Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hostyn, Victória Leizer dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148343
Resumo: Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra a/o estudante na cultura corporal de movimento bem como, na cultura em geral, nessa perspectiva cabe ressaltar a importância da categoria docente na formação holística das/dos estudantes, preparando-as/os para a vida em geral. Desta forma cabe a reflexão a cerca das atitudes tomadas pelas/os docentes em suas aulas, onde muitas vezes expressam opressões que futuramente podem ser reproduzidos pelas/os estudantes tendo reflexos na sua vida e na sociedade, e vice e versa. Partindo dessa percepção, o objetivo desse estudo é identificar, descrever e problematizar atitudes sexistas tomadas por professores de Educação Física na Escola, na perspectiva de estudantes e ex estudantes. Um estudo descritivo, feito por meio de questionários online. A população é caracterizada por estudantes ou ex estudantes, destes foram retirados fragmentos de repostas para serem analisados.
id UFRGS-2_8fd3598dcf11f4a6dd57d435e7d35caf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148343
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hostyn, Victória Leizer dos SantosFonseca, Laura Souza2016-09-22T02:14:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/148343001000490Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra a/o estudante na cultura corporal de movimento bem como, na cultura em geral, nessa perspectiva cabe ressaltar a importância da categoria docente na formação holística das/dos estudantes, preparando-as/os para a vida em geral. Desta forma cabe a reflexão a cerca das atitudes tomadas pelas/os docentes em suas aulas, onde muitas vezes expressam opressões que futuramente podem ser reproduzidos pelas/os estudantes tendo reflexos na sua vida e na sociedade, e vice e versa. Partindo dessa percepção, o objetivo desse estudo é identificar, descrever e problematizar atitudes sexistas tomadas por professores de Educação Física na Escola, na perspectiva de estudantes e ex estudantes. Um estudo descritivo, feito por meio de questionários online. A população é caracterizada por estudantes ou ex estudantes, destes foram retirados fragmentos de repostas para serem analisados.Physical Education is understood as a discipline that introduces and integrates the student into the culture of body movement, as well as culture in general. From this perspective, it is essential to highlight the importance of the teaching category in the holistic formation of students, preparing them for life in general. Thus, it is relevant to reflect on the actions taken by teachers in classes, in which they often express oppressions that can eventually be copied by students, having some kind of impact in their lives and in society, and vice versa. Based on this perception, the goal of this study is to identify, describe and discuss sexist attitudes taken by teachers in the School of Physical Education. A descriptive study, made through online questionnaires. The sample is characterized by students or former students randomly chosen in which fragments of their responses were taken for analysis.application/pdfporEducação física escolarChauvinismSchoolEducationSexismAtitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000490.pdf001000490.pdfTexto completoapplication/pdf618192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/1/001000490.pdf0a8c0159f11891d77a2ebf10b2bbc361MD51TEXT001000490.pdf.txt001000490.pdf.txtExtracted Texttext/plain91156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/2/001000490.pdf.txt18b4e54d3823d3d3ee48c975bec830b2MD52THUMBNAIL001000490.pdf.jpg001000490.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/3/001000490.pdf.jpg5bdde95190c6934a72b124ec715f6cd5MD5310183/1483432018-10-29 08:55:13.814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148343Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões
title Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões
spellingShingle Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões
Hostyn, Victória Leizer dos Santos
Educação física escolar
Chauvinism
School
Education
Sexism
title_short Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões
title_full Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões
title_fullStr Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões
title_full_unstemmed Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões
title_sort Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões
author Hostyn, Victória Leizer dos Santos
author_facet Hostyn, Victória Leizer dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hostyn, Victória Leizer dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
topic Educação física escolar
Chauvinism
School
Education
Sexism
dc.subject.eng.fl_str_mv Chauvinism
School
Education
Sexism
description Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra a/o estudante na cultura corporal de movimento bem como, na cultura em geral, nessa perspectiva cabe ressaltar a importância da categoria docente na formação holística das/dos estudantes, preparando-as/os para a vida em geral. Desta forma cabe a reflexão a cerca das atitudes tomadas pelas/os docentes em suas aulas, onde muitas vezes expressam opressões que futuramente podem ser reproduzidos pelas/os estudantes tendo reflexos na sua vida e na sociedade, e vice e versa. Partindo dessa percepção, o objetivo desse estudo é identificar, descrever e problematizar atitudes sexistas tomadas por professores de Educação Física na Escola, na perspectiva de estudantes e ex estudantes. Um estudo descritivo, feito por meio de questionários online. A população é caracterizada por estudantes ou ex estudantes, destes foram retirados fragmentos de repostas para serem analisados.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-22T02:14:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148343
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000490
url http://hdl.handle.net/10183/148343
identifier_str_mv 001000490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/1/001000490.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/2/001000490.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/3/001000490.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a8c0159f11891d77a2ebf10b2bbc361
18b4e54d3823d3d3ee48c975bec830b2
5bdde95190c6934a72b124ec715f6cd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224517683511296