Aproximações da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Muçum-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Daniela Disegna
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259438
Resumo: O presente trabalho busca discutir o ensino da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de análise dos recursos e práticas utilizadas pelos professores atuantes nas turmas de 1° ao 5° ano nas redes municipal e estadual de ensino, no município de Muçum, localizado no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O processo de ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica ainda se mostra tímido nessa etapa do ensino, mesmo com o avanço da pesquisa e da institucionalização do ensino de cartografia nos anos iniciais nas diferentes bases curriculares nacionais. Para provocar o debate e avançar nas práticas docentes que envolvem esses conteúdos este trabalho realizou-se por meio da pesquisa participante envolvendo a análise da própria prática como pesquisadora-docente por meio do diálogo e da construção coletiva de conhecimentos e materiais para introduzir a cartografia no programa curricular dos anos iniciais do ensino fundamental no município, assim como no estabelecimento da interlocução com demais professoras e professores do município. Em um primeiro momento avalia-se que há lacunas na formação docente dirigida a esta temática; escassez de recursos didáticos e pedagógicos ofertados pelas redes; e os professores ainda encontram dificuldades ao trabalhar a cartografia de acordo com a faixa etária de cada turma, assim como articule o conhecimento sobre espaço com as formas de representar o espaço fazendo com que os alunos compreendam, mas não se apropriem da linguagem cartográfica de forma significativa. No entanto esta pesquisa indicou a necessidade de aprofundar os estudos no município e construir coletivamente um projeto de formação continuada articulando os conteúdos do currículo para o desenvolvimento da noção do espaço e da apropriação da linguagem cartografáfica.
id UFRGS-2_b829bf2fa022951eb5cc8ce68620ae88
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259438
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Daniela DisegnaBatista, Sinthia Cristina2023-06-26T03:28:56Z2022http://hdl.handle.net/10183/259438001171696O presente trabalho busca discutir o ensino da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de análise dos recursos e práticas utilizadas pelos professores atuantes nas turmas de 1° ao 5° ano nas redes municipal e estadual de ensino, no município de Muçum, localizado no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O processo de ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica ainda se mostra tímido nessa etapa do ensino, mesmo com o avanço da pesquisa e da institucionalização do ensino de cartografia nos anos iniciais nas diferentes bases curriculares nacionais. Para provocar o debate e avançar nas práticas docentes que envolvem esses conteúdos este trabalho realizou-se por meio da pesquisa participante envolvendo a análise da própria prática como pesquisadora-docente por meio do diálogo e da construção coletiva de conhecimentos e materiais para introduzir a cartografia no programa curricular dos anos iniciais do ensino fundamental no município, assim como no estabelecimento da interlocução com demais professoras e professores do município. Em um primeiro momento avalia-se que há lacunas na formação docente dirigida a esta temática; escassez de recursos didáticos e pedagógicos ofertados pelas redes; e os professores ainda encontram dificuldades ao trabalhar a cartografia de acordo com a faixa etária de cada turma, assim como articule o conhecimento sobre espaço com as formas de representar o espaço fazendo com que os alunos compreendam, mas não se apropriem da linguagem cartográfica de forma significativa. No entanto esta pesquisa indicou a necessidade de aprofundar os estudos no município e construir coletivamente um projeto de formação continuada articulando os conteúdos do currículo para o desenvolvimento da noção do espaço e da apropriação da linguagem cartografáfica.The present work seeks to discuss the teaching of cartography in the early years of elementary school through the analysis of resources and practices used by teachers working in classes from 1st to 5th grade in the municipal and state education networks, in the municipality of Muçum, located in the Taquari Valley, Rio Grande do Sul. The cartographic language teaching-learning process is still shy at this stage of teaching, even with the advancement of research and the institutionalization of cartography teaching in the early years in the different national curriculum bases. In order to provoke debate and advance teaching practices involving these contents, this work was carried out through participatory research involving the analysis of one's own practice as a researcher-teacher through dialogue and the collective construction of knowledge and materials to introduce cartography in the classroom. curriculum program for the early years of elementary school in the municipality, as well as establishing dialogue with other teachers in the municipality. At first, it is evaluated that there are gaps in teacher training directed to this theme; scarcity of didactic and pedagogical resources offered by the networks; and teachers still find it difficult to work with cartography according to the age group of each class, as well as to articulate knowledge about space with ways of representing space, making students understand, but not appropriate the cartographic language in a way significant. However, this research indicated the need to deepen studies in the municipality and collectively build a continuing education project articulating the contents of the curriculum for the development of the notion of space and the appropriation of cartographic language.application/pdfporGeografia : EnsinoEnsino fundamental : Séries iniciaisCartografiaMuçum (RS)Elementary schoolEarly yearsCartographic languageAproximações da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Muçum-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171696.pdf.txt001171696.pdf.txtExtracted Texttext/plain90276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259438/2/001171696.pdf.txtfa254c99cd34fb3ac34e1cd7d6bdcba8MD52ORIGINAL001171696.pdfTexto completoapplication/pdf3595785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259438/1/001171696.pdff4cc894ec8c881f79413c6d758ff064cMD5110183/2594382023-06-27 03:31:56.088176oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259438Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-27T06:31:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aproximações da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Muçum-RS
title Aproximações da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Muçum-RS
spellingShingle Aproximações da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Muçum-RS
Fonseca, Daniela Disegna
Geografia : Ensino
Ensino fundamental : Séries iniciais
Cartografia
Muçum (RS)
Elementary school
Early years
Cartographic language
title_short Aproximações da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Muçum-RS
title_full Aproximações da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Muçum-RS
title_fullStr Aproximações da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Muçum-RS
title_full_unstemmed Aproximações da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Muçum-RS
title_sort Aproximações da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Muçum-RS
author Fonseca, Daniela Disegna
author_facet Fonseca, Daniela Disegna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Daniela Disegna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Sinthia Cristina
contributor_str_mv Batista, Sinthia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Ensino fundamental : Séries iniciais
Cartografia
Muçum (RS)
topic Geografia : Ensino
Ensino fundamental : Séries iniciais
Cartografia
Muçum (RS)
Elementary school
Early years
Cartographic language
dc.subject.eng.fl_str_mv Elementary school
Early years
Cartographic language
description O presente trabalho busca discutir o ensino da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de análise dos recursos e práticas utilizadas pelos professores atuantes nas turmas de 1° ao 5° ano nas redes municipal e estadual de ensino, no município de Muçum, localizado no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O processo de ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica ainda se mostra tímido nessa etapa do ensino, mesmo com o avanço da pesquisa e da institucionalização do ensino de cartografia nos anos iniciais nas diferentes bases curriculares nacionais. Para provocar o debate e avançar nas práticas docentes que envolvem esses conteúdos este trabalho realizou-se por meio da pesquisa participante envolvendo a análise da própria prática como pesquisadora-docente por meio do diálogo e da construção coletiva de conhecimentos e materiais para introduzir a cartografia no programa curricular dos anos iniciais do ensino fundamental no município, assim como no estabelecimento da interlocução com demais professoras e professores do município. Em um primeiro momento avalia-se que há lacunas na formação docente dirigida a esta temática; escassez de recursos didáticos e pedagógicos ofertados pelas redes; e os professores ainda encontram dificuldades ao trabalhar a cartografia de acordo com a faixa etária de cada turma, assim como articule o conhecimento sobre espaço com as formas de representar o espaço fazendo com que os alunos compreendam, mas não se apropriem da linguagem cartográfica de forma significativa. No entanto esta pesquisa indicou a necessidade de aprofundar os estudos no município e construir coletivamente um projeto de formação continuada articulando os conteúdos do currículo para o desenvolvimento da noção do espaço e da apropriação da linguagem cartografáfica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-26T03:28:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259438
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171696
url http://hdl.handle.net/10183/259438
identifier_str_mv 001171696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259438/2/001171696.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259438/1/001171696.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa254c99cd34fb3ac34e1cd7d6bdcba8
f4cc894ec8c881f79413c6d758ff064c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224662424748032