Repositórios institucionais em universidades : estudo de relatos de casos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/22714 |
Resumo: | Os repositórios institucionais estão convergindo como a mais nova forma de comu-nicação científica. A implantação de repositórios em instituições em todo o mundo é uma realidade que vem complementar a comunicação tradicional por meio das revis-tas científicas. Baseados nos princípios do acesso aberto, permitem o acesso livre, irrestrito e perpétuo aos materiais depositados. Para garantir a interoperabilidade e permitir a busca de seus metadados por sistemas de busca, os repositórios, devem estar de acordo com o protocolo OAI-PMH. Repositórios institucionais têm papel fundamental na era da informação, pois possibilitam à universidade visibilidade, sta-tus, imagem, além de valorizá-la perante a comunidade científica. Os repositórios institucionais quando criados e mantidos pela universidade, são implementados por uma equipe designada pela própria instituição, essa equipe deve realizar o planeja-mento, que pode seguir algumas diretrizes reconhecidas. Tais diretrizes são o foco deste trabalho, que pretende analisar relatos de casos de repositórios institucionais nas instituições de ensino superior, observando as dificuldades, desafios, pontos em comum entre os repositórios e o papel dos bibliotecários e biblioteca no gerencia-mento dos repositórios. Para chegar aos resultados foram selecionadas 17 categori-as para observação dos 12 relatos de casos analisados. Por fim, busca transpor os resultados obtidos para a realidade brasileira, mostrando a importância dos repositó-rios institucionais para as universidades. Conclui-se que os repositórios analisados estão evoluindo desde sua criação e através dos próprios desafios estão buscando aperfeiçoar os serviços oferecidos. O Brasil, através da observação dos erros e a-certos dos repositórios estudados, pode tornar viável a implantação de repositórios nas suas instituições. |
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Vargas, Graziela MônacoMoura, Ana Maria Mielniczuk de2010-05-20T04:16:53Z2009http://hdl.handle.net/10183/22714000740403Os repositórios institucionais estão convergindo como a mais nova forma de comu-nicação científica. A implantação de repositórios em instituições em todo o mundo é uma realidade que vem complementar a comunicação tradicional por meio das revis-tas científicas. Baseados nos princípios do acesso aberto, permitem o acesso livre, irrestrito e perpétuo aos materiais depositados. Para garantir a interoperabilidade e permitir a busca de seus metadados por sistemas de busca, os repositórios, devem estar de acordo com o protocolo OAI-PMH. Repositórios institucionais têm papel fundamental na era da informação, pois possibilitam à universidade visibilidade, sta-tus, imagem, além de valorizá-la perante a comunidade científica. Os repositórios institucionais quando criados e mantidos pela universidade, são implementados por uma equipe designada pela própria instituição, essa equipe deve realizar o planeja-mento, que pode seguir algumas diretrizes reconhecidas. Tais diretrizes são o foco deste trabalho, que pretende analisar relatos de casos de repositórios institucionais nas instituições de ensino superior, observando as dificuldades, desafios, pontos em comum entre os repositórios e o papel dos bibliotecários e biblioteca no gerencia-mento dos repositórios. Para chegar aos resultados foram selecionadas 17 categori-as para observação dos 12 relatos de casos analisados. Por fim, busca transpor os resultados obtidos para a realidade brasileira, mostrando a importância dos repositó-rios institucionais para as universidades. Conclui-se que os repositórios analisados estão evoluindo desde sua criação e através dos próprios desafios estão buscando aperfeiçoar os serviços oferecidos. O Brasil, através da observação dos erros e a-certos dos repositórios estudados, pode tornar viável a implantação de repositórios nas suas instituições.The institutional repositories are converging as the newest form of communication. The deployment of repositories in institutions around the world is a reality that comes as a way of complementing traditional communication through scientific journals. Based on the principles of open access, they allow free, unrestricted and perpetual access to materials deposited. To ensure the interoperability of repositories, allowing the search of metadata by search engines, they must comply with the OAI-PMH. In-stitutional repositories play a fundamental role in the information age, they increase university visibility, status, image, and valorize it before the scientific community. In-stitutional repositories created and maintained by the university are implemented by a team designated by the institution, who should do the planning based on recog-nized guidelines. These guidelines are the focus of this work, that want to analyze case reports of institutional repositories in institutions of higher education, observing the role of librarians and library in the management of repositories, and the difficul-ties, challenges and commonalities between the repositories. Finally, the work tries transferring the results to the Brazilian reality, showing the importance of institutional repositories to universities.application/pdfporRepositórios institucionaisInstituições de ensino superiorInstitutional repositoriesGuidelines for institutional repositoriesInstitutions of higher educationRepositórios institucionais em universidades : estudo de relatos de casosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000740403.pdf.txt000740403.pdf.txtExtracted Texttext/plain158124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22714/2/000740403.pdf.txtb52d83c7de0204d307844efe5a80dbc1MD52ORIGINAL000740403.pdf000740403.pdfTexto completoapplication/pdf282826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22714/1/000740403.pdf4b243d436e2a8b2f65e1a50f1dbb6cddMD51THUMBNAIL000740403.pdf.jpg000740403.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22714/3/000740403.pdf.jpg210b2d95fc4b10230957a559ab77b5e5MD5310183/227142018-10-17 08:45:26.682oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22714Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:45:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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