Otimização topológica de uma engrenagem do sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gross, Felipe de Paula
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234188
Resumo: O principal desafio enfrentado pelo setor automotivo atualmente é reduzir a emissão do dióxido de carbono, de forma que, continuamente, são desenvolvidos motores com alta tecnologia a fim de diminuir o consumo de combustível. A escolha correta da transmissão de um veículo é imprescindível para o bom desempenho de um motor. Assim, para o desenvolvimento de projeto de um protótipo do tipo baja, a diminuição da massa das engrenagens da caixa de transmissão é um dos objetivos primordiais. Neste trabalho será realizado um estudo de otimização das engrenagens de dentes retos utilizadas no projeto da caixa de marcha do protótipo da equipe Tchê de Baja SAE da UFRGS, o qual trata-se de projeto existente no país desde 1994, destinado à fabricação de um protótipo off-road a partir de uma série de regras pré-estabelecidas para a participação em competições entre universidades. Os esforços submetidos nas engrenagens e as condições de contorno a serem consideradas no estudo serão obtidos por intermédio de cálculos analíticos. Definidos tais dados, será realizada a otimização topológica por meio da utilização de elementos finitos, a fim de determinar a geometria ideal em relação às condições encontradas, obtendo-se uma redução de massa para melhor desempenho do protótipo.
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