A contação de histórias na construção de autoria : papel & parceria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Fernanda Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39430
Resumo: Este trabalho aborda a contação de histórias na sala de aula como possível promotora de aprendizagem e enquanto uma aprendizagem em si. A contação de histórias permite a interação entre contador e ouvintes, já que contar histórias é uma ação que depende da relação entre os interlocutores. Quando todos os envolvidos na contação de histórias deixam sua imaginação ser conduzida pelas histórias, o ato de criação se realiza; cria-se à qualidade de rito, pois há a partilha de experiências, o viver e reviver delas e uma união temporária de mentes desejosas de participar do mesmo processo, este que transporta para outro lugar e para outro tempo. A contação se completa quando o público e o contador são atingidos/atravessados, quando esses dois momentos coincidem há um encontro único, que é uma condição de toda aprendizagem e fundamental para torná-la significativa. Para mostrar isso parte-se da análise de um questionário semiestruturado aplicado a professoras da educação pública sob o auxílio teórico de Bruno Bethelhein (2007) para falar sobre a possibilidade terapêutica da contação, de Maria de Lourdes Patrini (2005) para falar sobre o ofício do contador de histórias e de Nelly Novaes Coelho (2008) falando do desenvolvimento das histórias e sua contação.
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