Inexistência de diferenças de sexo no fator g (inteligência geral) e nas habilidades específicas em crianças de duas capitais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores-Mendoza, Carmen
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Alves, Marcela Mansur, Lelé, Álvaro José, Bandeira, Denise Ruschel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25704
Resumo: O presente trabalho pretendeu examinar diferenças relacionadas ao sexo no fator g (inteligência geral) e em habilidades específicas em crianças de duas cidades brasileiras: Belo Horizonte e Porto Alegre. No caso da amostra mineira (n=1,316), a idade compreendeu entre 5 e 11 anos de idade examinada através de uma bateria de testes a qual incluiu instrumentos de inteligência (Raven, Escala Verbal WISC III, R-2, DFH), de avaliação psicomotora (Bender) e de desempenho escolar (TDE). No caso da amostra gaúcha (n=779), a idade compreendeu entre 5 e 11 anos, utilizando-se o teste Raven – Escala Colorida. A análise individual dos testes aponta que a maioria das diferenças nas habilidades específicas não é estatisticamente significativa. Na utilização do Método dos Vetores Correlacionados, uma análise mais sofisticada da inteligência geral, observa-se inexistência de diferenças de sexo. Tais resultados corroboram os registros internacionais sobre inexistência de diferenças cognitivas relacionadas ao sexo em crianças e adolescentes.
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spelling Flores-Mendoza, CarmenAlves, Marcela MansurLelé, Álvaro JoséBandeira, Denise Ruschel2010-09-11T04:21:31Z20070102-7972http://hdl.handle.net/10183/25704000648570O presente trabalho pretendeu examinar diferenças relacionadas ao sexo no fator g (inteligência geral) e em habilidades específicas em crianças de duas cidades brasileiras: Belo Horizonte e Porto Alegre. No caso da amostra mineira (n=1,316), a idade compreendeu entre 5 e 11 anos de idade examinada através de uma bateria de testes a qual incluiu instrumentos de inteligência (Raven, Escala Verbal WISC III, R-2, DFH), de avaliação psicomotora (Bender) e de desempenho escolar (TDE). No caso da amostra gaúcha (n=779), a idade compreendeu entre 5 e 11 anos, utilizando-se o teste Raven – Escala Colorida. A análise individual dos testes aponta que a maioria das diferenças nas habilidades específicas não é estatisticamente significativa. Na utilização do Método dos Vetores Correlacionados, uma análise mais sofisticada da inteligência geral, observa-se inexistência de diferenças de sexo. Tais resultados corroboram os registros internacionais sobre inexistência de diferenças cognitivas relacionadas ao sexo em crianças e adolescentes.This paper intended to verify sex differences on the g factor (general intelligence) and specific abilities from a sample of children from two Brazilian cities: Belo Horizonte (BH) and Porto Alegre (PA). The sample from BH (n=1.316) aged 5 to 11 years was examined with a battery of intelligence (CPM, Verbal Scale of WISCIII, R-2), psychomotor (Bender) and school achievement tests. The sample from PA (n=779) aged 5 to 11 years was examined with Matrices Progressives Raven. The analysis from these tests shows that the majority of sex differences on specific abilities are not statistically significant. The use of Method Correlated Vectors, which is a most sophisticated method of analyzing general intelligence (g factor), indicates that there are no sex differences. These results support the international records about non-existence of cognitive difference relate to sex in childhood and adolescence.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Vol. 20, n.3 (set./dez. 2007), p. 499-506.Processos cognitivosDiferenças sexuaisInteligênciaCriançaSex differencesSpecific abilitiesG factorChildrenInexistência de diferenças de sexo no fator g (inteligência geral) e nas habilidades específicas em crianças de duas capitais brasileirasThere are no sex differences on g factor and specific abilities in children from two brazilian capitals info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000648570.pdf000648570.pdfTexto completoapplication/pdf218091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25704/1/000648570.pdf22e3cd67eadb5ed3188937c059c4a887MD51TEXT000648570.pdf.txt000648570.pdf.txtExtracted Texttext/plain36338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25704/2/000648570.pdf.txt33306e893a460a15fdcdf715acc327c8MD52THUMBNAIL000648570.pdf.jpg000648570.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25704/3/000648570.pdf.jpg101459da73e4612eed48d574ad76195aMD5310183/257042018-10-18 07:23:55.011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25704Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:23:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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