Otimização topológica de uma engrenagem do sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234188 |
Resumo: | O principal desafio enfrentado pelo setor automotivo atualmente é reduzir a emissão do dióxido de carbono, de forma que, continuamente, são desenvolvidos motores com alta tecnologia a fim de diminuir o consumo de combustível. A escolha correta da transmissão de um veículo é imprescindível para o bom desempenho de um motor. Assim, para o desenvolvimento de projeto de um protótipo do tipo baja, a diminuição da massa das engrenagens da caixa de transmissão é um dos objetivos primordiais. Neste trabalho será realizado um estudo de otimização das engrenagens de dentes retos utilizadas no projeto da caixa de marcha do protótipo da equipe Tchê de Baja SAE da UFRGS, o qual trata-se de projeto existente no país desde 1994, destinado à fabricação de um protótipo off-road a partir de uma série de regras pré-estabelecidas para a participação em competições entre universidades. Os esforços submetidos nas engrenagens e as condições de contorno a serem consideradas no estudo serão obtidos por intermédio de cálculos analíticos. Definidos tais dados, será realizada a otimização topológica por meio da utilização de elementos finitos, a fim de determinar a geometria ideal em relação às condições encontradas, obtendo-se uma redução de massa para melhor desempenho do protótipo. |
id |
UFRGS-2_bbd67ee2dce981e0a0035f667b5a75d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234188 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gross, Felipe de PaulaDe Leon, Daniel Milbrath2022-01-19T04:36:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/234188001134930O principal desafio enfrentado pelo setor automotivo atualmente é reduzir a emissão do dióxido de carbono, de forma que, continuamente, são desenvolvidos motores com alta tecnologia a fim de diminuir o consumo de combustível. A escolha correta da transmissão de um veículo é imprescindível para o bom desempenho de um motor. Assim, para o desenvolvimento de projeto de um protótipo do tipo baja, a diminuição da massa das engrenagens da caixa de transmissão é um dos objetivos primordiais. Neste trabalho será realizado um estudo de otimização das engrenagens de dentes retos utilizadas no projeto da caixa de marcha do protótipo da equipe Tchê de Baja SAE da UFRGS, o qual trata-se de projeto existente no país desde 1994, destinado à fabricação de um protótipo off-road a partir de uma série de regras pré-estabelecidas para a participação em competições entre universidades. Os esforços submetidos nas engrenagens e as condições de contorno a serem consideradas no estudo serão obtidos por intermédio de cálculos analíticos. Definidos tais dados, será realizada a otimização topológica por meio da utilização de elementos finitos, a fim de determinar a geometria ideal em relação às condições encontradas, obtendo-se uma redução de massa para melhor desempenho do protótipo.The main challenge facing the automotive sector today is to reduce the emission of carbon dioxide, so that, continuously, high-tech engines are developed in order to reduce fuel consumption. Choosing the correct transmission for a vehicle is essential for the good performance of an engine. Thus, for the project development of a prototype of the baja type, the reduction of the mass of the gearbox gears is one of the main objectives. In this work, an optimization study of a spur gear used in the gearbox of the prototype of the Tchê de Baja SAE team at UFRGS will be carried out. The Baja SAE project is existing in the country since 1994, and the intended for the manufacture of a off-road prototype based on a series of pre-established rules for participation in competitions between universities. The efforts in the gears and the boundary conditions to be considered in the study will be obtained through analytical calculations. Once these data are defined, the topological optimization will be performed using finite elements, in order to determine the ideal geometry in relation to the conditions found, obtaining a mass reduction for better performance of the prototype.application/pdfporVeículos de competiçãoEngrenagensOtimização topológicaGearTopology optimizationBaja SAEFinite element methodOtimização topológica de uma engrenagem do sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134930.pdf.txt001134930.pdf.txtExtracted Texttext/plain45851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234188/2/001134930.pdf.txt8fbbc4eb4aa0f9b887707e810ccd0441MD52ORIGINAL001134930.pdfTexto completoapplication/pdf1356761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234188/1/001134930.pdf0ceda4569adf0b8f7fe5df4322d17a82MD5110183/2341882022-02-22 04:56:00.10823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234188Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Otimização topológica de uma engrenagem do sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE |
title |
Otimização topológica de uma engrenagem do sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE |
spellingShingle |
Otimização topológica de uma engrenagem do sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE Gross, Felipe de Paula Veículos de competição Engrenagens Otimização topológica Gear Topology optimization Baja SAE Finite element method |
title_short |
Otimização topológica de uma engrenagem do sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE |
title_full |
Otimização topológica de uma engrenagem do sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE |
title_fullStr |
Otimização topológica de uma engrenagem do sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE |
title_full_unstemmed |
Otimização topológica de uma engrenagem do sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE |
title_sort |
Otimização topológica de uma engrenagem do sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE |
author |
Gross, Felipe de Paula |
author_facet |
Gross, Felipe de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gross, Felipe de Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
De Leon, Daniel Milbrath |
contributor_str_mv |
De Leon, Daniel Milbrath |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veículos de competição Engrenagens Otimização topológica |
topic |
Veículos de competição Engrenagens Otimização topológica Gear Topology optimization Baja SAE Finite element method |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gear Topology optimization Baja SAE Finite element method |
description |
O principal desafio enfrentado pelo setor automotivo atualmente é reduzir a emissão do dióxido de carbono, de forma que, continuamente, são desenvolvidos motores com alta tecnologia a fim de diminuir o consumo de combustível. A escolha correta da transmissão de um veículo é imprescindível para o bom desempenho de um motor. Assim, para o desenvolvimento de projeto de um protótipo do tipo baja, a diminuição da massa das engrenagens da caixa de transmissão é um dos objetivos primordiais. Neste trabalho será realizado um estudo de otimização das engrenagens de dentes retos utilizadas no projeto da caixa de marcha do protótipo da equipe Tchê de Baja SAE da UFRGS, o qual trata-se de projeto existente no país desde 1994, destinado à fabricação de um protótipo off-road a partir de uma série de regras pré-estabelecidas para a participação em competições entre universidades. Os esforços submetidos nas engrenagens e as condições de contorno a serem consideradas no estudo serão obtidos por intermédio de cálculos analíticos. Definidos tais dados, será realizada a otimização topológica por meio da utilização de elementos finitos, a fim de determinar a geometria ideal em relação às condições encontradas, obtendo-se uma redução de massa para melhor desempenho do protótipo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-19T04:36:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234188 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001134930 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234188 |
identifier_str_mv |
001134930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234188/2/001134930.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234188/1/001134930.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fbbc4eb4aa0f9b887707e810ccd0441 0ceda4569adf0b8f7fe5df4322d17a82 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224618393993216 |