O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142120 |
Resumo: | A escola, integrante da sociedade, está imersa em transformações tecnológicas, exigindo adequações do ensinar e aprender. O audiovisual, representando em grande parte pelo vídeo, é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Relativamente de fácil acesso o vídeo é ainda uma tecnologia que apresenta dificuldades em ser incorporada como recurso educativo. Este trabalho buscou investigar o potencial educativo do uso de vídeos de ciências como instrumento didático no ensino de biologia na Educação Básica. A investigação ocorreu através da aplicação de aulas introduzidas com vídeos de ciência do Canal do Nerdologia. A pesquisa do tipo descritiva foi realizada por meio de questionário. Através dos dados obtidos infere-se que os vídeos de ciência contribuem para dinâmica da aula, esclarecimento e interesse pelos temas. De modo geral, os vídeos exibidos foram considerados uma boa forma de aprender os temas e motivadores para explorar outros vídeos de ciências. |
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Corso, JosmaelMoço, Maria Cecília de Chiara2016-05-28T02:09:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/142120000989348A escola, integrante da sociedade, está imersa em transformações tecnológicas, exigindo adequações do ensinar e aprender. O audiovisual, representando em grande parte pelo vídeo, é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Relativamente de fácil acesso o vídeo é ainda uma tecnologia que apresenta dificuldades em ser incorporada como recurso educativo. Este trabalho buscou investigar o potencial educativo do uso de vídeos de ciências como instrumento didático no ensino de biologia na Educação Básica. A investigação ocorreu através da aplicação de aulas introduzidas com vídeos de ciência do Canal do Nerdologia. A pesquisa do tipo descritiva foi realizada por meio de questionário. Através dos dados obtidos infere-se que os vídeos de ciência contribuem para dinâmica da aula, esclarecimento e interesse pelos temas. De modo geral, os vídeos exibidos foram considerados uma boa forma de aprender os temas e motivadores para explorar outros vídeos de ciências.application/pdfporEnsino de biologiaTécnicas de ensinoAudiovisualO papel do audiovisual na educação : vídeos de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989348.pdf000989348.pdfTexto completoapplication/pdf1006376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142120/1/000989348.pdfbd84c6867a1fe830e8e7455f4b138483MD51TEXT000989348.pdf.txt000989348.pdf.txtExtracted Texttext/plain36019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142120/2/000989348.pdf.txt9b69fee2d50d75f272974cb2a2ba681aMD52THUMBNAIL000989348.pdf.jpg000989348.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142120/3/000989348.pdf.jpgbd2c4fa3507a19b46cce84e077b11b8dMD5310183/1421202018-10-26 09:29:06.766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142120Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:29:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A escola, integrante da sociedade, está imersa em transformações tecnológicas, exigindo adequações do ensinar e aprender. O audiovisual, representando em grande parte pelo vídeo, é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Relativamente de fácil acesso o vídeo é ainda uma tecnologia que apresenta dificuldades em ser incorporada como recurso educativo. Este trabalho buscou investigar o potencial educativo do uso de vídeos de ciências como instrumento didático no ensino de biologia na Educação Básica. A investigação ocorreu através da aplicação de aulas introduzidas com vídeos de ciência do Canal do Nerdologia. A pesquisa do tipo descritiva foi realizada por meio de questionário. Através dos dados obtidos infere-se que os vídeos de ciência contribuem para dinâmica da aula, esclarecimento e interesse pelos temas. De modo geral, os vídeos exibidos foram considerados uma boa forma de aprender os temas e motivadores para explorar outros vídeos de ciências. |
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