O Instituto Confúcio como instrumento de soft power da República Popular da China
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272551 |
Resumo: | O Instituto Confúcio, tido pelo Governo chinês como uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, foi estabelecido com o propósito de aumentar a compreensão mútua e a amizade entre a China e as nações estrangeiras, além de promover a colaboração em diversas esferas culturais, políticas e sociais. Além de oferecer instrução linguística, o Instituto Confúcio também se concentra no ensino da cultura chinesa e seu envolvimento com a sociedade, além de fornecer bolsas de estudo para estudantes e professores estrangeiros. Entretanto, a criação dos Institutos Confúcio e o estabelecimento dessas unidades de ensino pelo mundo levantaram indagações sobre os propósitos e objetivos da instituição, considerando o crescente protagonismo internacional da China. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar quais as estratégias de difusão da cultura chinesa adotadas pelo Instituto Confúcio que o converte em instrumento de soft power da China. Para a sua elaboração, optou-se por um itinerário metodológico qualitativo que consistiu numa pesquisa bibliográfica e documental com o propósito de estabelecer um corpus teórico que permitisse à pesquisadora identificar as estratégias de difusão da cultura chinesa. O estudo foi norteado pelo conceito de soft power forjado por Nye (2004) como um campo de interesse das relações públicas internacionais. A título de conclusão, verificou-se que o Instituto Confúcio funciona, de fato, como um instrumento de soft power da República Popular da China, ao utilizar-se de três estratégias de difusão da cultura chinesa: ensino da língua chinesa, intercâmbio de alunos e eventos temáticos. |
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Kuhn, Gabriele KoesterDantas, José Guibson Delgado2024-03-01T04:56:15Z2023http://hdl.handle.net/10183/272551001195378O Instituto Confúcio, tido pelo Governo chinês como uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, foi estabelecido com o propósito de aumentar a compreensão mútua e a amizade entre a China e as nações estrangeiras, além de promover a colaboração em diversas esferas culturais, políticas e sociais. Além de oferecer instrução linguística, o Instituto Confúcio também se concentra no ensino da cultura chinesa e seu envolvimento com a sociedade, além de fornecer bolsas de estudo para estudantes e professores estrangeiros. Entretanto, a criação dos Institutos Confúcio e o estabelecimento dessas unidades de ensino pelo mundo levantaram indagações sobre os propósitos e objetivos da instituição, considerando o crescente protagonismo internacional da China. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar quais as estratégias de difusão da cultura chinesa adotadas pelo Instituto Confúcio que o converte em instrumento de soft power da China. Para a sua elaboração, optou-se por um itinerário metodológico qualitativo que consistiu numa pesquisa bibliográfica e documental com o propósito de estabelecer um corpus teórico que permitisse à pesquisadora identificar as estratégias de difusão da cultura chinesa. O estudo foi norteado pelo conceito de soft power forjado por Nye (2004) como um campo de interesse das relações públicas internacionais. A título de conclusão, verificou-se que o Instituto Confúcio funciona, de fato, como um instrumento de soft power da República Popular da China, ao utilizar-se de três estratégias de difusão da cultura chinesa: ensino da língua chinesa, intercâmbio de alunos e eventos temáticos.The Confucius Institute, considered by the Chinese government to be a non-governmental and non-profit entity, was established with the purpose of increasing mutual understanding and friendship between China and foreign nations, as well as promoting collaboration in various cultural, political and political spheres. and social. In addition to offering language instruction, the Confucius Institute also focuses on teaching Chinese culture and its engagement with society, as well as providing scholarships to foreign students and teachers. However, the creation of the Confucius Institutes and the establishment of these teaching units around the world raised questions about the purposes and objectives of the institution, considering China's growing international protagonism. In this context, this study aims to identify which strategies for disseminating Chinese culture adopted by the Confucius Institute make it an instrument of soft power in China. For its elaboration, we opted for a qualitative methodological itinerary that consisted of bibliographical and documentary research with the purpose of establishing a theoretical corpus that would allow the researcher to identify the dissemination strategies of Chinese culture. The study was guided by the concept of soft power forged by Nye (2004) as a field of interest in international public relations. By way of conclusion, it was found that the Confucius Institute functions, in fact, as an instrument of soft power for the People's Republic of China, by using three strategies for disseminating Chinese culture: teaching the Chinese language, student exchange and themed events.application/pdfporSoft powerRelações públicas internacionaisDifusão culturalConfucius InstituteSoft powerChinaInternational public relationsCultural diffusionO Instituto Confúcio como instrumento de soft power da República Popular da Chinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195378.pdf.txt001195378.pdf.txtExtracted Texttext/plain135755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272551/2/001195378.pdf.txt358687a38c10325463562d1f25d541f9MD52ORIGINAL001195378.pdfTexto completoapplication/pdf13908348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272551/1/001195378.pdf3e96b3120bd65653a3ab8bcb330576b4MD5110183/2725512024-05-14 06:30:25.461422oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272551Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-14T09:30:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O Instituto Confúcio, tido pelo Governo chinês como uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, foi estabelecido com o propósito de aumentar a compreensão mútua e a amizade entre a China e as nações estrangeiras, além de promover a colaboração em diversas esferas culturais, políticas e sociais. Além de oferecer instrução linguística, o Instituto Confúcio também se concentra no ensino da cultura chinesa e seu envolvimento com a sociedade, além de fornecer bolsas de estudo para estudantes e professores estrangeiros. Entretanto, a criação dos Institutos Confúcio e o estabelecimento dessas unidades de ensino pelo mundo levantaram indagações sobre os propósitos e objetivos da instituição, considerando o crescente protagonismo internacional da China. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar quais as estratégias de difusão da cultura chinesa adotadas pelo Instituto Confúcio que o converte em instrumento de soft power da China. Para a sua elaboração, optou-se por um itinerário metodológico qualitativo que consistiu numa pesquisa bibliográfica e documental com o propósito de estabelecer um corpus teórico que permitisse à pesquisadora identificar as estratégias de difusão da cultura chinesa. O estudo foi norteado pelo conceito de soft power forjado por Nye (2004) como um campo de interesse das relações públicas internacionais. A título de conclusão, verificou-se que o Instituto Confúcio funciona, de fato, como um instrumento de soft power da República Popular da China, ao utilizar-se de três estratégias de difusão da cultura chinesa: ensino da língua chinesa, intercâmbio de alunos e eventos temáticos. |
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