id UFRGS-2_ba41898773f08f8fe5405e35b82c119a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241776
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes Neto, Victor VasconcellosPogorelsky, Bárbara Seelig2022-07-05T05:08:22Z2022http://hdl.handle.net/10183/241776001143625O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de uma sequência didática sobre matrizes e aplicações na resolução de sistemas lineares no Ensino Básico, utilizando como referência o livro A arte de resolver problemas, de George Polya. A sequência didática em questão foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante a sequência didática. Como resultado, foi possível concluir que a Resolução de Problemas é uma grande aliada do ensino de Matemática, até mesmo de conteúdos mais formais como a Álgebra Linear. Por fim, foi feita uma proposta para o ensino de matrizes e para as matrizes curriculares do Ensino Básico brasileiro.The scope of this study was the creation of a didactic sequence about matrices and its applications in the solution of linear systems in primary education, guided by George Polya’s book How to Solve It. The didactic sequence in question was applied in a third grade highschool class at Colégio Estadual Júlio de Castilhos, in Porto Alegre. The data analysed in the study came from discussions in class and the student’s solutions of the problems proposed during the didactic sequence. As a result, it was possible to conclude that Problem Solving is a great ally of Math teaching, even of highly formal subjects as Linear Algebra. Finally, it was made a proposal to matrices teaching and to the curricular matrices of primary education from Brazil.application/pdfporMatrizesResolução de problemasSistemas linearesMatricesProblem solvingLinear systemsUma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143625.pdf.txt001143625.pdf.txtExtracted Texttext/plain55006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241776/2/001143625.pdf.txt95c4fe82aebf54bc622657be0ec625e5MD52ORIGINAL001143625.pdfTexto completoapplication/pdf560816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241776/1/001143625.pdffab3e6154027456e3249f3a0e0866db9MD5110183/2417762022-07-06 04:58:33.301774oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241776Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-06T07:58:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico
title Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico
spellingShingle Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico
Fernandes Neto, Victor Vasconcellos
Matrizes
Resolução de problemas
Sistemas lineares
Matrices
Problem solving
Linear systems
title_short Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico
title_full Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico
title_fullStr Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico
title_full_unstemmed Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico
title_sort Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico
author Fernandes Neto, Victor Vasconcellos
author_facet Fernandes Neto, Victor Vasconcellos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Neto, Victor Vasconcellos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pogorelsky, Bárbara Seelig
contributor_str_mv Pogorelsky, Bárbara Seelig
dc.subject.por.fl_str_mv Matrizes
Resolução de problemas
Sistemas lineares
topic Matrizes
Resolução de problemas
Sistemas lineares
Matrices
Problem solving
Linear systems
dc.subject.eng.fl_str_mv Matrices
Problem solving
Linear systems
description O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de uma sequência didática sobre matrizes e aplicações na resolução de sistemas lineares no Ensino Básico, utilizando como referência o livro A arte de resolver problemas, de George Polya. A sequência didática em questão foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante a sequência didática. Como resultado, foi possível concluir que a Resolução de Problemas é uma grande aliada do ensino de Matemática, até mesmo de conteúdos mais formais como a Álgebra Linear. Por fim, foi feita uma proposta para o ensino de matrizes e para as matrizes curriculares do Ensino Básico brasileiro.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T05:08:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241776
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143625
url http://hdl.handle.net/10183/241776
identifier_str_mv 001143625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241776/2/001143625.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241776/1/001143625.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95c4fe82aebf54bc622657be0ec625e5
fab3e6154027456e3249f3a0e0866db9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447314856148992