Os anos finais do ensino fundamental e as tecnologias da informação : uma reflexão sobre a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Edilaine Fernanda Velho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95847
Resumo: Com esta pesquisa foi possível verificar como as disciplinas escolares da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves se configuram em ambientes informatizados. Foi possível também refletir sobre a prática educativa com o uso das tecnologias e compreender como esta sendo utilizada na escola. Esse estudo teve como sujeitos de pesquisa 19 professores que atuam em turmas dos anos finais do ensino fundamental da escola e que desenvolvem atividades educativas no Laboratório de Informática. Foi realizada uma investigação qualitativa e também foram utilizados dados em uma perspectiva quantitativa, pois a partir destes dados houve um aprofundamento na pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada com questionários, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas e observações. O questionário verificou a preparação dos professores para o uso da informática com seus alunos, os indícios da integração do laboratório de informática da escola com seus planejamentos pedagógicos verificando os tipos de atividades desenvolvidas no espaço informatizado e a opinião dos professores sobre o uso das tecnologias em diferentes concepções. Partindo dos questionários foram selecionados três professores para o estudo de caso. No estudo de caso verificou-se elementos relacionados ao currículo escolar, uma reflexão sobre a prática com os recursos informáticos e algumas dificuldades que necessitam ser superadas para que o trabalho com as tecnologias informáticas possam ser aperfeiçoados. Os resultados dessa investigação poderão servir para que a prática dos professores seja repensada, para que transformações pedagógicas sejam realizadas no ensino.
id UFRGS-2_baf1fd4376b8e63d76bf3a7858957b93
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95847
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guedes, Edilaine Fernanda VelhoGeller, Marlise2014-05-31T02:07:02Z2012http://hdl.handle.net/10183/95847000913699Com esta pesquisa foi possível verificar como as disciplinas escolares da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves se configuram em ambientes informatizados. Foi possível também refletir sobre a prática educativa com o uso das tecnologias e compreender como esta sendo utilizada na escola. Esse estudo teve como sujeitos de pesquisa 19 professores que atuam em turmas dos anos finais do ensino fundamental da escola e que desenvolvem atividades educativas no Laboratório de Informática. Foi realizada uma investigação qualitativa e também foram utilizados dados em uma perspectiva quantitativa, pois a partir destes dados houve um aprofundamento na pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada com questionários, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas e observações. O questionário verificou a preparação dos professores para o uso da informática com seus alunos, os indícios da integração do laboratório de informática da escola com seus planejamentos pedagógicos verificando os tipos de atividades desenvolvidas no espaço informatizado e a opinião dos professores sobre o uso das tecnologias em diferentes concepções. Partindo dos questionários foram selecionados três professores para o estudo de caso. No estudo de caso verificou-se elementos relacionados ao currículo escolar, uma reflexão sobre a prática com os recursos informáticos e algumas dificuldades que necessitam ser superadas para que o trabalho com as tecnologias informáticas possam ser aperfeiçoados. Os resultados dessa investigação poderão servir para que a prática dos professores seja repensada, para que transformações pedagógicas sejam realizadas no ensino.Through this research it was possible to see how school subjects at Castro Alves Municipal Elementary School are configured in computerized environments. It was also possible to reflect on the educational practice with the use of technology and to understand how it is being used in the school. This study had 19 teachers who work with groups of the primary school final years and develop educational activities in the Computer Laboratory as subject of research. We conducted a qualitative research and data were also used in a quantitative perspective, because from these data there was a deepening in qualitative research. Data collection was conducted with questionnaires, literature, field research, interviews and observations. The questionnaire verified the teachers’ preparation to use computers with their students, evidence of the school computer lab integration with their pedagogical planning, checking the types of activities developed in the computerized space and the teachers’ opinions about the use of technology in different conceptions. Based on the questionnaires three teachers were selected for the case study. In this case study elements related to the school curriculum, a reflection on the practice with computer resources and some difficulties that need to be overcome so that the work with the computer technology can be improved were verified. The result of this research may be useful for teachers to rethink their practice so that pedagogical changes are made in education.application/pdfporLaboratório de informáticaPrática pedagógicaInformática na educaçãoComputing in schoolComputing resourcesPedagogical practiceOs anos finais do ensino fundamental e as tecnologias da informação : uma reflexão sobre a prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913699.pdf000913699.pdfTexto completoapplication/pdf578918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95847/1/000913699.pdf665a2a00111dd55a4203fb420790e780MD51TEXT000913699.pdf.txt000913699.pdf.txtExtracted Texttext/plain132137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95847/2/000913699.pdf.txte5dbf16632b063e85306c9b06daf9810MD52THUMBNAIL000913699.pdf.jpg000913699.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95847/3/000913699.pdf.jpgf54a89f640c2d8e143e96002752f231fMD5310183/958472018-10-16 07:57:26.332oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95847Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os anos finais do ensino fundamental e as tecnologias da informação : uma reflexão sobre a prática docente
title Os anos finais do ensino fundamental e as tecnologias da informação : uma reflexão sobre a prática docente
spellingShingle Os anos finais do ensino fundamental e as tecnologias da informação : uma reflexão sobre a prática docente
Guedes, Edilaine Fernanda Velho
Laboratório de informática
Prática pedagógica
Informática na educação
Computing in school
Computing resources
Pedagogical practice
title_short Os anos finais do ensino fundamental e as tecnologias da informação : uma reflexão sobre a prática docente
title_full Os anos finais do ensino fundamental e as tecnologias da informação : uma reflexão sobre a prática docente
title_fullStr Os anos finais do ensino fundamental e as tecnologias da informação : uma reflexão sobre a prática docente
title_full_unstemmed Os anos finais do ensino fundamental e as tecnologias da informação : uma reflexão sobre a prática docente
title_sort Os anos finais do ensino fundamental e as tecnologias da informação : uma reflexão sobre a prática docente
author Guedes, Edilaine Fernanda Velho
author_facet Guedes, Edilaine Fernanda Velho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Edilaine Fernanda Velho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geller, Marlise
contributor_str_mv Geller, Marlise
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório de informática
Prática pedagógica
Informática na educação
topic Laboratório de informática
Prática pedagógica
Informática na educação
Computing in school
Computing resources
Pedagogical practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Computing in school
Computing resources
Pedagogical practice
description Com esta pesquisa foi possível verificar como as disciplinas escolares da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves se configuram em ambientes informatizados. Foi possível também refletir sobre a prática educativa com o uso das tecnologias e compreender como esta sendo utilizada na escola. Esse estudo teve como sujeitos de pesquisa 19 professores que atuam em turmas dos anos finais do ensino fundamental da escola e que desenvolvem atividades educativas no Laboratório de Informática. Foi realizada uma investigação qualitativa e também foram utilizados dados em uma perspectiva quantitativa, pois a partir destes dados houve um aprofundamento na pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada com questionários, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas e observações. O questionário verificou a preparação dos professores para o uso da informática com seus alunos, os indícios da integração do laboratório de informática da escola com seus planejamentos pedagógicos verificando os tipos de atividades desenvolvidas no espaço informatizado e a opinião dos professores sobre o uso das tecnologias em diferentes concepções. Partindo dos questionários foram selecionados três professores para o estudo de caso. No estudo de caso verificou-se elementos relacionados ao currículo escolar, uma reflexão sobre a prática com os recursos informáticos e algumas dificuldades que necessitam ser superadas para que o trabalho com as tecnologias informáticas possam ser aperfeiçoados. Os resultados dessa investigação poderão servir para que a prática dos professores seja repensada, para que transformações pedagógicas sejam realizadas no ensino.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-31T02:07:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95847
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913699
url http://hdl.handle.net/10183/95847
identifier_str_mv 000913699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95847/1/000913699.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95847/2/000913699.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95847/3/000913699.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 665a2a00111dd55a4203fb420790e780
e5dbf16632b063e85306c9b06daf9810
f54a89f640c2d8e143e96002752f231f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465298751488