Educação e sociedade democrática : interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virginio, Alexandre Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182887
Resumo: sociedade democrática. A relação entre democracia e educação funda-se na identificação dos predicados da primeira, sobretudo, a partir das contribuições de Karl Mannheim, e nas propriedades da segunda, mormente em sua dimensão política, estribo para a convergência entre processos curriculares e necessidades sociais. Tomando por base a realidade nacional, asseveramos que a construção de uma consciência e personalidade democrática decorre da consecução de uma outra sociabilidade, qual seja, consoante aos valores da reciprocidade e da cooperação, tanto quanto sensível à qualificação dos termos que definem, objetiva e subjetivamente, a qualidade de vida. Tal qualidade decorre, ademais, do desenvolvimento das interpretações críticas e/ou propostas criativas colocadas na e pela experiência cotidiana. Considerando a natureza precária de nossa cidadania, tanto quanto os desafios educacionais em curso, colocamos em relevo o desafio da formação política do educador. Esta dimensão formativa, principalmente se levarmos em conta as carências e dificuldades das classes populares, pode, se observadas e desenvolvidas as relações ético-políticas que permeiam o saber e o fazer docente, conferir um outro cariz, de natureza humanista, ao processo de socialização escolar. Mais do que isso, pode significar a mediação necessária, ainda que não suficiente, entre utopia democrática e sociedade democrática,entre realidade social e contextos de cidadania e entre necessidade da política e mudança social.
id UFRGS-2_bb20d812f7c1162c5abeb2cbe2ce875f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182887
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Virginio, Alexandre Silva2018-09-28T02:34:50Z20121517-4522http://hdl.handle.net/10183/182887000862395sociedade democrática. A relação entre democracia e educação funda-se na identificação dos predicados da primeira, sobretudo, a partir das contribuições de Karl Mannheim, e nas propriedades da segunda, mormente em sua dimensão política, estribo para a convergência entre processos curriculares e necessidades sociais. Tomando por base a realidade nacional, asseveramos que a construção de uma consciência e personalidade democrática decorre da consecução de uma outra sociabilidade, qual seja, consoante aos valores da reciprocidade e da cooperação, tanto quanto sensível à qualificação dos termos que definem, objetiva e subjetivamente, a qualidade de vida. Tal qualidade decorre, ademais, do desenvolvimento das interpretações críticas e/ou propostas criativas colocadas na e pela experiência cotidiana. Considerando a natureza precária de nossa cidadania, tanto quanto os desafios educacionais em curso, colocamos em relevo o desafio da formação política do educador. Esta dimensão formativa, principalmente se levarmos em conta as carências e dificuldades das classes populares, pode, se observadas e desenvolvidas as relações ético-políticas que permeiam o saber e o fazer docente, conferir um outro cariz, de natureza humanista, ao processo de socialização escolar. Mais do que isso, pode significar a mediação necessária, ainda que não suficiente, entre utopia democrática e sociedade democrática,entre realidade social e contextos de cidadania e entre necessidade da política e mudança social.In this work we aim at pointing out the role of education in the constitution of a democratic society. The relationship between democracy and education is established by the identification of the predicates of the first, mainly from the contributions of Karl Mannheim, and the properties of the latter, especially in its political dimension, supporting the convergence between curricular processes and social needs. Based on Brazilian reality, we assert that the construction of a democratic conscience and personality stems from the achievement of another sociability, which is consonant with the values of reciprocity and cooperation, as much as sensible to the qualification of the terms that define, objectively and subjectively, the quality of life. Such quality stems, moreover, from the development of critical interpretations and/or creative proposals created as a result of and by everyday experience. Considering the precarious nature of our citizenship, as much as the ongoing educational challenges, we therefore highlight the challenge of the political education for educators. If observed and developed within ethical-political relations common to the teacher knowledge and know-how, this formative dimension can offer a humanist connotation to the process of school socialization, especially by taking into account the needs and difficulties of the popular class. More than that, it may mean the necessary mediation, although still insufficient, between the democratic project and democratic society, or even between social reality and contexts of citizenship, as well as between political needs and social change.application/pdfporSociologias. Porto Alegre. Vol. 14, n. 29 (jan./abr. 2012), p. 176-212EducaçãoCidadaniaFormação políticaDemocratic societyEducationCitizenshipPolitical education of educatorsEducação e sociedade democrática : interpretações sociológicas e desafios à formação política do educadorEducation and democratic society: sociological interpretations and challenges to political education of educatorsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862395.pdfTexto completoapplication/pdf415993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182887/1/000862395.pdfe8530d32c73689b583ac3ecbf532e6efMD51TEXT000862395.pdf.txt000862395.pdf.txtExtracted Texttext/plain78979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182887/2/000862395.pdf.txtc954a19cb96899b9e0e75e543b8bccc7MD52THUMBNAIL000862395.pdf.jpg000862395.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182887/3/000862395.pdf.jpg7edf0948281ae9bd7baa7cf63191489cMD5310183/1828872018-10-05 08:01:52.753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:01:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e sociedade democrática : interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education and democratic society: sociological interpretations and challenges to political education of educators
title Educação e sociedade democrática : interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador
spellingShingle Educação e sociedade democrática : interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador
Virginio, Alexandre Silva
Educação
Cidadania
Formação política
Democratic society
Education
Citizenship
Political education of educators
title_short Educação e sociedade democrática : interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador
title_full Educação e sociedade democrática : interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador
title_fullStr Educação e sociedade democrática : interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador
title_full_unstemmed Educação e sociedade democrática : interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador
title_sort Educação e sociedade democrática : interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador
author Virginio, Alexandre Silva
author_facet Virginio, Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Virginio, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cidadania
Formação política
topic Educação
Cidadania
Formação política
Democratic society
Education
Citizenship
Political education of educators
dc.subject.eng.fl_str_mv Democratic society
Education
Citizenship
Political education of educators
description sociedade democrática. A relação entre democracia e educação funda-se na identificação dos predicados da primeira, sobretudo, a partir das contribuições de Karl Mannheim, e nas propriedades da segunda, mormente em sua dimensão política, estribo para a convergência entre processos curriculares e necessidades sociais. Tomando por base a realidade nacional, asseveramos que a construção de uma consciência e personalidade democrática decorre da consecução de uma outra sociabilidade, qual seja, consoante aos valores da reciprocidade e da cooperação, tanto quanto sensível à qualificação dos termos que definem, objetiva e subjetivamente, a qualidade de vida. Tal qualidade decorre, ademais, do desenvolvimento das interpretações críticas e/ou propostas criativas colocadas na e pela experiência cotidiana. Considerando a natureza precária de nossa cidadania, tanto quanto os desafios educacionais em curso, colocamos em relevo o desafio da formação política do educador. Esta dimensão formativa, principalmente se levarmos em conta as carências e dificuldades das classes populares, pode, se observadas e desenvolvidas as relações ético-políticas que permeiam o saber e o fazer docente, conferir um outro cariz, de natureza humanista, ao processo de socialização escolar. Mais do que isso, pode significar a mediação necessária, ainda que não suficiente, entre utopia democrática e sociedade democrática,entre realidade social e contextos de cidadania e entre necessidade da política e mudança social.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-28T02:34:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182887
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-4522
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000862395
identifier_str_mv 1517-4522
000862395
url http://hdl.handle.net/10183/182887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Sociologias. Porto Alegre. Vol. 14, n. 29 (jan./abr. 2012), p. 176-212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182887/1/000862395.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182887/2/000862395.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182887/3/000862395.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e8530d32c73689b583ac3ecbf532e6ef
c954a19cb96899b9e0e75e543b8bccc7
7edf0948281ae9bd7baa7cf63191489c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447670766960640