Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fernando de Quadros
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14002
Resumo: Este trabalho teve como escopo o estudo do problema da comercialização do produto empréstimo a pessoa física para fins de financiamento de veículos através das linhas de CDC e leasing. É proposta uma revisão estratégica da empresa Banco do Brasil para fins de conquista da liderança no mercado de concessão do crédito para esta linha. A empresa estudada possui pequena participação num mercado altamente competitivo, no qual participam financeiras independentes, financeiras ligadas a grandes conglomerados bancários e financeiras ligadas a montadoras de veículos. Nesta realidade é que foi feito o presente estudo, procurando trazer à discussão temas tão caros à empresa, como treinamento de pessoal, estratégia, marca, posicionamento e outros temas afins. Trabalharam-se os conceitos de marketing, de Kotler e Armstrong (2003), de Mckenna (2002), de Mattar e Santos (2003), de Rosto, Zeithaml e Lemon (2001); estudou-se estratégia nas palavras de Kaplan e Norton (1997), de Mintzberg e Quinn (2001) e mercado financeiro nos escritos de Fortuna (2002), entre outros autores consultados. Com base nessa literatura é que foi desenvolvida a estrutura do estudo. Com base num roteiro contendo os principais aspectos retratados na literatura foram realizadas pesquisas sob a forma de questionário com os funcionários do banco, junto à instituição Banco do Brasil e também com representantes do comércio varejista de veículos. Após as análises efetuadas, a pesquisa concluiu que o mercado de veículos está em franca expansão, existindo uma forte demanda por crédito para financiamento de veículos, em razão de prazos mais longos e redução de taxas e que, neste contexto, o Banco do Brasil deverá rever suas estratégias de comercialização do produto, efetuar um trabalho de qualificação junto ao seus funcionários, buscando assim um melhor posicionamento no mercado.
id UFRGS-2_ba772ecd2cc53f268700f07ebc0e78cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14002
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Fernando de QuadrosRossi, Carlos Alberto Vargas2008-09-24T04:13:48Z2007http://hdl.handle.net/10183/14002000649556Este trabalho teve como escopo o estudo do problema da comercialização do produto empréstimo a pessoa física para fins de financiamento de veículos através das linhas de CDC e leasing. É proposta uma revisão estratégica da empresa Banco do Brasil para fins de conquista da liderança no mercado de concessão do crédito para esta linha. A empresa estudada possui pequena participação num mercado altamente competitivo, no qual participam financeiras independentes, financeiras ligadas a grandes conglomerados bancários e financeiras ligadas a montadoras de veículos. Nesta realidade é que foi feito o presente estudo, procurando trazer à discussão temas tão caros à empresa, como treinamento de pessoal, estratégia, marca, posicionamento e outros temas afins. Trabalharam-se os conceitos de marketing, de Kotler e Armstrong (2003), de Mckenna (2002), de Mattar e Santos (2003), de Rosto, Zeithaml e Lemon (2001); estudou-se estratégia nas palavras de Kaplan e Norton (1997), de Mintzberg e Quinn (2001) e mercado financeiro nos escritos de Fortuna (2002), entre outros autores consultados. Com base nessa literatura é que foi desenvolvida a estrutura do estudo. Com base num roteiro contendo os principais aspectos retratados na literatura foram realizadas pesquisas sob a forma de questionário com os funcionários do banco, junto à instituição Banco do Brasil e também com representantes do comércio varejista de veículos. Após as análises efetuadas, a pesquisa concluiu que o mercado de veículos está em franca expansão, existindo uma forte demanda por crédito para financiamento de veículos, em razão de prazos mais longos e redução de taxas e que, neste contexto, o Banco do Brasil deverá rever suas estratégias de comercialização do produto, efetuar um trabalho de qualificação junto ao seus funcionários, buscando assim um melhor posicionamento no mercado.application/pdfporMarketing de serviçosMarketing estratégicoComercializaçãoFinanciamentoBanco do Brasil.Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649556.pdf.txt000649556.pdf.txtExtracted Texttext/plain91161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14002/2/000649556.pdf.txt620c1c0b1d65096a5660551f89625cebMD52ORIGINAL000649556.pdf000649556.pdfTexto completoapplication/pdf448876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14002/1/000649556.pdf852f2edca3270489ca5f2d26c7c35af2MD51THUMBNAIL000649556.pdf.jpg000649556.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14002/3/000649556.pdf.jpg0b0a9896a47879e3fade3d0c3aaade48MD5310183/140022018-10-05 08:53:45.559oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:53:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil
title Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil
spellingShingle Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil
Rodrigues, Fernando de Quadros
Marketing de serviços
Marketing estratégico
Comercialização
Financiamento
Banco do Brasil.
title_short Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil
title_full Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil
title_fullStr Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil
title_full_unstemmed Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil
title_sort Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil
author Rodrigues, Fernando de Quadros
author_facet Rodrigues, Fernando de Quadros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fernando de Quadros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossi, Carlos Alberto Vargas
contributor_str_mv Rossi, Carlos Alberto Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Marketing estratégico
Comercialização
Financiamento
Banco do Brasil.
topic Marketing de serviços
Marketing estratégico
Comercialização
Financiamento
Banco do Brasil.
description Este trabalho teve como escopo o estudo do problema da comercialização do produto empréstimo a pessoa física para fins de financiamento de veículos através das linhas de CDC e leasing. É proposta uma revisão estratégica da empresa Banco do Brasil para fins de conquista da liderança no mercado de concessão do crédito para esta linha. A empresa estudada possui pequena participação num mercado altamente competitivo, no qual participam financeiras independentes, financeiras ligadas a grandes conglomerados bancários e financeiras ligadas a montadoras de veículos. Nesta realidade é que foi feito o presente estudo, procurando trazer à discussão temas tão caros à empresa, como treinamento de pessoal, estratégia, marca, posicionamento e outros temas afins. Trabalharam-se os conceitos de marketing, de Kotler e Armstrong (2003), de Mckenna (2002), de Mattar e Santos (2003), de Rosto, Zeithaml e Lemon (2001); estudou-se estratégia nas palavras de Kaplan e Norton (1997), de Mintzberg e Quinn (2001) e mercado financeiro nos escritos de Fortuna (2002), entre outros autores consultados. Com base nessa literatura é que foi desenvolvida a estrutura do estudo. Com base num roteiro contendo os principais aspectos retratados na literatura foram realizadas pesquisas sob a forma de questionário com os funcionários do banco, junto à instituição Banco do Brasil e também com representantes do comércio varejista de veículos. Após as análises efetuadas, a pesquisa concluiu que o mercado de veículos está em franca expansão, existindo uma forte demanda por crédito para financiamento de veículos, em razão de prazos mais longos e redução de taxas e que, neste contexto, o Banco do Brasil deverá rever suas estratégias de comercialização do produto, efetuar um trabalho de qualificação junto ao seus funcionários, buscando assim um melhor posicionamento no mercado.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-09-24T04:13:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14002
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649556
url http://hdl.handle.net/10183/14002
identifier_str_mv 000649556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14002/2/000649556.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14002/1/000649556.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14002/3/000649556.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 620c1c0b1d65096a5660551f89625ceb
852f2edca3270489ca5f2d26c7c35af2
0b0a9896a47879e3fade3d0c3aaade48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447025928372224