Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoppe, Martha Marlene Wankler
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Corbellini, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229699
Resumo: A interação em ambientes virtuais e o compartilhamento de experiências e conhecimento na iniciação à docência são aprendizagens necessárias à formação inicial de professores. Este estudo objetivou a análise das aprendizagens cooperativas na elaboração de portfólios virtuais com o uso da ferramenta PBWorks, no programa de iniciação à docência - Pibid Uergs. O referencial teórico abordou o processo de aprendizagem como construção de conhecimento, na referência de Piaget, e na transposição de práticas pedagógicas vivenciadas presencialmente nas escolas para o ambiente de interações virtuais. A metodologia utilizada foi de estudo de caso único com análise de tipo descritivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas, questionários online e análise documental. Os resultados obtidos revelaram que entre as dificuldades enfrentadas estão a transposição de experiências vivenciadas em práticas pedagógicas com o registro e avaliação destas práticas. A seleção das informações postadas e as questões éticas são temas de preocupação dos estudantes. A aprendizagem cooperativa acontece como resultado das interações entre os licenciandos e com os coordenadores, nas trocas virtuais e presenciais.
id UFRGS-2_bc1319bfc1edd0f9c139215e9a81cc01
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229699
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hoppe, Martha Marlene WanklerCorbellini, Silvana2021-09-10T04:27:57Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/229699001023317A interação em ambientes virtuais e o compartilhamento de experiências e conhecimento na iniciação à docência são aprendizagens necessárias à formação inicial de professores. Este estudo objetivou a análise das aprendizagens cooperativas na elaboração de portfólios virtuais com o uso da ferramenta PBWorks, no programa de iniciação à docência - Pibid Uergs. O referencial teórico abordou o processo de aprendizagem como construção de conhecimento, na referência de Piaget, e na transposição de práticas pedagógicas vivenciadas presencialmente nas escolas para o ambiente de interações virtuais. A metodologia utilizada foi de estudo de caso único com análise de tipo descritivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas, questionários online e análise documental. Os resultados obtidos revelaram que entre as dificuldades enfrentadas estão a transposição de experiências vivenciadas em práticas pedagógicas com o registro e avaliação destas práticas. A seleção das informações postadas e as questões éticas são temas de preocupação dos estudantes. A aprendizagem cooperativa acontece como resultado das interações entre os licenciandos e com os coordenadores, nas trocas virtuais e presenciais.The interaction in virtual environmental the sharing of experiences and knowledge in the initiation to teaching are the learning for initiating a teaching career. This study aimed to analyze the cooperative learning in the preparation of virtual portfolios using the PBWorks tool in the Pibid program. The theoretical approach used learning process as knowledge in construction using the Piaget’s concepts. It also analyzes the transposition of pedagogic practices experienced in school in the virtual environment records. The methodology was a single case study with descriptive analysis. The data collection instruments were interviews, online questionnaires and document analysis. The results showed that between the difficulties faced are the transposition of practices experiences in face to face teaching and its record and evaluation. The selection of information posted in the virtual portfolios and its ethical issues are students concerns. Cooperative learning happens as a result of interactions between undergraduate students and their coordinators, during the virtual and face-to-face meeting.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 13, n. 1 (jun. 2015), 10 f.Tecnologia educacionalPortfólioCooperative learningVirtual portfolioInitiation to teachingAprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docênciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001023317.pdf.txt001023317.pdf.txtExtracted Texttext/plain41044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229699/2/001023317.pdf.txtddfa45f018fee5cf67ad3534f690a76aMD52ORIGINAL001023317.pdfTexto completoapplication/pdf870379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229699/1/001023317.pdffd5ed614f558b86348f692f93f9441c9MD5110183/2296992021-09-19 04:31:46.935848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229699Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:31:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência
title Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência
spellingShingle Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência
Hoppe, Martha Marlene Wankler
Tecnologia educacional
Portfólio
Cooperative learning
Virtual portfolio
Initiation to teaching
title_short Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência
title_full Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência
title_fullStr Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência
title_full_unstemmed Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência
title_sort Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência
author Hoppe, Martha Marlene Wankler
author_facet Hoppe, Martha Marlene Wankler
Corbellini, Silvana
author_role author
author2 Corbellini, Silvana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoppe, Martha Marlene Wankler
Corbellini, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Portfólio
topic Tecnologia educacional
Portfólio
Cooperative learning
Virtual portfolio
Initiation to teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperative learning
Virtual portfolio
Initiation to teaching
description A interação em ambientes virtuais e o compartilhamento de experiências e conhecimento na iniciação à docência são aprendizagens necessárias à formação inicial de professores. Este estudo objetivou a análise das aprendizagens cooperativas na elaboração de portfólios virtuais com o uso da ferramenta PBWorks, no programa de iniciação à docência - Pibid Uergs. O referencial teórico abordou o processo de aprendizagem como construção de conhecimento, na referência de Piaget, e na transposição de práticas pedagógicas vivenciadas presencialmente nas escolas para o ambiente de interações virtuais. A metodologia utilizada foi de estudo de caso único com análise de tipo descritivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas, questionários online e análise documental. Os resultados obtidos revelaram que entre as dificuldades enfrentadas estão a transposição de experiências vivenciadas em práticas pedagógicas com o registro e avaliação destas práticas. A seleção das informações postadas e as questões éticas são temas de preocupação dos estudantes. A aprendizagem cooperativa acontece como resultado das interações entre os licenciandos e com os coordenadores, nas trocas virtuais e presenciais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-10T04:27:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229699
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001023317
identifier_str_mv 1679-1916
001023317
url http://hdl.handle.net/10183/229699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 13, n. 1 (jun. 2015), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229699/2/001023317.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229699/1/001023317.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ddfa45f018fee5cf67ad3534f690a76a
fd5ed614f558b86348f692f93f9441c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225035951636480