Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniele Della Méa da
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000n2rd
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17045
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010.
id UFSM_3fc0923da49c8e1bed2a6557f403da63
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/17045
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemasTeaching linear systems using problem-solving methodEnsinoSistemas linearesResolução de problemasTeachingLinear systemsProblem-solvingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010.This work has been written for inquire how students of elementary and middle school are relating interpretations of mathematical problems (in this case involving linear systems topics) with the language of numbers, the symbolic language and its difficulties in solving them. Does their difficulties are only matter of interpreting the problems and for this reason they can not transpose the common language to the language of numbers? Could it be that your difficulties are only in the matter of resolving them? After analyzing the results of investigations carried out, it was found that most students have difficulty in the development of the problems due to gaps in the interpretation of requests and translation of their knowledge of common language for the symbolic, causing some math concepts become complex and the math discipline to be understood as a major problem in the education of students. The experiences of applications in both schools did not constitute the end point of this work, since these applications have a reduced time available for schools (only two periods) in both surveys. In order to obtain a more accurate assessment, this work will be continued in a future master course.Este trabalho foi escrito para averiguarmos como os estudantes de ensino fundamental e de ensino médio estão relacionando as interpretações de problemas matemáticos (neste caso envolvendo o conteúdo de sistemas lineares) com a linguagem dos números, a linguagem simbólica e as suas dificuldades em resolvê-los. Será que suas dificuldades estão somente na questão de interpretar os problemas e por este motivo não conseguem transpor da linguagem usual para a linguagem dos números? , será que suas dificuldades estão somente na questão de resolvê-los? Depois de analisar as pesquisas desenvolvidas, chegou-se a conclusão de que grande parte dos estudantes possuem dificuldade no desenvolvimento dos problemas por terem lacunas em interpretar as solicitações e transpor os conhecimentos adquiridos da linguagem usual para a simbólica, fazendo com que alguns conteúdos matemáticos fiquem complexos e que a disciplina seja entendida como um dos entraves na educação dos estudantes. As experiências das aplicações nas duas escolas não constituiu o ponto final deste trabalho, visto que estas aplicações tiveram um tempo reduzido disponibilizado pelas escolas (apenas dois períodos) em ambas pesquisas. A fim de obter uma avaliação mais acurada, este trabalho será continuado em um futuro mestrado.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Naturais e ExatasMagnago, Karine FaverzaniSilva, Daniele Della Méa da2019-06-19T13:54:51Z2019-06-19T13:54:51Z2010-08-302010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17045ark:/26339/001300000n2rdporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-06-20T06:03:20Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-06-20T06:03:20Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas
Teaching linear systems using problem-solving method
title Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas
spellingShingle Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas
Silva, Daniele Della Méa da
Ensino
Sistemas lineares
Resolução de problemas
Teaching
Linear systems
Problem-solving
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas
title_full Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas
title_fullStr Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas
title_full_unstemmed Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas
title_sort Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas
author Silva, Daniele Della Méa da
author_facet Silva, Daniele Della Méa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magnago, Karine Faverzani
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniele Della Méa da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Sistemas lineares
Resolução de problemas
Teaching
Linear systems
Problem-solving
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino
Sistemas lineares
Resolução de problemas
Teaching
Linear systems
Problem-solving
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-30
2010
2019-06-19T13:54:51Z
2019-06-19T13:54:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17045
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000n2rd
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17045
identifier_str_mv ark:/26339/001300000n2rd
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Naturais e Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Naturais e Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172365304201216