O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corso, Josmael
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142120
Resumo: A escola, integrante da sociedade, está imersa em transformações tecnológicas, exigindo adequações do ensinar e aprender. O audiovisual, representando em grande parte pelo vídeo, é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Relativamente de fácil acesso o vídeo é ainda uma tecnologia que apresenta dificuldades em ser incorporada como recurso educativo. Este trabalho buscou investigar o potencial educativo do uso de vídeos de ciências como instrumento didático no ensino de biologia na Educação Básica. A investigação ocorreu através da aplicação de aulas introduzidas com vídeos de ciência do Canal do Nerdologia. A pesquisa do tipo descritiva foi realizada por meio de questionário. Através dos dados obtidos infere-se que os vídeos de ciência contribuem para dinâmica da aula, esclarecimento e interesse pelos temas. De modo geral, os vídeos exibidos foram considerados uma boa forma de aprender os temas e motivadores para explorar outros vídeos de ciências.
id UFRGS-2_bb5f3fe2725f8c4143d62d0291ee29bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142120
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corso, JosmaelMoço, Maria Cecília de Chiara2016-05-28T02:09:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/142120000989348A escola, integrante da sociedade, está imersa em transformações tecnológicas, exigindo adequações do ensinar e aprender. O audiovisual, representando em grande parte pelo vídeo, é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Relativamente de fácil acesso o vídeo é ainda uma tecnologia que apresenta dificuldades em ser incorporada como recurso educativo. Este trabalho buscou investigar o potencial educativo do uso de vídeos de ciências como instrumento didático no ensino de biologia na Educação Básica. A investigação ocorreu através da aplicação de aulas introduzidas com vídeos de ciência do Canal do Nerdologia. A pesquisa do tipo descritiva foi realizada por meio de questionário. Através dos dados obtidos infere-se que os vídeos de ciência contribuem para dinâmica da aula, esclarecimento e interesse pelos temas. De modo geral, os vídeos exibidos foram considerados uma boa forma de aprender os temas e motivadores para explorar outros vídeos de ciências.application/pdfporEnsino de biologiaTécnicas de ensinoAudiovisualO papel do audiovisual na educação : vídeos de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989348.pdf000989348.pdfTexto completoapplication/pdf1006376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142120/1/000989348.pdfbd84c6867a1fe830e8e7455f4b138483MD51TEXT000989348.pdf.txt000989348.pdf.txtExtracted Texttext/plain36019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142120/2/000989348.pdf.txt9b69fee2d50d75f272974cb2a2ba681aMD52THUMBNAIL000989348.pdf.jpg000989348.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142120/3/000989348.pdf.jpgbd2c4fa3507a19b46cce84e077b11b8dMD5310183/1421202018-10-26 09:29:06.766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142120Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:29:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências
title O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências
spellingShingle O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências
Corso, Josmael
Ensino de biologia
Técnicas de ensino
Audiovisual
title_short O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências
title_full O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências
title_fullStr O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências
title_full_unstemmed O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências
title_sort O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências
author Corso, Josmael
author_facet Corso, Josmael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corso, Josmael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Técnicas de ensino
Audiovisual
topic Ensino de biologia
Técnicas de ensino
Audiovisual
description A escola, integrante da sociedade, está imersa em transformações tecnológicas, exigindo adequações do ensinar e aprender. O audiovisual, representando em grande parte pelo vídeo, é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Relativamente de fácil acesso o vídeo é ainda uma tecnologia que apresenta dificuldades em ser incorporada como recurso educativo. Este trabalho buscou investigar o potencial educativo do uso de vídeos de ciências como instrumento didático no ensino de biologia na Educação Básica. A investigação ocorreu através da aplicação de aulas introduzidas com vídeos de ciência do Canal do Nerdologia. A pesquisa do tipo descritiva foi realizada por meio de questionário. Através dos dados obtidos infere-se que os vídeos de ciência contribuem para dinâmica da aula, esclarecimento e interesse pelos temas. De modo geral, os vídeos exibidos foram considerados uma boa forma de aprender os temas e motivadores para explorar outros vídeos de ciências.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-28T02:09:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142120
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989348
url http://hdl.handle.net/10183/142120
identifier_str_mv 000989348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142120/1/000989348.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142120/2/000989348.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142120/3/000989348.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd84c6867a1fe830e8e7455f4b138483
9b69fee2d50d75f272974cb2a2ba681a
bd2c4fa3507a19b46cce84e077b11b8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447175098793984