The internationalization strategies of firms in emerging countries : the case of chandon Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lecuir, Chloé Michèle Marie-Claude
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225430
Resumo: Considerando que, ao longo das cinco últimas décadas, as empresas desenvolveram um interesse crescente em internacionalizar as suas atividades, e ao mesmo tempo a emergência de um Novo Mundo chamado pais emergentes, esta pesquisa tem como tem principal as estratégias utilizadas ou criada pelas empresas para alcançar os países que representam novas oportunidade de negocio com um foco especifico na implementação da Chandon Brasil. Para tento, foi realizado um estudo exploratório que incluiu uma pesquisa qualitativa e uma coleta de dados, na qual foram elaboradas visitas de campo, bem como entrevista semiestruturada do diretor da produção da Chandon Brasil, a fim de ter uma visão interna das estratégias desenvolvidas ao longo do tempo pela empresa para acompanha a evolução do pais. Os resultados analisados revelaram que a empresa agiu de acordo com as teorias empíricas, realizando um investimento estrangeiro direto e unindo forças com parceiros locais. A Chandon Brazil também demonstrou uma grande capacidade de adaptação e autoquestionamento, a fim de acompanhar a evolução do mercado e compreender o comportamento do consumidor.
id UFRGS-2_bb6456fdd2cae6f79c96cbe0e9094421
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225430
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lecuir, Chloé Michèle Marie-ClaudeZen, Aurora Carneiro2021-08-10T04:31:52Z2020http://hdl.handle.net/10183/225430001126882Considerando que, ao longo das cinco últimas décadas, as empresas desenvolveram um interesse crescente em internacionalizar as suas atividades, e ao mesmo tempo a emergência de um Novo Mundo chamado pais emergentes, esta pesquisa tem como tem principal as estratégias utilizadas ou criada pelas empresas para alcançar os países que representam novas oportunidade de negocio com um foco especifico na implementação da Chandon Brasil. Para tento, foi realizado um estudo exploratório que incluiu uma pesquisa qualitativa e uma coleta de dados, na qual foram elaboradas visitas de campo, bem como entrevista semiestruturada do diretor da produção da Chandon Brasil, a fim de ter uma visão interna das estratégias desenvolvidas ao longo do tempo pela empresa para acompanha a evolução do pais. Os resultados analisados revelaram que a empresa agiu de acordo com as teorias empíricas, realizando um investimento estrangeiro direto e unindo forças com parceiros locais. A Chandon Brazil também demonstrou uma grande capacidade de adaptação e autoquestionamento, a fim de acompanhar a evolução do mercado e compreender o comportamento do consumidor.Considering that over the last five decades firms have developed a growing interest in internationalizing their activities and at the same time the emergence of a New World called the emerging countries, this research has as main topic the strategies used or created by the firms to reach those countries representing new business opportunities with a specific focus on the implementation of Chandon Brazil. To this end, an exploratory study have been conducted including a qualitative research and a data collection, in which were elaborated field visit as well as semi directive interview of the director of production of Chandon Brazil, in order to have an inside view of the strategies developed over the time by firm to accompany the evolution of the country. The analyzed results revealed that the firm acted according to the empirical theories by realizing a foreign direct investment and joining forces with local partners. Chandon Brazil have also demonstrated a great capacity of adaptation and selfquestioning, in order to accompany the evolution of the market and understand the consumer’s behavior.application/pdfengPesquisa de mercadoComportamento do consumidorMarketingProcesso de internacionalizaçãoVinicolaInternationalization processStrategiesEntry modeWineThe internationalization strategies of firms in emerging countries : the case of chandon Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126882.pdf.txt001126882.pdf.txtExtracted Texttext/plain97348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225430/2/001126882.pdf.txt0483ea0a88ed569364d166f87fa8d6c6MD52ORIGINAL001126882.pdfTexto completo (inglês)application/pdf8149139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225430/1/001126882.pdf6a5bd61a3727c0473457fa46e7311206MD5110183/2254302023-04-28 03:56:13.450288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225430Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-28T06:56:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The internationalization strategies of firms in emerging countries : the case of chandon Brazil
title The internationalization strategies of firms in emerging countries : the case of chandon Brazil
spellingShingle The internationalization strategies of firms in emerging countries : the case of chandon Brazil
Lecuir, Chloé Michèle Marie-Claude
Pesquisa de mercado
Comportamento do consumidor
Marketing
Processo de internacionalização
Vinicola
Internationalization process
Strategies
Entry mode
Wine
title_short The internationalization strategies of firms in emerging countries : the case of chandon Brazil
title_full The internationalization strategies of firms in emerging countries : the case of chandon Brazil
title_fullStr The internationalization strategies of firms in emerging countries : the case of chandon Brazil
title_full_unstemmed The internationalization strategies of firms in emerging countries : the case of chandon Brazil
title_sort The internationalization strategies of firms in emerging countries : the case of chandon Brazil
author Lecuir, Chloé Michèle Marie-Claude
author_facet Lecuir, Chloé Michèle Marie-Claude
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lecuir, Chloé Michèle Marie-Claude
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zen, Aurora Carneiro
contributor_str_mv Zen, Aurora Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa de mercado
Comportamento do consumidor
Marketing
Processo de internacionalização
Vinicola
topic Pesquisa de mercado
Comportamento do consumidor
Marketing
Processo de internacionalização
Vinicola
Internationalization process
Strategies
Entry mode
Wine
dc.subject.eng.fl_str_mv Internationalization process
Strategies
Entry mode
Wine
description Considerando que, ao longo das cinco últimas décadas, as empresas desenvolveram um interesse crescente em internacionalizar as suas atividades, e ao mesmo tempo a emergência de um Novo Mundo chamado pais emergentes, esta pesquisa tem como tem principal as estratégias utilizadas ou criada pelas empresas para alcançar os países que representam novas oportunidade de negocio com um foco especifico na implementação da Chandon Brasil. Para tento, foi realizado um estudo exploratório que incluiu uma pesquisa qualitativa e uma coleta de dados, na qual foram elaboradas visitas de campo, bem como entrevista semiestruturada do diretor da produção da Chandon Brasil, a fim de ter uma visão interna das estratégias desenvolvidas ao longo do tempo pela empresa para acompanha a evolução do pais. Os resultados analisados revelaram que a empresa agiu de acordo com as teorias empíricas, realizando um investimento estrangeiro direto e unindo forças com parceiros locais. A Chandon Brazil também demonstrou uma grande capacidade de adaptação e autoquestionamento, a fim de acompanhar a evolução do mercado e compreender o comportamento do consumidor.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T04:31:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225430
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126882
url http://hdl.handle.net/10183/225430
identifier_str_mv 001126882
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225430/2/001126882.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225430/1/001126882.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0483ea0a88ed569364d166f87fa8d6c6
6a5bd61a3727c0473457fa46e7311206
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447280290889728