A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de matemática : uma análise sob as lentes da decolonialidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sachet, Bruna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa, Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235176
Resumo: Essa pesquisa objetiva investigar como se apresenta a concepção de gênero de alunos e alunas do 1º ano do Ensino Médio evidenciadas por meio de atividades com memes em uma aula de matemática. Nesse sentido, teoricamente nos sustentamos em estudos sobre gênero e decolonialidade, focando, principalmente, a ideia de decolonialidade de gênero, a qual se opõe à colonialidade de gênero que é evidenciada sob uma perspectiva eurocêntrica do saber, ou seja, como algo pertencente ao homem-branco, no nosso caso, efetivamente o saber matemático. Assim, desenvolvemos atividades com memes da internet que tratavam da temática gênero, perpetuando uma posição colonial, assim como, memes que referenciam a mulher como não detentora do saber lógico-matemático. Essas atividades foram fontes de reflexão sobre a própria concepção de gênero de cada estudante e propiciaram que essas concepções viessem à tona. Nossos resultados traçam um perfil de indiferença, por parte de alguns alunos, em um primeiro momento, quanto a naturalizações coloniais sobre as relações entre homens e mulheres. Ou seja, há, por vezes, uma despreocupação com o fato do acesso ao corpo feminino ser de decisão do homem na colonialidade das relações afetivas. Sugere, ainda, generalizações das mulheres a fim de justificar determinados comportamentos e defender as atitudes de acesso ao corpo. No entanto, a reflexão pode levar, ao mesmo tempo, a uma postura que encara que a mulher não é menos incapaz que o homem, que não deixa de saber matemática, que possui raciocínio lógico, bem como, o fato dela ser livre para escolher o que quiser ser.
id UFRGS-2_bb0df48fe6c9e5d21da5cb68b910b3c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235176
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sachet, BrunaRosa, Maurício2022-02-16T04:30:26Z20212238-0345http://hdl.handle.net/10183/235176001136602Essa pesquisa objetiva investigar como se apresenta a concepção de gênero de alunos e alunas do 1º ano do Ensino Médio evidenciadas por meio de atividades com memes em uma aula de matemática. Nesse sentido, teoricamente nos sustentamos em estudos sobre gênero e decolonialidade, focando, principalmente, a ideia de decolonialidade de gênero, a qual se opõe à colonialidade de gênero que é evidenciada sob uma perspectiva eurocêntrica do saber, ou seja, como algo pertencente ao homem-branco, no nosso caso, efetivamente o saber matemático. Assim, desenvolvemos atividades com memes da internet que tratavam da temática gênero, perpetuando uma posição colonial, assim como, memes que referenciam a mulher como não detentora do saber lógico-matemático. Essas atividades foram fontes de reflexão sobre a própria concepção de gênero de cada estudante e propiciaram que essas concepções viessem à tona. Nossos resultados traçam um perfil de indiferença, por parte de alguns alunos, em um primeiro momento, quanto a naturalizações coloniais sobre as relações entre homens e mulheres. Ou seja, há, por vezes, uma despreocupação com o fato do acesso ao corpo feminino ser de decisão do homem na colonialidade das relações afetivas. Sugere, ainda, generalizações das mulheres a fim de justificar determinados comportamentos e defender as atitudes de acesso ao corpo. No entanto, a reflexão pode levar, ao mesmo tempo, a uma postura que encara que a mulher não é menos incapaz que o homem, que não deixa de saber matemática, que possui raciocínio lógico, bem como, o fato dela ser livre para escolher o que quiser ser.This research aims to investigate how the gender conception of students from the 1st year of high school is shown through activities with memes in a math class. In this way, theoretically we rely on studies on gender and decoloniality, focusing mainly on the idea of decoloniality of gender, which is opposed to gender coloniality that is evidenced from a Eurocentric perspective of knowledge, that is, as something belonging to white men, in our case, effectively mathematical knowledge. Thus, we developed activities with memes from the internet that dealt with the gender theme, perpetuating a colonial position, as well as memes that referred to women as not having the logical-mathematical knowledge. These activities were sources of reflection on each student’s own conception of gender and enabled these conceptions to come to the fore. Our results trace a profile of indifference, on the part of some students, at first, regarding colonial naturalizations about the relations between men and women. In other words,there is sometimes a lack of concern with the fact that access to the female body is the decision of the man in the coloniality of affective relationships. It also suggests generalizations of women in order to justify certain behaviors and defend the attitudes of access to the body. However, the reflection can lead, at the same time, to a posture that sees the woman is no less incapable than the man, who does not stop knowing mathematics, who has logical reasoning, as well as the fact that she is free to choose whatever shewantsto be.application/pdfporRIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, DF. Vol. 11, n.1 (2021), p. 105-124MachismoMatemáticaSexismoMathematics educationInternet memesMathematical activitiesMale chauvinismSexismA concepção de gênero por meio de memes em uma aula de matemática : uma análise sob as lentes da decolonialidadeMathematics education and the genre conception in memes : an analysis under decoloniality lensinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136602.pdf.txt001136602.pdf.txtExtracted Texttext/plain62170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235176/2/001136602.pdf.txt4c8735f13220ace2f0f682a20debc6f4MD52ORIGINAL001136602.pdfTexto completoapplication/pdf706968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235176/1/001136602.pdfd5ec824952d33e01ab87c31d55eb9970MD5110183/2351762022-02-22 04:47:46.110375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235176Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:47:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de matemática : uma análise sob as lentes da decolonialidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematics education and the genre conception in memes : an analysis under decoloniality lens
title A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de matemática : uma análise sob as lentes da decolonialidade
spellingShingle A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de matemática : uma análise sob as lentes da decolonialidade
Sachet, Bruna
Machismo
Matemática
Sexismo
Mathematics education
Internet memes
Mathematical activities
Male chauvinism
Sexism
title_short A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de matemática : uma análise sob as lentes da decolonialidade
title_full A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de matemática : uma análise sob as lentes da decolonialidade
title_fullStr A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de matemática : uma análise sob as lentes da decolonialidade
title_full_unstemmed A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de matemática : uma análise sob as lentes da decolonialidade
title_sort A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de matemática : uma análise sob as lentes da decolonialidade
author Sachet, Bruna
author_facet Sachet, Bruna
Rosa, Maurício
author_role author
author2 Rosa, Maurício
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sachet, Bruna
Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Machismo
Matemática
Sexismo
topic Machismo
Matemática
Sexismo
Mathematics education
Internet memes
Mathematical activities
Male chauvinism
Sexism
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
Internet memes
Mathematical activities
Male chauvinism
Sexism
description Essa pesquisa objetiva investigar como se apresenta a concepção de gênero de alunos e alunas do 1º ano do Ensino Médio evidenciadas por meio de atividades com memes em uma aula de matemática. Nesse sentido, teoricamente nos sustentamos em estudos sobre gênero e decolonialidade, focando, principalmente, a ideia de decolonialidade de gênero, a qual se opõe à colonialidade de gênero que é evidenciada sob uma perspectiva eurocêntrica do saber, ou seja, como algo pertencente ao homem-branco, no nosso caso, efetivamente o saber matemático. Assim, desenvolvemos atividades com memes da internet que tratavam da temática gênero, perpetuando uma posição colonial, assim como, memes que referenciam a mulher como não detentora do saber lógico-matemático. Essas atividades foram fontes de reflexão sobre a própria concepção de gênero de cada estudante e propiciaram que essas concepções viessem à tona. Nossos resultados traçam um perfil de indiferença, por parte de alguns alunos, em um primeiro momento, quanto a naturalizações coloniais sobre as relações entre homens e mulheres. Ou seja, há, por vezes, uma despreocupação com o fato do acesso ao corpo feminino ser de decisão do homem na colonialidade das relações afetivas. Sugere, ainda, generalizações das mulheres a fim de justificar determinados comportamentos e defender as atitudes de acesso ao corpo. No entanto, a reflexão pode levar, ao mesmo tempo, a uma postura que encara que a mulher não é menos incapaz que o homem, que não deixa de saber matemática, que possui raciocínio lógico, bem como, o fato dela ser livre para escolher o que quiser ser.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T04:30:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235176
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-0345
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136602
identifier_str_mv 2238-0345
001136602
url http://hdl.handle.net/10183/235176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, DF. Vol. 11, n.1 (2021), p. 105-124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235176/2/001136602.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235176/1/001136602.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c8735f13220ace2f0f682a20debc6f4
d5ec824952d33e01ab87c31d55eb9970
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225050687275008