Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217181 |
Resumo: | O texto analisa duas estratégias utilizadas pela Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS), nos anos 1960, instruindo professores primários quanto à escolha do livro didático de Matemática. São três artigos publicados na Revista do Ensino/RS, que apresentam diretrizes estabelecidas pela Comissão para a escolha dos livros, e uma lista de livros de matemática recomendados, publicada no Boletim do CPOE/RS. Entre as conclusões, destaca-se que tais estratégias reforçam a marca de uma gestão centralizadora realizada pelo Centro, tentando definir as escolhas dos livros didáticos pelos docentes e, assim, adequar o ensino primário gaúcho a certas propostas renovadoras que circulavam à época. |
id |
UFRGS-2_ba681dbb617810850d9f130bbd82e903 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217181 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rios, Diogo FrancoFischer, Maria Cecilia Bueno2021-01-09T04:18:56Z20202594-4673http://hdl.handle.net/10183/217181001118740O texto analisa duas estratégias utilizadas pela Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS), nos anos 1960, instruindo professores primários quanto à escolha do livro didático de Matemática. São três artigos publicados na Revista do Ensino/RS, que apresentam diretrizes estabelecidas pela Comissão para a escolha dos livros, e uma lista de livros de matemática recomendados, publicada no Boletim do CPOE/RS. Entre as conclusões, destaca-se que tais estratégias reforçam a marca de uma gestão centralizadora realizada pelo Centro, tentando definir as escolhas dos livros didáticos pelos docentes e, assim, adequar o ensino primário gaúcho a certas propostas renovadoras que circulavam à época.The text analyses two strategies usedin the 1960sby theComissão de Estudo do Livro e do Material Didáticoof theCentro de Pesquisas e Orientações Educacionaisof Rio Grande do Sul/Brazil (CPOE/RS),instructing primary school teachers how to choosea Mathematics textbook. There were analyzedthree articles published in theRevista do Ensino/RSthat presents guidelines established by the CPOE/RS to the choice of books and a list of recommended math books published in the Bulletin of that Comission. The analysis highlights that such strategies reinforce the mark of a centralized management carried out by the Centro, which tried to define the choices of textbooks by the teachers and, thus, to adapt the primaryschool of Rio Grande do Sul/Braziltothe renewal proposals that were been practiced on that decade.application/pdfporRevista de investigação e divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020. Vol. 2 , no. 1 (jan./jun. 2018), p. 53-70.Aprendizagem : MatematicaLivro didáticoEducacao matematica : HistoriaEstratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960Strategies of pedagogical renewal : the role of the Comissão de Estudo do Livro e do Material Didáticoof the CPOE/RSin the Mathematics education books choice in the 1960sinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118740.pdf.txt001118740.pdf.txtExtracted Texttext/plain44352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217181/2/001118740.pdf.txtf93aa452e9559032b6d34ae0d33ff2ffMD52ORIGINAL001118740.pdfTexto completoapplication/pdf258426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217181/1/001118740.pdfb11605c38b333a61218958f9d8171f10MD5110183/2171812021-03-09 04:43:14.168939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217181Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:43:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Strategies of pedagogical renewal : the role of the Comissão de Estudo do Livro e do Material Didáticoof the CPOE/RSin the Mathematics education books choice in the 1960s |
title |
Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960 |
spellingShingle |
Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960 Rios, Diogo Franco Aprendizagem : Matematica Livro didático Educacao matematica : Historia |
title_short |
Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960 |
title_full |
Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960 |
title_fullStr |
Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960 |
title_full_unstemmed |
Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960 |
title_sort |
Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960 |
author |
Rios, Diogo Franco |
author_facet |
Rios, Diogo Franco Fischer, Maria Cecilia Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Maria Cecilia Bueno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Diogo Franco Fischer, Maria Cecilia Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem : Matematica Livro didático Educacao matematica : Historia |
topic |
Aprendizagem : Matematica Livro didático Educacao matematica : Historia |
description |
O texto analisa duas estratégias utilizadas pela Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS), nos anos 1960, instruindo professores primários quanto à escolha do livro didático de Matemática. São três artigos publicados na Revista do Ensino/RS, que apresentam diretrizes estabelecidas pela Comissão para a escolha dos livros, e uma lista de livros de matemática recomendados, publicada no Boletim do CPOE/RS. Entre as conclusões, destaca-se que tais estratégias reforçam a marca de uma gestão centralizadora realizada pelo Centro, tentando definir as escolhas dos livros didáticos pelos docentes e, assim, adequar o ensino primário gaúcho a certas propostas renovadoras que circulavam à época. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-09T04:18:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217181 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2594-4673 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118740 |
identifier_str_mv |
2594-4673 001118740 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020. Vol. 2 , no. 1 (jan./jun. 2018), p. 53-70. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217181/2/001118740.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217181/1/001118740.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f93aa452e9559032b6d34ae0d33ff2ff b11605c38b333a61218958f9d8171f10 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447729652891648 |