A formação na maturidade como apropriação da própria história de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fooken, Insa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Doll, Johannes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226322
Resumo: No presente artigo, a disposição e a competência para a apropriação da própria história de vida são consideradas como modos de formação1 na maturidade. Estas se relacionam com fatores históricos e sócio-políticos e estão inscritas em contextos multigeracionais de formação e processos de desenvolvimento ao longo da vida. Nesta perspectiva, conceitos como geração, geracionalidade, geratividade e transmissão transgeracional ganham destaque e serão aprofundados no texto. A linha argumentativa que sustenta este ponto de vista baseia-se em estudos de países de língua alemã sobre crianças da Segunda Guerra Mundial que envelheceram. Apesar de se tratar de uma situação específica, nos parece possível a extensão das reflexões também para o contexto brasileiro.
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spelling Fooken, InsaDoll, Johannes2021-08-31T04:21:32Z20150100-3143http://hdl.handle.net/10183/226322000949706No presente artigo, a disposição e a competência para a apropriação da própria história de vida são consideradas como modos de formação1 na maturidade. Estas se relacionam com fatores históricos e sócio-políticos e estão inscritas em contextos multigeracionais de formação e processos de desenvolvimento ao longo da vida. Nesta perspectiva, conceitos como geração, geracionalidade, geratividade e transmissão transgeracional ganham destaque e serão aprofundados no texto. A linha argumentativa que sustenta este ponto de vista baseia-se em estudos de países de língua alemã sobre crianças da Segunda Guerra Mundial que envelheceram. Apesar de se tratar de uma situação específica, nos parece possível a extensão das reflexões também para o contexto brasileiro.In this paper, the capacity and willingness to the appropriation of one’s own life history will be evaluated as an expression of Education in old age. These relate to historical and socio-political factors and are entered in multigenerational educational contexts and processes of development throughout life. In this perspective, concepts such as generation, generationality, generativity and transgenerational transmission are highlighted and will be discussed. The line of argument supporting this point of view is based on studies from German-speaking countries about children of World War II who have aged. Although this is a specific situation, it seems possible to extend the reflections to the Brazilian context as well.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 1 (jan./mar. 2015), p. 17-32EnvelhecimentoHistória de vidaMaturidadeIntergenerational trainingGenerationalityGenerativityChildren of war in old ageA formação na maturidade como apropriação da própria história de vidaEducation in old age as appropriation of one's own life history info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000949706.pdf.txt000949706.pdf.txtExtracted Texttext/plain47011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226322/2/000949706.pdf.txt2effab9c9b4431874233bdac2eb89bb2MD52ORIGINAL000949706.pdfTexto completoapplication/pdf191669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226322/1/000949706.pdf03117cb1ffd7f4e56dc1c636d15bc851MD5110183/2263222023-04-27 03:30:34.456236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226322Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:30:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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