A comercialização de planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil de Clevelândia-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guadagnin, Romualdo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14187
Resumo: A previdência social brasileira vem passando por uma profunda crise com poucas possibilidades de se encontrar uma solução. A baixa nos valores pagos, bem como o aumento no período de contribuição, somado ao aumento da expectativa de vida do brasileiro e a estabilidade econômica, fizeram com que surgisse no Brasil, a partir de 1994, o mercado da previdência privada. Um mercado que cresce ano após ano em níveis elevados, fazendo com que a cada dia surjam novas instituições voltadas a comercialização dos planos de previdência privada. Pela sua importância estratégica e visão de longo prazo, este se tornou um dos produtos mais importantes no mercado financeiro, em especial aos bancos, que dominam este mercado em uma acirrada concorrência. Através deste trabalho tentamos determinar qual o perfil do cliente que adquire planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil S.A. de Clevelândia-PR. Seguindo esse objetivo, foram estudados conceitos de marketing, serviços, serviços bancários, previdência privada e detalhamos os planos da Brasilprev, empresa da qual são comercializados os planos pelo Banco do Brasil. A conclusão é que existe uma grande parcela do mercado ainda inexplorada, principalmente no interior do país aonde a visão de longo prazo e de previdência privada pode ser mais bem trabalhada. Por outro lado, existe uma preocupação muito grande com o futuro dos filhos e da família, evidenciada pela aquisição de planos na modalidade júnior.
id UFRGS-2_a4e6cee97e35d2b70b7a013b2e80cd5d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14187
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guadagnin, RomualdoSlongo, Luiz Antonio2008-10-02T04:13:13Z2007http://hdl.handle.net/10183/14187000649498A previdência social brasileira vem passando por uma profunda crise com poucas possibilidades de se encontrar uma solução. A baixa nos valores pagos, bem como o aumento no período de contribuição, somado ao aumento da expectativa de vida do brasileiro e a estabilidade econômica, fizeram com que surgisse no Brasil, a partir de 1994, o mercado da previdência privada. Um mercado que cresce ano após ano em níveis elevados, fazendo com que a cada dia surjam novas instituições voltadas a comercialização dos planos de previdência privada. Pela sua importância estratégica e visão de longo prazo, este se tornou um dos produtos mais importantes no mercado financeiro, em especial aos bancos, que dominam este mercado em uma acirrada concorrência. Através deste trabalho tentamos determinar qual o perfil do cliente que adquire planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil S.A. de Clevelândia-PR. Seguindo esse objetivo, foram estudados conceitos de marketing, serviços, serviços bancários, previdência privada e detalhamos os planos da Brasilprev, empresa da qual são comercializados os planos pelo Banco do Brasil. A conclusão é que existe uma grande parcela do mercado ainda inexplorada, principalmente no interior do país aonde a visão de longo prazo e de previdência privada pode ser mais bem trabalhada. Por outro lado, existe uma preocupação muito grande com o futuro dos filhos e da família, evidenciada pela aquisição de planos na modalidade júnior.The brazilian social welfare comes passing for a deep crisis with few possibilities of finding a solution. A low paid values and the increase in the period of contribution, added to the increase of the life expectancy of the Brazilian as well as the economic stability, resulted in the market of the private previdence in Brazil, since 1994. A market that grows year by year in high levels, making with that to each day new institutions directed the commercialization of the plans of private previdence appear. For its strategical importance and vision of long stated period, it became one of the most important products in the financial market, specially banks, that dominate this market in one incited competition. Through this paper we try to determine which the profile of the customer who acquires plans of private previdence in the agency of the Brazil Bank S.A. of Clevelandia-PR. Following this objective it had been studied banking concepts of marketing, services, bank services, private previdence and we detail the plans of the Brasilprev, company of which are commercialized the plans from the Brazil Bank. The conclusion is that exists a great parcel of the still unexplored market, mainly in the countryside where the vision of long stated period and of private previdence can be better worked. On the other hand exists a great concern with the future of the children and the family, evidenced for the acquisition of plans in the modality Junior.application/pdfporMarketing bancarioMarketing de relacionamentoMarketing de serviçosEstratégia de marketingSegmentação de mercadoBanco do Brasil.Previdência privadaMarketingServicesPrivate previdenceA comercialização de planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil de Clevelândia-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649498.pdf.txt000649498.pdf.txtExtracted Texttext/plain72868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14187/2/000649498.pdf.txt171c22ca1f8dd8900cd48e6540874bd5MD52ORIGINAL000649498.pdf000649498.pdfTexto completoapplication/pdf202003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14187/1/000649498.pdf34064044195c2bf42d934e68a4c9e66eMD51THUMBNAIL000649498.pdf.jpg000649498.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14187/3/000649498.pdf.jpge18b0a36f24572677ce1f4c1b599d6ffMD5310183/141872018-10-05 08:30:46.69oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14187Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:30:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comercialização de planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil de Clevelândia-PR
title A comercialização de planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil de Clevelândia-PR
spellingShingle A comercialização de planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil de Clevelândia-PR
Guadagnin, Romualdo
Marketing bancario
Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
Estratégia de marketing
Segmentação de mercado
Banco do Brasil.
Previdência privada
Marketing
Services
Private previdence
title_short A comercialização de planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil de Clevelândia-PR
title_full A comercialização de planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil de Clevelândia-PR
title_fullStr A comercialização de planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil de Clevelândia-PR
title_full_unstemmed A comercialização de planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil de Clevelândia-PR
title_sort A comercialização de planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil de Clevelândia-PR
author Guadagnin, Romualdo
author_facet Guadagnin, Romualdo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guadagnin, Romualdo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing bancario
Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
Estratégia de marketing
Segmentação de mercado
Banco do Brasil.
Previdência privada
topic Marketing bancario
Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
Estratégia de marketing
Segmentação de mercado
Banco do Brasil.
Previdência privada
Marketing
Services
Private previdence
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Services
Private previdence
description A previdência social brasileira vem passando por uma profunda crise com poucas possibilidades de se encontrar uma solução. A baixa nos valores pagos, bem como o aumento no período de contribuição, somado ao aumento da expectativa de vida do brasileiro e a estabilidade econômica, fizeram com que surgisse no Brasil, a partir de 1994, o mercado da previdência privada. Um mercado que cresce ano após ano em níveis elevados, fazendo com que a cada dia surjam novas instituições voltadas a comercialização dos planos de previdência privada. Pela sua importância estratégica e visão de longo prazo, este se tornou um dos produtos mais importantes no mercado financeiro, em especial aos bancos, que dominam este mercado em uma acirrada concorrência. Através deste trabalho tentamos determinar qual o perfil do cliente que adquire planos de previdência privada na agência do Banco do Brasil S.A. de Clevelândia-PR. Seguindo esse objetivo, foram estudados conceitos de marketing, serviços, serviços bancários, previdência privada e detalhamos os planos da Brasilprev, empresa da qual são comercializados os planos pelo Banco do Brasil. A conclusão é que existe uma grande parcela do mercado ainda inexplorada, principalmente no interior do país aonde a visão de longo prazo e de previdência privada pode ser mais bem trabalhada. Por outro lado, existe uma preocupação muito grande com o futuro dos filhos e da família, evidenciada pela aquisição de planos na modalidade júnior.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-10-02T04:13:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14187
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649498
url http://hdl.handle.net/10183/14187
identifier_str_mv 000649498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14187/2/000649498.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14187/1/000649498.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14187/3/000649498.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 171c22ca1f8dd8900cd48e6540874bd5
34064044195c2bf42d934e68a4c9e66e
e18b0a36f24572677ce1f4c1b599d6ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224383687032832