Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229699 |
Resumo: | A interação em ambientes virtuais e o compartilhamento de experiências e conhecimento na iniciação à docência são aprendizagens necessárias à formação inicial de professores. Este estudo objetivou a análise das aprendizagens cooperativas na elaboração de portfólios virtuais com o uso da ferramenta PBWorks, no programa de iniciação à docência - Pibid Uergs. O referencial teórico abordou o processo de aprendizagem como construção de conhecimento, na referência de Piaget, e na transposição de práticas pedagógicas vivenciadas presencialmente nas escolas para o ambiente de interações virtuais. A metodologia utilizada foi de estudo de caso único com análise de tipo descritivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas, questionários online e análise documental. Os resultados obtidos revelaram que entre as dificuldades enfrentadas estão a transposição de experiências vivenciadas em práticas pedagógicas com o registro e avaliação destas práticas. A seleção das informações postadas e as questões éticas são temas de preocupação dos estudantes. A aprendizagem cooperativa acontece como resultado das interações entre os licenciandos e com os coordenadores, nas trocas virtuais e presenciais. |
id |
UFRGS-2_bc1319bfc1edd0f9c139215e9a81cc01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229699 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hoppe, Martha Marlene WanklerCorbellini, Silvana2021-09-10T04:27:57Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/229699001023317A interação em ambientes virtuais e o compartilhamento de experiências e conhecimento na iniciação à docência são aprendizagens necessárias à formação inicial de professores. Este estudo objetivou a análise das aprendizagens cooperativas na elaboração de portfólios virtuais com o uso da ferramenta PBWorks, no programa de iniciação à docência - Pibid Uergs. O referencial teórico abordou o processo de aprendizagem como construção de conhecimento, na referência de Piaget, e na transposição de práticas pedagógicas vivenciadas presencialmente nas escolas para o ambiente de interações virtuais. A metodologia utilizada foi de estudo de caso único com análise de tipo descritivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas, questionários online e análise documental. Os resultados obtidos revelaram que entre as dificuldades enfrentadas estão a transposição de experiências vivenciadas em práticas pedagógicas com o registro e avaliação destas práticas. A seleção das informações postadas e as questões éticas são temas de preocupação dos estudantes. A aprendizagem cooperativa acontece como resultado das interações entre os licenciandos e com os coordenadores, nas trocas virtuais e presenciais.The interaction in virtual environmental the sharing of experiences and knowledge in the initiation to teaching are the learning for initiating a teaching career. This study aimed to analyze the cooperative learning in the preparation of virtual portfolios using the PBWorks tool in the Pibid program. The theoretical approach used learning process as knowledge in construction using the Piaget’s concepts. It also analyzes the transposition of pedagogic practices experienced in school in the virtual environment records. The methodology was a single case study with descriptive analysis. The data collection instruments were interviews, online questionnaires and document analysis. The results showed that between the difficulties faced are the transposition of practices experiences in face to face teaching and its record and evaluation. The selection of information posted in the virtual portfolios and its ethical issues are students concerns. Cooperative learning happens as a result of interactions between undergraduate students and their coordinators, during the virtual and face-to-face meeting.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 13, n. 1 (jun. 2015), 10 f.Tecnologia educacionalPortfólioCooperative learningVirtual portfolioInitiation to teachingAprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docênciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001023317.pdf.txt001023317.pdf.txtExtracted Texttext/plain41044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229699/2/001023317.pdf.txtddfa45f018fee5cf67ad3534f690a76aMD52ORIGINAL001023317.pdfTexto completoapplication/pdf870379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229699/1/001023317.pdffd5ed614f558b86348f692f93f9441c9MD5110183/2296992021-09-19 04:31:46.935848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229699Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:31:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência |
title |
Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência |
spellingShingle |
Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência Hoppe, Martha Marlene Wankler Tecnologia educacional Portfólio Cooperative learning Virtual portfolio Initiation to teaching |
title_short |
Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência |
title_full |
Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência |
title_fullStr |
Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência |
title_sort |
Aprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docência |
author |
Hoppe, Martha Marlene Wankler |
author_facet |
Hoppe, Martha Marlene Wankler Corbellini, Silvana |
author_role |
author |
author2 |
Corbellini, Silvana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoppe, Martha Marlene Wankler Corbellini, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Portfólio |
topic |
Tecnologia educacional Portfólio Cooperative learning Virtual portfolio Initiation to teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cooperative learning Virtual portfolio Initiation to teaching |
description |
A interação em ambientes virtuais e o compartilhamento de experiências e conhecimento na iniciação à docência são aprendizagens necessárias à formação inicial de professores. Este estudo objetivou a análise das aprendizagens cooperativas na elaboração de portfólios virtuais com o uso da ferramenta PBWorks, no programa de iniciação à docência - Pibid Uergs. O referencial teórico abordou o processo de aprendizagem como construção de conhecimento, na referência de Piaget, e na transposição de práticas pedagógicas vivenciadas presencialmente nas escolas para o ambiente de interações virtuais. A metodologia utilizada foi de estudo de caso único com análise de tipo descritivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas, questionários online e análise documental. Os resultados obtidos revelaram que entre as dificuldades enfrentadas estão a transposição de experiências vivenciadas em práticas pedagógicas com o registro e avaliação destas práticas. A seleção das informações postadas e as questões éticas são temas de preocupação dos estudantes. A aprendizagem cooperativa acontece como resultado das interações entre os licenciandos e com os coordenadores, nas trocas virtuais e presenciais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-10T04:27:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229699 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001023317 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001023317 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 13, n. 1 (jun. 2015), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229699/2/001023317.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229699/1/001023317.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ddfa45f018fee5cf67ad3534f690a76a fd5ed614f558b86348f692f93f9441c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225035951636480 |