Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Diogo Franco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fischer, Maria Cecilia Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217181
Resumo: O texto analisa duas estratégias utilizadas pela Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS), nos anos 1960, instruindo professores primários quanto à escolha do livro didático de Matemática. São três artigos publicados na Revista do Ensino/RS, que apresentam diretrizes estabelecidas pela Comissão para a escolha dos livros, e uma lista de livros de matemática recomendados, publicada no Boletim do CPOE/RS. Entre as conclusões, destaca-se que tais estratégias reforçam a marca de uma gestão centralizadora realizada pelo Centro, tentando definir as escolhas dos livros didáticos pelos docentes e, assim, adequar o ensino primário gaúcho a certas propostas renovadoras que circulavam à época.
id UFRGS-2_ba681dbb617810850d9f130bbd82e903
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217181
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rios, Diogo FrancoFischer, Maria Cecilia Bueno2021-01-09T04:18:56Z20202594-4673http://hdl.handle.net/10183/217181001118740O texto analisa duas estratégias utilizadas pela Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS), nos anos 1960, instruindo professores primários quanto à escolha do livro didático de Matemática. São três artigos publicados na Revista do Ensino/RS, que apresentam diretrizes estabelecidas pela Comissão para a escolha dos livros, e uma lista de livros de matemática recomendados, publicada no Boletim do CPOE/RS. Entre as conclusões, destaca-se que tais estratégias reforçam a marca de uma gestão centralizadora realizada pelo Centro, tentando definir as escolhas dos livros didáticos pelos docentes e, assim, adequar o ensino primário gaúcho a certas propostas renovadoras que circulavam à época.The text analyses two strategies usedin the 1960sby theComissão de Estudo do Livro e do Material Didáticoof theCentro de Pesquisas e Orientações Educacionaisof Rio Grande do Sul/Brazil (CPOE/RS),instructing primary school teachers how to choosea Mathematics textbook. There were analyzedthree articles published in theRevista do Ensino/RSthat presents guidelines established by the CPOE/RS to the choice of books and a list of recommended math books published in the Bulletin of that Comission. The analysis highlights that such strategies reinforce the mark of a centralized management carried out by the Centro, which tried to define the choices of textbooks by the teachers and, thus, to adapt the primaryschool of Rio Grande do Sul/Braziltothe renewal proposals that were been practiced on that decade.application/pdfporRevista de investigação e divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020. Vol. 2 , no. 1 (jan./jun. 2018), p. 53-70.Aprendizagem : MatematicaLivro didáticoEducacao matematica : HistoriaEstratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960Strategies of pedagogical renewal : the role of the Comissão de Estudo do Livro e do Material Didáticoof the CPOE/RSin the Mathematics education books choice in the 1960sinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118740.pdf.txt001118740.pdf.txtExtracted Texttext/plain44352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217181/2/001118740.pdf.txtf93aa452e9559032b6d34ae0d33ff2ffMD52ORIGINAL001118740.pdfTexto completoapplication/pdf258426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217181/1/001118740.pdfb11605c38b333a61218958f9d8171f10MD5110183/2171812021-03-09 04:43:14.168939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217181Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:43:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Strategies of pedagogical renewal : the role of the Comissão de Estudo do Livro e do Material Didáticoof the CPOE/RSin the Mathematics education books choice in the 1960s
title Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960
spellingShingle Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960
Rios, Diogo Franco
Aprendizagem : Matematica
Livro didático
Educacao matematica : Historia
title_short Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960
title_full Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960
title_fullStr Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960
title_full_unstemmed Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960
title_sort Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960
author Rios, Diogo Franco
author_facet Rios, Diogo Franco
Fischer, Maria Cecilia Bueno
author_role author
author2 Fischer, Maria Cecilia Bueno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Diogo Franco
Fischer, Maria Cecilia Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem : Matematica
Livro didático
Educacao matematica : Historia
topic Aprendizagem : Matematica
Livro didático
Educacao matematica : Historia
description O texto analisa duas estratégias utilizadas pela Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS), nos anos 1960, instruindo professores primários quanto à escolha do livro didático de Matemática. São três artigos publicados na Revista do Ensino/RS, que apresentam diretrizes estabelecidas pela Comissão para a escolha dos livros, e uma lista de livros de matemática recomendados, publicada no Boletim do CPOE/RS. Entre as conclusões, destaca-se que tais estratégias reforçam a marca de uma gestão centralizadora realizada pelo Centro, tentando definir as escolhas dos livros didáticos pelos docentes e, assim, adequar o ensino primário gaúcho a certas propostas renovadoras que circulavam à época.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-09T04:18:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217181
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2594-4673
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118740
identifier_str_mv 2594-4673
001118740
url http://hdl.handle.net/10183/217181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020. Vol. 2 , no. 1 (jan./jun. 2018), p. 53-70.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217181/2/001118740.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217181/1/001118740.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f93aa452e9559032b6d34ae0d33ff2ff
b11605c38b333a61218958f9d8171f10
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225006571585536