Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogata, Márcia Niituma
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Jaqueline Alcantara Marcelino da, Peduzzi, Marina, Costa, Marcelo Viana, Fortuna, Cinira Magali, Feliciano, Adriana Barbieri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678
Resumo: Ensaio teórico de cunho reflexivo elaborado com base na literatura nacional e internacional, com o objetivo de analisar as interfaces e distinções histórico-conceituais entre Educação Permanente em Saúde e Educação Interprofissional em Saúde. No cenário internacional, ocorreram movimentos educacionais voltados para trabalhadores de saúde com destaque para os estímulos da Organização Pan-Americana de Saúde. No Brasil, ambas as propostas ressaltam o compromisso com a qualidade das práticas no Sistema Único de Saúde, centradas nas necessidades de saúde com enfoques que se aproximam. A Educação Permanente em Saúde, comprometida com a formação no trabalho para a transformação do processo de trabalho, tem em vista o cuidado integral e a Educação Interprofissional em Saúde com o aprendizado interativo compartilhado de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, orientado pela colaboração interprofissional. Ambas visam à qualificação das práticas de saúde por meio da educação de trabalhadores em coletivos, mas é fundamental a distinção dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos que as sustentam.
id USP-24_dd279b6dbca9bfa0685b0e9b44b078ad
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/192678
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúdeInterfaces between permanent education and interprofessional education in healthInterfaces entre la educación permanente y la educación interprofesional en saludEducación en SaludCompromiso LaboralRelaciones InterprofesionalesEducación InterprofesionalEducação em SaúdeEngajamento no TrabalhoRelações InterprofissionaisEducação InterprofissionalHealth EducationWork EngagementInterprofessional RelationsInterprofessional EducationEnsaio teórico de cunho reflexivo elaborado com base na literatura nacional e internacional, com o objetivo de analisar as interfaces e distinções histórico-conceituais entre Educação Permanente em Saúde e Educação Interprofissional em Saúde. No cenário internacional, ocorreram movimentos educacionais voltados para trabalhadores de saúde com destaque para os estímulos da Organização Pan-Americana de Saúde. No Brasil, ambas as propostas ressaltam o compromisso com a qualidade das práticas no Sistema Único de Saúde, centradas nas necessidades de saúde com enfoques que se aproximam. A Educação Permanente em Saúde, comprometida com a formação no trabalho para a transformação do processo de trabalho, tem em vista o cuidado integral e a Educação Interprofissional em Saúde com o aprendizado interativo compartilhado de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, orientado pela colaboração interprofissional. Ambas visam à qualificação das práticas de saúde por meio da educação de trabalhadores em coletivos, mas é fundamental a distinção dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos que as sustentam.Ensayo teórico de corte reflexivo elaborado con base en la literatura nacional e internacional, objetivando analizar las interfaces y distinciones histórico-conceptuales entre Educación Permanente en Salud y Educación Interprofesional en Salud. En el ámbito internacional hubo movimientos educativos orientados a trabajadores de salud destacándose los estímulos de la Organización Panamericana de Salud. En Brasil, ambas propuestas subrayan el compromiso con la calidad de las prácticas del Sistema Único de Salud, centradas en necesidades sanitarias con enfoques cercanos. La Educación Permanente en Salud, comprometida con la formación laboral para transformar el proceso de trabajo considerando la atención integral, y la Educación Interprofesional en Salud con aprendizaje interactivo compartido de competencias colaborativas para un trabajo en equipo efectivo orientado por la colaboración interprofesional. Ambas apuntan a calificar las prácticas de salud educando al trabajador en colectivos, aunque resulta fundamental diferenciar los referenciales teóricos, conceptuales y metodológicos que las sustentan.This was a reflective theoretical essay that was based on the national and international literature. The goal was to analyze the interfaces and historical-conceptual distinctions between permanent education in health and interprofessional education in health. In the international context, there have been educational movements aimed at health workers with an emphasis on the incentives of the Pan-American Health Organization. In Brazil, both proposals highlight a commitment to the quality of practice in the Unified Health System, focused on health needs, with approaches that have a lot in common. Permanent education in health is geared toward on-the-job training to transform work processes, with the objective of delivering comprehensive care. Interprofessional education in health involves shared interactive learning of collaborative skills for effective teamwork, guided by interprofessional collaboration. The purpose of both is to qualify health practices through the education of workers in groups; however it is essential to distinguish the theoretical, conceptual, and methodological frameworks that support them.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2021-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19267810.1590/S1980-220X2020018903733Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03733Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03733Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e037331980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678/177530https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678/177531http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOgata, Márcia NiitumaSilva, Jaqueline Alcantara Marcelino daPeduzzi, MarinaCosta, Marcelo VianaFortuna, Cinira MagaliFeliciano, Adriana Barbieri2021-11-18T19:19:55Zoai:revistas.usp.br:article/192678Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-11-18T19:19:55Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
Interfaces between permanent education and interprofessional education in health
Interfaces entre la educación permanente y la educación interprofesional en salud
title Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
spellingShingle Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
Ogata, Márcia Niituma
Educación en Salud
Compromiso Laboral
Relaciones Interprofesionales
Educación Interprofesional
Educação em Saúde
Engajamento no Trabalho
Relações Interprofissionais
Educação Interprofissional
Health Education
Work Engagement
Interprofessional Relations
Interprofessional Education
title_short Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
title_full Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
title_fullStr Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
title_full_unstemmed Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
title_sort Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
author Ogata, Márcia Niituma
author_facet Ogata, Márcia Niituma
Silva, Jaqueline Alcantara Marcelino da
Peduzzi, Marina
Costa, Marcelo Viana
Fortuna, Cinira Magali
Feliciano, Adriana Barbieri
author_role author
author2 Silva, Jaqueline Alcantara Marcelino da
Peduzzi, Marina
Costa, Marcelo Viana
Fortuna, Cinira Magali
Feliciano, Adriana Barbieri
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogata, Márcia Niituma
Silva, Jaqueline Alcantara Marcelino da
Peduzzi, Marina
Costa, Marcelo Viana
Fortuna, Cinira Magali
Feliciano, Adriana Barbieri
dc.subject.por.fl_str_mv Educación en Salud
Compromiso Laboral
Relaciones Interprofesionales
Educación Interprofesional
Educação em Saúde
Engajamento no Trabalho
Relações Interprofissionais
Educação Interprofissional
Health Education
Work Engagement
Interprofessional Relations
Interprofessional Education
topic Educación en Salud
Compromiso Laboral
Relaciones Interprofesionales
Educación Interprofesional
Educação em Saúde
Engajamento no Trabalho
Relações Interprofissionais
Educação Interprofissional
Health Education
Work Engagement
Interprofessional Relations
Interprofessional Education
description Ensaio teórico de cunho reflexivo elaborado com base na literatura nacional e internacional, com o objetivo de analisar as interfaces e distinções histórico-conceituais entre Educação Permanente em Saúde e Educação Interprofissional em Saúde. No cenário internacional, ocorreram movimentos educacionais voltados para trabalhadores de saúde com destaque para os estímulos da Organização Pan-Americana de Saúde. No Brasil, ambas as propostas ressaltam o compromisso com a qualidade das práticas no Sistema Único de Saúde, centradas nas necessidades de saúde com enfoques que se aproximam. A Educação Permanente em Saúde, comprometida com a formação no trabalho para a transformação do processo de trabalho, tem em vista o cuidado integral e a Educação Interprofissional em Saúde com o aprendizado interativo compartilhado de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, orientado pela colaboração interprofissional. Ambas visam à qualificação das práticas de saúde por meio da educação de trabalhadores em coletivos, mas é fundamental a distinção dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos que as sustentam.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678
10.1590/S1980-220X2020018903733
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678
identifier_str_mv 10.1590/S1980-220X2020018903733
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678/177530
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678/177531
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03733
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03733
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03733
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221748662108160