O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fietz, Henrique Moura
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31675
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes que realizam o Ensino Médio no Colégio Farroupilha, localizado na cidade de Porto Alegre. Pela realização desta, foi possível desenvolver alguns elementos e conceitos da Estatística básica, com o uso da ferramenta computacional Microsoft Excel. Inicialmente apresentarei a definição de Modelagem Matemática, tomando para o embasamento teórico os autores BARBOSA (2003), BASSANEZI (2002) e BIEMBENGUT (2004). Em seguida, buscarei destacar a importância da Estatística nos currículos escolares, citando DANTE (2008), JACOBINI e WODEWOTZKI (2005) e LOPES e MENDONÇA (2010), autores que defendem o ensino deste conteúdo na educação básica. Para finalizar, relatarei sobre a oficina realizada e os resultados obtidos, citando os obstáculos e aprendizados que este momento me proporcionou enquanto professor.
id UFRGS-2_ba61c0061172e72d4b722edbfb12b755
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31675
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fietz, Henrique MouraSant'Ana, Marilaine de Fraga2011-09-06T06:01:37Z2011http://hdl.handle.net/10183/31675000784065O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes que realizam o Ensino Médio no Colégio Farroupilha, localizado na cidade de Porto Alegre. Pela realização desta, foi possível desenvolver alguns elementos e conceitos da Estatística básica, com o uso da ferramenta computacional Microsoft Excel. Inicialmente apresentarei a definição de Modelagem Matemática, tomando para o embasamento teórico os autores BARBOSA (2003), BASSANEZI (2002) e BIEMBENGUT (2004). Em seguida, buscarei destacar a importância da Estatística nos currículos escolares, citando DANTE (2008), JACOBINI e WODEWOTZKI (2005) e LOPES e MENDONÇA (2010), autores que defendem o ensino deste conteúdo na educação básica. Para finalizar, relatarei sobre a oficina realizada e os resultados obtidos, citando os obstáculos e aprendizados que este momento me proporcionou enquanto professor.The present paper aims to introduce and discuss a proposal for a pedagogical activity which involves Mathematical Modelling. The trigger of this activity is the career planning of High School students from the Colégio Farroupilha, located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. By using the computer tool Microsoft Excel it was possible to develop some elements and concepts of basic statistics with this activity. As a starting point, the definition of what is Mathematical Modelling will be presented using the authors BARBOSA (2003), BASSANEZI (2002) and BIEMBENGUT (2004) as Theoretical grounds. Next, the importance of Statistics in High School programs will be shown, using DANTE (2008), JACOBINI and WODEWOTZKI (2005) and LOPES and MENDONÇA (2010), authors who believe that the subject should be taught on the basic education system level. As a conclusion the workshop experiences will be shared, as well as the results obtained, mentioning the difficulties and the knowledge that this experience has brought to me as a teacher.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoEstatistica : EnsinoModelagem matemáticaMathematical modellingStatistics educationComputer usage in educationO ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784065.pdf.txt000784065.pdf.txtExtracted Texttext/plain124390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/2/000784065.pdf.txtac0ba9966e3ab9f8f7c30e31012975fdMD52ORIGINAL000784065.pdf000784065.pdfTexto completoapplication/pdf1834667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/1/000784065.pdf0eb95436cac4cb47d3fba92a7c80b026MD51THUMBNAIL000784065.pdf.jpg000784065.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/3/000784065.pdf.jpg824c40bc3fb021779a2e11cacbc47f05MD5310183/316752018-10-10 07:44:42.599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31675Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:44:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática
title O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática
spellingShingle O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática
Fietz, Henrique Moura
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Estatistica : Ensino
Modelagem matemática
Mathematical modelling
Statistics education
Computer usage in education
title_short O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática
title_full O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática
title_fullStr O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática
title_full_unstemmed O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática
title_sort O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática
author Fietz, Henrique Moura
author_facet Fietz, Henrique Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fietz, Henrique Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Estatistica : Ensino
Modelagem matemática
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Estatistica : Ensino
Modelagem matemática
Mathematical modelling
Statistics education
Computer usage in education
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical modelling
Statistics education
Computer usage in education
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes que realizam o Ensino Médio no Colégio Farroupilha, localizado na cidade de Porto Alegre. Pela realização desta, foi possível desenvolver alguns elementos e conceitos da Estatística básica, com o uso da ferramenta computacional Microsoft Excel. Inicialmente apresentarei a definição de Modelagem Matemática, tomando para o embasamento teórico os autores BARBOSA (2003), BASSANEZI (2002) e BIEMBENGUT (2004). Em seguida, buscarei destacar a importância da Estatística nos currículos escolares, citando DANTE (2008), JACOBINI e WODEWOTZKI (2005) e LOPES e MENDONÇA (2010), autores que defendem o ensino deste conteúdo na educação básica. Para finalizar, relatarei sobre a oficina realizada e os resultados obtidos, citando os obstáculos e aprendizados que este momento me proporcionou enquanto professor.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-06T06:01:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31675
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000784065
url http://hdl.handle.net/10183/31675
identifier_str_mv 000784065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/2/000784065.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/1/000784065.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/3/000784065.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ac0ba9966e3ab9f8f7c30e31012975fd
0eb95436cac4cb47d3fba92a7c80b026
824c40bc3fb021779a2e11cacbc47f05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447062522626048