Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678 |
Resumo: | Ensaio teórico de cunho reflexivo elaborado com base na literatura nacional e internacional, com o objetivo de analisar as interfaces e distinções histórico-conceituais entre Educação Permanente em Saúde e Educação Interprofissional em Saúde. No cenário internacional, ocorreram movimentos educacionais voltados para trabalhadores de saúde com destaque para os estímulos da Organização Pan-Americana de Saúde. No Brasil, ambas as propostas ressaltam o compromisso com a qualidade das práticas no Sistema Único de Saúde, centradas nas necessidades de saúde com enfoques que se aproximam. A Educação Permanente em Saúde, comprometida com a formação no trabalho para a transformação do processo de trabalho, tem em vista o cuidado integral e a Educação Interprofissional em Saúde com o aprendizado interativo compartilhado de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, orientado pela colaboração interprofissional. Ambas visam à qualificação das práticas de saúde por meio da educação de trabalhadores em coletivos, mas é fundamental a distinção dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos que as sustentam. |
id |
USP-24_dd279b6dbca9bfa0685b0e9b44b078ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/192678 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúdeInterfaces between permanent education and interprofessional education in healthInterfaces entre la educación permanente y la educación interprofesional en saludEducación en SaludCompromiso LaboralRelaciones InterprofesionalesEducación InterprofesionalEducação em SaúdeEngajamento no TrabalhoRelações InterprofissionaisEducação InterprofissionalHealth EducationWork EngagementInterprofessional RelationsInterprofessional EducationEnsaio teórico de cunho reflexivo elaborado com base na literatura nacional e internacional, com o objetivo de analisar as interfaces e distinções histórico-conceituais entre Educação Permanente em Saúde e Educação Interprofissional em Saúde. No cenário internacional, ocorreram movimentos educacionais voltados para trabalhadores de saúde com destaque para os estímulos da Organização Pan-Americana de Saúde. No Brasil, ambas as propostas ressaltam o compromisso com a qualidade das práticas no Sistema Único de Saúde, centradas nas necessidades de saúde com enfoques que se aproximam. A Educação Permanente em Saúde, comprometida com a formação no trabalho para a transformação do processo de trabalho, tem em vista o cuidado integral e a Educação Interprofissional em Saúde com o aprendizado interativo compartilhado de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, orientado pela colaboração interprofissional. Ambas visam à qualificação das práticas de saúde por meio da educação de trabalhadores em coletivos, mas é fundamental a distinção dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos que as sustentam.Ensayo teórico de corte reflexivo elaborado con base en la literatura nacional e internacional, objetivando analizar las interfaces y distinciones histórico-conceptuales entre Educación Permanente en Salud y Educación Interprofesional en Salud. En el ámbito internacional hubo movimientos educativos orientados a trabajadores de salud destacándose los estímulos de la Organización Panamericana de Salud. En Brasil, ambas propuestas subrayan el compromiso con la calidad de las prácticas del Sistema Único de Salud, centradas en necesidades sanitarias con enfoques cercanos. La Educación Permanente en Salud, comprometida con la formación laboral para transformar el proceso de trabajo considerando la atención integral, y la Educación Interprofesional en Salud con aprendizaje interactivo compartido de competencias colaborativas para un trabajo en equipo efectivo orientado por la colaboración interprofesional. Ambas apuntan a calificar las prácticas de salud educando al trabajador en colectivos, aunque resulta fundamental diferenciar los referenciales teóricos, conceptuales y metodológicos que las sustentan.This was a reflective theoretical essay that was based on the national and international literature. The goal was to analyze the interfaces and historical-conceptual distinctions between permanent education in health and interprofessional education in health. In the international context, there have been educational movements aimed at health workers with an emphasis on the incentives of the Pan-American Health Organization. In Brazil, both proposals highlight a commitment to the quality of practice in the Unified Health System, focused on health needs, with approaches that have a lot in common. Permanent education in health is geared toward on-the-job training to transform work processes, with the objective of delivering comprehensive care. Interprofessional education in health involves shared interactive learning of collaborative skills for effective teamwork, guided by interprofessional collaboration. The purpose of both is to qualify health practices through the education of workers in groups; however it is essential to distinguish the theoretical, conceptual, and methodological frameworks that support them.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2021-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19267810.1590/S1980-220X2020018903733Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03733Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03733Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e037331980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678/177530https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678/177531http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOgata, Márcia NiitumaSilva, Jaqueline Alcantara Marcelino daPeduzzi, MarinaCosta, Marcelo VianaFortuna, Cinira MagaliFeliciano, Adriana Barbieri2021-11-18T19:19:55Zoai:revistas.usp.br:article/192678Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-11-18T19:19:55Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde Interfaces between permanent education and interprofessional education in health Interfaces entre la educación permanente y la educación interprofesional en salud |
title |
Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde |
spellingShingle |
Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde Ogata, Márcia Niituma Educación en Salud Compromiso Laboral Relaciones Interprofesionales Educación Interprofesional Educação em Saúde Engajamento no Trabalho Relações Interprofissionais Educação Interprofissional Health Education Work Engagement Interprofessional Relations Interprofessional Education |
title_short |
Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde |
title_full |
Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde |
title_fullStr |
Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde |
title_full_unstemmed |
Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde |
title_sort |
Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde |
author |
Ogata, Márcia Niituma |
author_facet |
Ogata, Márcia Niituma Silva, Jaqueline Alcantara Marcelino da Peduzzi, Marina Costa, Marcelo Viana Fortuna, Cinira Magali Feliciano, Adriana Barbieri |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jaqueline Alcantara Marcelino da Peduzzi, Marina Costa, Marcelo Viana Fortuna, Cinira Magali Feliciano, Adriana Barbieri |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ogata, Márcia Niituma Silva, Jaqueline Alcantara Marcelino da Peduzzi, Marina Costa, Marcelo Viana Fortuna, Cinira Magali Feliciano, Adriana Barbieri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación en Salud Compromiso Laboral Relaciones Interprofesionales Educación Interprofesional Educação em Saúde Engajamento no Trabalho Relações Interprofissionais Educação Interprofissional Health Education Work Engagement Interprofessional Relations Interprofessional Education |
topic |
Educación en Salud Compromiso Laboral Relaciones Interprofesionales Educación Interprofesional Educação em Saúde Engajamento no Trabalho Relações Interprofissionais Educação Interprofissional Health Education Work Engagement Interprofessional Relations Interprofessional Education |
description |
Ensaio teórico de cunho reflexivo elaborado com base na literatura nacional e internacional, com o objetivo de analisar as interfaces e distinções histórico-conceituais entre Educação Permanente em Saúde e Educação Interprofissional em Saúde. No cenário internacional, ocorreram movimentos educacionais voltados para trabalhadores de saúde com destaque para os estímulos da Organização Pan-Americana de Saúde. No Brasil, ambas as propostas ressaltam o compromisso com a qualidade das práticas no Sistema Único de Saúde, centradas nas necessidades de saúde com enfoques que se aproximam. A Educação Permanente em Saúde, comprometida com a formação no trabalho para a transformação do processo de trabalho, tem em vista o cuidado integral e a Educação Interprofissional em Saúde com o aprendizado interativo compartilhado de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, orientado pela colaboração interprofissional. Ambas visam à qualificação das práticas de saúde por meio da educação de trabalhadores em coletivos, mas é fundamental a distinção dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos que as sustentam. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678 10.1590/S1980-220X2020018903733 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1980-220X2020018903733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678/177530 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192678/177531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03733 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03733 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03733 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221748662108160 |