A construção do direito à educação infantil : avanços e desafios no contexto dos 20 anos da LDBEN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Luiza Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215404
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar avanços e desafios para a consolidação da educação infantil como primeira etapa da Educação Básica no contexto dos 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, resgatando aspectos importantes da trajetória recente desta etapa do ponto de vista de seu reconhecimento legal e conceitual e destacando desafiosno sentido da garantia do direito educacional para todas as crianças. O conteúdo dos dois últimos Planos Nacionais de Educação é tomado como indicador para esta avaliação, concluindo-se que o Brasil, além de não alcançar metas previstas em termos de percentuais de atendimento para esta faixa etária, ainda apresenta acesso desigual em termos de idade, localização de moradia e renda familiar, descumprindo padrões de qualidade existentes.
id UFRGS-2_bab29574a2fcc991ca4552eb6b06567c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215404
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flores, Maria Luiza Rodrigues2020-11-24T04:11:37Z20171809-5747http://hdl.handle.net/10183/215404001085086O artigo tem como objetivo analisar avanços e desafios para a consolidação da educação infantil como primeira etapa da Educação Básica no contexto dos 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, resgatando aspectos importantes da trajetória recente desta etapa do ponto de vista de seu reconhecimento legal e conceitual e destacando desafiosno sentido da garantia do direito educacional para todas as crianças. O conteúdo dos dois últimos Planos Nacionais de Educação é tomado como indicador para esta avaliação, concluindo-se que o Brasil, além de não alcançar metas previstas em termos de percentuais de atendimento para esta faixa etária, ainda apresenta acesso desigual em termos de idade, localização de moradia e renda familiar, descumprindo padrões de qualidade existentes.The article aims to review progress made and challenges to the consolidation of early childhood education as the first stage of basic education in the context of the 20 years of the Law of Guidelines and Bases of National Education, rescuing important aspects of the recent history of this view of the stage of their legal and conceptual recognition and highlighting challenges towards ensuring the educa-tional rights for all children. The content of the last two National Education Plans is taken as an indicator for this assessment, concluding that Brazil, in addition to not achieving targets set in terms of attendance percentage for this age group, still has unequal access in terms of age, location of housing and family income, disre-garding existing quality standards.application/pdfporRevista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro: UFRJ. Vol. 12, n. 24 (2017), p. 206-225Lei de diretrizes e bases da educação nacionalEducação infantilEarly childhood educationLaw of Guidelines and Bases of National EducationNational Education PlanA construção do direito à educação infantil : avanços e desafios no contexto dos 20 anos da LDBENinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085086.pdf.txt001085086.pdf.txtExtracted Texttext/plain58617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215404/2/001085086.pdf.txt1a8b9d8c2f1db0d4315551b29df6d141MD52ORIGINAL001085086.pdfTexto completoapplication/pdf209987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215404/1/001085086.pdfa5db4135200a82c116718f0316d13dd7MD5110183/2154042020-11-25 05:06:55.94857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215404Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-25T07:06:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do direito à educação infantil : avanços e desafios no contexto dos 20 anos da LDBEN
title A construção do direito à educação infantil : avanços e desafios no contexto dos 20 anos da LDBEN
spellingShingle A construção do direito à educação infantil : avanços e desafios no contexto dos 20 anos da LDBEN
Flores, Maria Luiza Rodrigues
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Educação infantil
Early childhood education
Law of Guidelines and Bases of National Education
National Education Plan
title_short A construção do direito à educação infantil : avanços e desafios no contexto dos 20 anos da LDBEN
title_full A construção do direito à educação infantil : avanços e desafios no contexto dos 20 anos da LDBEN
title_fullStr A construção do direito à educação infantil : avanços e desafios no contexto dos 20 anos da LDBEN
title_full_unstemmed A construção do direito à educação infantil : avanços e desafios no contexto dos 20 anos da LDBEN
title_sort A construção do direito à educação infantil : avanços e desafios no contexto dos 20 anos da LDBEN
author Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_facet Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Maria Luiza Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Educação infantil
topic Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Educação infantil
Early childhood education
Law of Guidelines and Bases of National Education
National Education Plan
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Law of Guidelines and Bases of National Education
National Education Plan
description O artigo tem como objetivo analisar avanços e desafios para a consolidação da educação infantil como primeira etapa da Educação Básica no contexto dos 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, resgatando aspectos importantes da trajetória recente desta etapa do ponto de vista de seu reconhecimento legal e conceitual e destacando desafiosno sentido da garantia do direito educacional para todas as crianças. O conteúdo dos dois últimos Planos Nacionais de Educação é tomado como indicador para esta avaliação, concluindo-se que o Brasil, além de não alcançar metas previstas em termos de percentuais de atendimento para esta faixa etária, ainda apresenta acesso desigual em termos de idade, localização de moradia e renda familiar, descumprindo padrões de qualidade existentes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-24T04:11:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215404
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-5747
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085086
identifier_str_mv 1809-5747
001085086
url http://hdl.handle.net/10183/215404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro: UFRJ. Vol. 12, n. 24 (2017), p. 206-225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215404/2/001085086.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215404/1/001085086.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a8b9d8c2f1db0d4315551b29df6d141
a5db4135200a82c116718f0316d13dd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447725168132096