Extensão universitária com plantas medicinais : aproximando diferentes realidades e construindo práticas de educação interprofissional
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225206 |
Resumo: | Este texto convoca à reflexão sobre a importância da extensão universitária com plantas medicinais como ferramenta de aproximação da Universidade com os saberes populares e para a implementação da educação interprofissional. O ‘Projeto de Extensão Interprofissional: educação popular em saúde com plantas medicinais’ desenvolvido por estudantes e professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e criado em 2020 é um exemplo concreto para a interprofissionalidade. Com a pandemia de Covid-19, este tem ocorrido de forma virtual e o grupo tem trabalhado na construção de cartilhas digitais com informações sobre uso, preparo e cultivo de plantas medicinais. Como resultado, o projeto tem possibilitado muitos aprendizados e evidenciado que a união de diferentes conhecimentos constitui uma potente estratégia para a mudança dos paradigmas de ensino e de saúde hegemônicos que estruturam as relações de cuidados em saúde e ainda se fazem presentes no Sistema Único de Saúde (SUS). |
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Bitencourt, Renata RiffelGuarnieri, Jaqueline MiottoPilotto, Luciane MariaSilva, Magnolia Aparecida Silva daContri, Renata Vidor2021-08-05T04:30:54Z20212525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/225206001129200Este texto convoca à reflexão sobre a importância da extensão universitária com plantas medicinais como ferramenta de aproximação da Universidade com os saberes populares e para a implementação da educação interprofissional. O ‘Projeto de Extensão Interprofissional: educação popular em saúde com plantas medicinais’ desenvolvido por estudantes e professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e criado em 2020 é um exemplo concreto para a interprofissionalidade. Com a pandemia de Covid-19, este tem ocorrido de forma virtual e o grupo tem trabalhado na construção de cartilhas digitais com informações sobre uso, preparo e cultivo de plantas medicinais. Como resultado, o projeto tem possibilitado muitos aprendizados e evidenciado que a união de diferentes conhecimentos constitui uma potente estratégia para a mudança dos paradigmas de ensino e de saúde hegemônicos que estruturam as relações de cuidados em saúde e ainda se fazem presentes no Sistema Único de Saúde (SUS).This text calls for reflection on the importance of university extension with medicinal plants as a tool to bring the University closer to popular knowledge and to the implementation of interprofessional education. The ‘Interprofessional Extension Project: popular health education with medicinal plants’ developed by students and professors at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and created in 2020 is a concrete example for interprofessionality. With the Covid-19 pandemic, this has occurred virtually and the group has been working on the construction of digital booklets with information on the use, preparation and cultivation of medicinal plants. As a result, the project has enabled many learnings and has shown that the union of different knowledge is a powerful strategy for changing the hegemonic teaching and health paradigms that structure health care relationships and are still present in the Unified Health System (SUS).Este texto llama a la reflexión sobre la importancia de la extensión universitaria con plantas medicinales como herramienta para acercar la Universidad al conocimiento popular y para la implementación de la educación interprofesional. El ‘Proyecto de Extensión Interprofesional: educación en salud popular con plantas medicinales’ desarrollado por estudiantes y docentes de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) y creado en 2020 es un ejemplo concreto de interprofesionalidad. Con la pandemia de Covid-19 esto ha ocurrido de manera virtual y el grupo ha estado trabajando en la construcción de folletos digitales con información sobre el uso, preparación y cultivo de plantas medicinales. Como resultado, el proyecto ha permitido muchos aprendizajes y ha demostrado que la unión de diferentes saberes es una poderosa estrategia para cambiar los paradigmas hegemónicos de enseñanza y salud que estructuran las relaciones asistenciales y aún están presentes en el Sistema Único de Salud (SUS).application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 5-11Plantas medicinaisRelações comunidade-instituiçãoEducação interprofissionalPlants, MedicinalCommunity-Institutional RelationsInterprofessional EducationPlantas MedicinalesRelaciones Comunidad-InstituciónEducación InterprofesionalExtensão universitária com plantas medicinais : aproximando diferentes realidades e construindo práticas de educação interprofissionalUniversity extension with medicinal plants : approaching different realities and building interprofessional education practicesExtensión universitaria con plantas médicas : acercando diferentes realidades y construyendo prácticas educativas interprofesionalesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129200.pdf.txt001129200.pdf.txtExtracted Texttext/plain21391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225206/2/001129200.pdf.txt6d0a483226088db72a84c92fce85ec29MD52ORIGINAL001129200.pdfTexto completoapplication/pdf407166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225206/1/001129200.pdf4fd4750336042b80a0b35d9e600c027fMD5110183/2252062024-08-21 06:39:59.240642oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225206Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-21T09:39:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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