Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148343 |
Resumo: | Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra a/o estudante na cultura corporal de movimento bem como, na cultura em geral, nessa perspectiva cabe ressaltar a importância da categoria docente na formação holística das/dos estudantes, preparando-as/os para a vida em geral. Desta forma cabe a reflexão a cerca das atitudes tomadas pelas/os docentes em suas aulas, onde muitas vezes expressam opressões que futuramente podem ser reproduzidos pelas/os estudantes tendo reflexos na sua vida e na sociedade, e vice e versa. Partindo dessa percepção, o objetivo desse estudo é identificar, descrever e problematizar atitudes sexistas tomadas por professores de Educação Física na Escola, na perspectiva de estudantes e ex estudantes. Um estudo descritivo, feito por meio de questionários online. A população é caracterizada por estudantes ou ex estudantes, destes foram retirados fragmentos de repostas para serem analisados. |
id |
UFRGS-2_8fd3598dcf11f4a6dd57d435e7d35caf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148343 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hostyn, Victória Leizer dos SantosFonseca, Laura Souza2016-09-22T02:14:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/148343001000490Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra a/o estudante na cultura corporal de movimento bem como, na cultura em geral, nessa perspectiva cabe ressaltar a importância da categoria docente na formação holística das/dos estudantes, preparando-as/os para a vida em geral. Desta forma cabe a reflexão a cerca das atitudes tomadas pelas/os docentes em suas aulas, onde muitas vezes expressam opressões que futuramente podem ser reproduzidos pelas/os estudantes tendo reflexos na sua vida e na sociedade, e vice e versa. Partindo dessa percepção, o objetivo desse estudo é identificar, descrever e problematizar atitudes sexistas tomadas por professores de Educação Física na Escola, na perspectiva de estudantes e ex estudantes. Um estudo descritivo, feito por meio de questionários online. A população é caracterizada por estudantes ou ex estudantes, destes foram retirados fragmentos de repostas para serem analisados.Physical Education is understood as a discipline that introduces and integrates the student into the culture of body movement, as well as culture in general. From this perspective, it is essential to highlight the importance of the teaching category in the holistic formation of students, preparing them for life in general. Thus, it is relevant to reflect on the actions taken by teachers in classes, in which they often express oppressions that can eventually be copied by students, having some kind of impact in their lives and in society, and vice versa. Based on this perception, the goal of this study is to identify, describe and discuss sexist attitudes taken by teachers in the School of Physical Education. A descriptive study, made through online questionnaires. The sample is characterized by students or former students randomly chosen in which fragments of their responses were taken for analysis.application/pdfporEducação física escolarChauvinismSchoolEducationSexismAtitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000490.pdf001000490.pdfTexto completoapplication/pdf618192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/1/001000490.pdf0a8c0159f11891d77a2ebf10b2bbc361MD51TEXT001000490.pdf.txt001000490.pdf.txtExtracted Texttext/plain91156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/2/001000490.pdf.txt18b4e54d3823d3d3ee48c975bec830b2MD52THUMBNAIL001000490.pdf.jpg001000490.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/3/001000490.pdf.jpg5bdde95190c6934a72b124ec715f6cd5MD5310183/1483432018-10-29 08:55:13.814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148343Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões |
title |
Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões |
spellingShingle |
Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões Hostyn, Victória Leizer dos Santos Educação física escolar Chauvinism School Education Sexism |
title_short |
Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões |
title_full |
Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões |
title_fullStr |
Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões |
title_full_unstemmed |
Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões |
title_sort |
Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões |
author |
Hostyn, Victória Leizer dos Santos |
author_facet |
Hostyn, Victória Leizer dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hostyn, Victória Leizer dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
contributor_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar |
topic |
Educação física escolar Chauvinism School Education Sexism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chauvinism School Education Sexism |
description |
Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra a/o estudante na cultura corporal de movimento bem como, na cultura em geral, nessa perspectiva cabe ressaltar a importância da categoria docente na formação holística das/dos estudantes, preparando-as/os para a vida em geral. Desta forma cabe a reflexão a cerca das atitudes tomadas pelas/os docentes em suas aulas, onde muitas vezes expressam opressões que futuramente podem ser reproduzidos pelas/os estudantes tendo reflexos na sua vida e na sociedade, e vice e versa. Partindo dessa percepção, o objetivo desse estudo é identificar, descrever e problematizar atitudes sexistas tomadas por professores de Educação Física na Escola, na perspectiva de estudantes e ex estudantes. Um estudo descritivo, feito por meio de questionários online. A população é caracterizada por estudantes ou ex estudantes, destes foram retirados fragmentos de repostas para serem analisados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-22T02:14:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148343 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000490 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148343 |
identifier_str_mv |
001000490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/1/001000490.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/2/001000490.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148343/3/001000490.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a8c0159f11891d77a2ebf10b2bbc361 18b4e54d3823d3d3ee48c975bec830b2 5bdde95190c6934a72b124ec715f6cd5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224517683511296 |