Desafios e reflexões sobre o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Elonice Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259460
Resumo: O presente trabalho abrange os desafios e as reflexões sobre o ensino da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa procurou discutir as possibilidades e a importância de se aprender Geografia nesse nível de ensino, a partir da leitura do mundo, da vida e do espaço em que a criança vive, o que inclui um levantamento sobre o ensino da Geografia, análise da legislação brasileira vigente, a Base Nacional Comum Curricular, a formação inicial e continuada dos professores. O objetivo principal da pesquisa foi compreender a importância do ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a construção das noções espaciais nas/das crianças, levando em consideração que a Geografia é uma área do conhecimento muito importante, especialmente nos primeiros anos da escolaridade, pois nessa fase a criança precisa descobrir o mundo que o cerca como forma de orientação, localização e atuação no meio em que vive. O estudo é alicerçado em duas vertentes, a bibliográfica e a qualitativa, abrangendo o ensino da Geografia através de pesquisa de campo com professores de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do município de Santana da Boa Vista/RS. Com este trabalho, pode-se compreender um pouco das dificuldades encontradas na docência e no ensino de Geografia nos Anos Iniciais, em que ficou evidenciada a falta de recursos didáticos, assim como, atividades que valorizem a vivência e realidade da criança. Neste sentido, reforça a importância de práticas pedagógicas mais dinâmicas, criativas, atrativas, e principalmente que valorizem o conhecimento prévio da criança.
id UFRGS-2_bc610f3e99e2cc27108c483ef5934fee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259460
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Elonice OliveiraRodrigues, Aline de Lima2023-06-26T03:30:26Z2022http://hdl.handle.net/10183/259460001171896O presente trabalho abrange os desafios e as reflexões sobre o ensino da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa procurou discutir as possibilidades e a importância de se aprender Geografia nesse nível de ensino, a partir da leitura do mundo, da vida e do espaço em que a criança vive, o que inclui um levantamento sobre o ensino da Geografia, análise da legislação brasileira vigente, a Base Nacional Comum Curricular, a formação inicial e continuada dos professores. O objetivo principal da pesquisa foi compreender a importância do ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a construção das noções espaciais nas/das crianças, levando em consideração que a Geografia é uma área do conhecimento muito importante, especialmente nos primeiros anos da escolaridade, pois nessa fase a criança precisa descobrir o mundo que o cerca como forma de orientação, localização e atuação no meio em que vive. O estudo é alicerçado em duas vertentes, a bibliográfica e a qualitativa, abrangendo o ensino da Geografia através de pesquisa de campo com professores de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do município de Santana da Boa Vista/RS. Com este trabalho, pode-se compreender um pouco das dificuldades encontradas na docência e no ensino de Geografia nos Anos Iniciais, em que ficou evidenciada a falta de recursos didáticos, assim como, atividades que valorizem a vivência e realidade da criança. Neste sentido, reforça a importância de práticas pedagógicas mais dinâmicas, criativas, atrativas, e principalmente que valorizem o conhecimento prévio da criança.The present work covers the challenges and reflections on the teaching of Geography in the Early Years of Primary Education. The research sought to discuss the possibilities and the importance of learning Geography at this level of education, based on the reading of the world, life and the space in which the child lives, which includes a survey on the teaching of Geography, analysis of the current Brazilian legislation, the Common National Curricular Base, and the initial and continuing education of teachers. The main objective of the research was to understand the importance of teaching Geography in the Early Years of Primary Education for the construction of spatial notions in children, taking into account that Geography is a very important area of knowledge, especially in the early years of schooling, because at this stage the child needs to discover the world around him/her as a way of orientation, location and action in the environment in which he/she lives. The study is based on two aspects, the bibliographic and the qualitative, covering the teaching of Geography through field research with teachers of the 3rd, 4th, and 5th years of elementary school in the city of Santana da Boa Vista/RS. With this work, it was possible to understand some of the difficulties encountered in teaching and in the teaching of Geography in the Early Years, in which it was evident the lack of didactic resources, as well as activities that value the experience and reality of the child. In this sense, it reinforces the importance of more dynamic, creative, and attractive pedagogical practices, and especially those that value the child's previous knowledge.application/pdfporGeografia : EnsinoEnsino fundamental : Séries iniciaisTeaching GeographyEarly yearsTeaching learningDesafios e reflexões sobre o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171896.pdf.txt001171896.pdf.txtExtracted Texttext/plain107866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259460/2/001171896.pdf.txtff1087c7aa9291cf3dd62ffcc65e8a6eMD52ORIGINAL001171896.pdfTexto completoapplication/pdf768192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259460/1/001171896.pdf220b969c867adce486b68c8defa121b5MD5110183/2594602023-06-27 03:32:36.725298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259460Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-27T06:32:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e reflexões sobre o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title Desafios e reflexões sobre o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Desafios e reflexões sobre o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
Machado, Elonice Oliveira
Geografia : Ensino
Ensino fundamental : Séries iniciais
Teaching Geography
Early years
Teaching learning
title_short Desafios e reflexões sobre o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Desafios e reflexões sobre o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Desafios e reflexões sobre o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Desafios e reflexões sobre o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Desafios e reflexões sobre o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
author Machado, Elonice Oliveira
author_facet Machado, Elonice Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Elonice Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
contributor_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Ensino fundamental : Séries iniciais
topic Geografia : Ensino
Ensino fundamental : Séries iniciais
Teaching Geography
Early years
Teaching learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching Geography
Early years
Teaching learning
description O presente trabalho abrange os desafios e as reflexões sobre o ensino da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa procurou discutir as possibilidades e a importância de se aprender Geografia nesse nível de ensino, a partir da leitura do mundo, da vida e do espaço em que a criança vive, o que inclui um levantamento sobre o ensino da Geografia, análise da legislação brasileira vigente, a Base Nacional Comum Curricular, a formação inicial e continuada dos professores. O objetivo principal da pesquisa foi compreender a importância do ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a construção das noções espaciais nas/das crianças, levando em consideração que a Geografia é uma área do conhecimento muito importante, especialmente nos primeiros anos da escolaridade, pois nessa fase a criança precisa descobrir o mundo que o cerca como forma de orientação, localização e atuação no meio em que vive. O estudo é alicerçado em duas vertentes, a bibliográfica e a qualitativa, abrangendo o ensino da Geografia através de pesquisa de campo com professores de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do município de Santana da Boa Vista/RS. Com este trabalho, pode-se compreender um pouco das dificuldades encontradas na docência e no ensino de Geografia nos Anos Iniciais, em que ficou evidenciada a falta de recursos didáticos, assim como, atividades que valorizem a vivência e realidade da criança. Neste sentido, reforça a importância de práticas pedagógicas mais dinâmicas, criativas, atrativas, e principalmente que valorizem o conhecimento prévio da criança.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-26T03:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259460
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171896
url http://hdl.handle.net/10183/259460
identifier_str_mv 001171896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259460/2/001171896.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259460/1/001171896.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ff1087c7aa9291cf3dd62ffcc65e8a6e
220b969c867adce486b68c8defa121b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224662486614016