O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31675 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes que realizam o Ensino Médio no Colégio Farroupilha, localizado na cidade de Porto Alegre. Pela realização desta, foi possível desenvolver alguns elementos e conceitos da Estatística básica, com o uso da ferramenta computacional Microsoft Excel. Inicialmente apresentarei a definição de Modelagem Matemática, tomando para o embasamento teórico os autores BARBOSA (2003), BASSANEZI (2002) e BIEMBENGUT (2004). Em seguida, buscarei destacar a importância da Estatística nos currículos escolares, citando DANTE (2008), JACOBINI e WODEWOTZKI (2005) e LOPES e MENDONÇA (2010), autores que defendem o ensino deste conteúdo na educação básica. Para finalizar, relatarei sobre a oficina realizada e os resultados obtidos, citando os obstáculos e aprendizados que este momento me proporcionou enquanto professor. |
id |
UFRGS-2_ba61c0061172e72d4b722edbfb12b755 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31675 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fietz, Henrique MouraSant'Ana, Marilaine de Fraga2011-09-06T06:01:37Z2011http://hdl.handle.net/10183/31675000784065O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes que realizam o Ensino Médio no Colégio Farroupilha, localizado na cidade de Porto Alegre. Pela realização desta, foi possível desenvolver alguns elementos e conceitos da Estatística básica, com o uso da ferramenta computacional Microsoft Excel. Inicialmente apresentarei a definição de Modelagem Matemática, tomando para o embasamento teórico os autores BARBOSA (2003), BASSANEZI (2002) e BIEMBENGUT (2004). Em seguida, buscarei destacar a importância da Estatística nos currículos escolares, citando DANTE (2008), JACOBINI e WODEWOTZKI (2005) e LOPES e MENDONÇA (2010), autores que defendem o ensino deste conteúdo na educação básica. Para finalizar, relatarei sobre a oficina realizada e os resultados obtidos, citando os obstáculos e aprendizados que este momento me proporcionou enquanto professor.The present paper aims to introduce and discuss a proposal for a pedagogical activity which involves Mathematical Modelling. The trigger of this activity is the career planning of High School students from the Colégio Farroupilha, located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. By using the computer tool Microsoft Excel it was possible to develop some elements and concepts of basic statistics with this activity. As a starting point, the definition of what is Mathematical Modelling will be presented using the authors BARBOSA (2003), BASSANEZI (2002) and BIEMBENGUT (2004) as Theoretical grounds. Next, the importance of Statistics in High School programs will be shown, using DANTE (2008), JACOBINI and WODEWOTZKI (2005) and LOPES and MENDONÇA (2010), authors who believe that the subject should be taught on the basic education system level. As a conclusion the workshop experiences will be shared, as well as the results obtained, mentioning the difficulties and the knowledge that this experience has brought to me as a teacher.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoEstatistica : EnsinoModelagem matemáticaMathematical modellingStatistics educationComputer usage in educationO ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784065.pdf.txt000784065.pdf.txtExtracted Texttext/plain124390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/2/000784065.pdf.txtac0ba9966e3ab9f8f7c30e31012975fdMD52ORIGINAL000784065.pdf000784065.pdfTexto completoapplication/pdf1834667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/1/000784065.pdf0eb95436cac4cb47d3fba92a7c80b026MD51THUMBNAIL000784065.pdf.jpg000784065.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/3/000784065.pdf.jpg824c40bc3fb021779a2e11cacbc47f05MD5310183/316752018-10-10 07:44:42.599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31675Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:44:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática |
title |
O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática |
spellingShingle |
O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática Fietz, Henrique Moura Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Estatistica : Ensino Modelagem matemática Mathematical modelling Statistics education Computer usage in education |
title_short |
O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática |
title_full |
O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática |
title_fullStr |
O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática |
title_full_unstemmed |
O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática |
title_sort |
O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática |
author |
Fietz, Henrique Moura |
author_facet |
Fietz, Henrique Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fietz, Henrique Moura |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Estatistica : Ensino Modelagem matemática |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Estatistica : Ensino Modelagem matemática Mathematical modelling Statistics education Computer usage in education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical modelling Statistics education Computer usage in education |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes que realizam o Ensino Médio no Colégio Farroupilha, localizado na cidade de Porto Alegre. Pela realização desta, foi possível desenvolver alguns elementos e conceitos da Estatística básica, com o uso da ferramenta computacional Microsoft Excel. Inicialmente apresentarei a definição de Modelagem Matemática, tomando para o embasamento teórico os autores BARBOSA (2003), BASSANEZI (2002) e BIEMBENGUT (2004). Em seguida, buscarei destacar a importância da Estatística nos currículos escolares, citando DANTE (2008), JACOBINI e WODEWOTZKI (2005) e LOPES e MENDONÇA (2010), autores que defendem o ensino deste conteúdo na educação básica. Para finalizar, relatarei sobre a oficina realizada e os resultados obtidos, citando os obstáculos e aprendizados que este momento me proporcionou enquanto professor. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-06T06:01:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31675 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000784065 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31675 |
identifier_str_mv |
000784065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/2/000784065.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/1/000784065.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31675/3/000784065.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac0ba9966e3ab9f8f7c30e31012975fd 0eb95436cac4cb47d3fba92a7c80b026 824c40bc3fb021779a2e11cacbc47f05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062522626048 |