Competência informacional dos estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia : a contribuição da Biblioteca Clóvis Vergara Marques – IFRS POA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heinrich, Fernanda Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175281
Resumo: Apresenta como tema principal a competência informacional e seu contexto histórico nos âmbitos nacional e internacional apresentando, também, sua importância na formação do cidadão. Relaciona a competência informacional com a educação, fazendo um comparativo entre a educação tradicional e a educação voltada para a competência informacional a partir de referências de teóricos importantes na área. Mostra a importância de a competência informacional se constituir em uma das funções da biblioteca atual. Objetiva verificar a contribuição da biblioteca para a competência informacional no processo da pesquisa acadêmica dos alunos do Curso Técnico em Biotecnologia do IFRS-POA, através da mediação do bibliotecário. Verifica a percepção do professor da disciplina com relação à realização e ao resultado das atividades, identifica as atividades propostas pela biblioteca com relação à competência informacional mediadas pelo bibliotecário a esses alunos e, por fim, analisa os resultados das atividades realizadas com a mediação do bibliotecário. Utiliza como metodologia o estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza básica e abordagem exploratória. Coleta os dados a partir de observações das Oficinas e entrevistas com o professor e o bibliotecário. Conclui que a mediação do bibliotecário, em ações educacionais de competência informacional em sala de aula, além de apresentar aos alunos uma biblioteca mais atuante e participante, também contribui para a construção do aprendizado desses, formando-os cidadãos competentes a aprender a aprender e a aprender ao longo da vida.
id UFRGS-2_bc7bdf5b3e8afa2a6fc6de2baa56a90a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175281
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Heinrich, Fernanda RodriguesMoro, Eliane Lourdes da Silva2018-05-03T02:26:32Z2017http://hdl.handle.net/10183/175281001062377Apresenta como tema principal a competência informacional e seu contexto histórico nos âmbitos nacional e internacional apresentando, também, sua importância na formação do cidadão. Relaciona a competência informacional com a educação, fazendo um comparativo entre a educação tradicional e a educação voltada para a competência informacional a partir de referências de teóricos importantes na área. Mostra a importância de a competência informacional se constituir em uma das funções da biblioteca atual. Objetiva verificar a contribuição da biblioteca para a competência informacional no processo da pesquisa acadêmica dos alunos do Curso Técnico em Biotecnologia do IFRS-POA, através da mediação do bibliotecário. Verifica a percepção do professor da disciplina com relação à realização e ao resultado das atividades, identifica as atividades propostas pela biblioteca com relação à competência informacional mediadas pelo bibliotecário a esses alunos e, por fim, analisa os resultados das atividades realizadas com a mediação do bibliotecário. Utiliza como metodologia o estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza básica e abordagem exploratória. Coleta os dados a partir de observações das Oficinas e entrevistas com o professor e o bibliotecário. Conclui que a mediação do bibliotecário, em ações educacionais de competência informacional em sala de aula, além de apresentar aos alunos uma biblioteca mais atuante e participante, também contribui para a construção do aprendizado desses, formando-os cidadãos competentes a aprender a aprender e a aprender ao longo da vida.This monograph presents the information literacy as its principal theme and its historical context in national and international levels, also presents, its importance in development of the citizens. It relates the information literacy to education, making a comparison between traditional education and education based on information literacy through the references from experts in this subject. It shows the value of information literacy as a function of the present library. This paper has the goal to verify the contribution of library to the information literacy at the academic research process of the Biotechnology Technical Course students at IFRS-POA, through librarian’s mediation. It verifies teacher's perception about the development and results of the activities, identifies the activities proposed by the library in relation to the information literacy mediated by the librarian to these students and, finally, analyzes the results of the activities performed by the librarian’s mediation. This study has a qualitative methodology, a case study of basic nature and exploratory approach. The collect of the data was done through the observations of the workshops and interviews by the teacher and the librarian. It concludes that the mediation of the librarian, in educational actions of informational competence in the classroom, besides presenting to the students a more active and participant library, also contributes to the construction of the their learning, forming them competent citizens at learn to learn and at learn throughout life.application/pdfporCompetência informacionalBibliotecário educadorInformation literacyMediationLibrarian educatorEducation for information literacyCompetência informacional dos estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia : a contribuição da Biblioteca Clóvis Vergara Marques – IFRS POAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062377.pdf001062377.pdfTexto completoapplication/pdf1187745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175281/1/001062377.pdf5361c7a274b041edd81c6c03b9962449MD51TEXT001062377.pdf.txt001062377.pdf.txtExtracted Texttext/plain170171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175281/2/001062377.pdf.txtf25d32418432fd5b8fb7b31d3aafe62bMD5210183/1752812018-05-04 02:25:50.271105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175281Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-04T05:25:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência informacional dos estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia : a contribuição da Biblioteca Clóvis Vergara Marques – IFRS POA
title Competência informacional dos estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia : a contribuição da Biblioteca Clóvis Vergara Marques – IFRS POA
spellingShingle Competência informacional dos estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia : a contribuição da Biblioteca Clóvis Vergara Marques – IFRS POA
Heinrich, Fernanda Rodrigues
Competência informacional
Bibliotecário educador
Information literacy
Mediation
Librarian educator
Education for information literacy
title_short Competência informacional dos estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia : a contribuição da Biblioteca Clóvis Vergara Marques – IFRS POA
title_full Competência informacional dos estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia : a contribuição da Biblioteca Clóvis Vergara Marques – IFRS POA
title_fullStr Competência informacional dos estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia : a contribuição da Biblioteca Clóvis Vergara Marques – IFRS POA
title_full_unstemmed Competência informacional dos estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia : a contribuição da Biblioteca Clóvis Vergara Marques – IFRS POA
title_sort Competência informacional dos estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia : a contribuição da Biblioteca Clóvis Vergara Marques – IFRS POA
author Heinrich, Fernanda Rodrigues
author_facet Heinrich, Fernanda Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heinrich, Fernanda Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Bibliotecário educador
topic Competência informacional
Bibliotecário educador
Information literacy
Mediation
Librarian educator
Education for information literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Information literacy
Mediation
Librarian educator
Education for information literacy
description Apresenta como tema principal a competência informacional e seu contexto histórico nos âmbitos nacional e internacional apresentando, também, sua importância na formação do cidadão. Relaciona a competência informacional com a educação, fazendo um comparativo entre a educação tradicional e a educação voltada para a competência informacional a partir de referências de teóricos importantes na área. Mostra a importância de a competência informacional se constituir em uma das funções da biblioteca atual. Objetiva verificar a contribuição da biblioteca para a competência informacional no processo da pesquisa acadêmica dos alunos do Curso Técnico em Biotecnologia do IFRS-POA, através da mediação do bibliotecário. Verifica a percepção do professor da disciplina com relação à realização e ao resultado das atividades, identifica as atividades propostas pela biblioteca com relação à competência informacional mediadas pelo bibliotecário a esses alunos e, por fim, analisa os resultados das atividades realizadas com a mediação do bibliotecário. Utiliza como metodologia o estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza básica e abordagem exploratória. Coleta os dados a partir de observações das Oficinas e entrevistas com o professor e o bibliotecário. Conclui que a mediação do bibliotecário, em ações educacionais de competência informacional em sala de aula, além de apresentar aos alunos uma biblioteca mais atuante e participante, também contribui para a construção do aprendizado desses, formando-os cidadãos competentes a aprender a aprender e a aprender ao longo da vida.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-03T02:26:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/175281
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062377
url http://hdl.handle.net/10183/175281
identifier_str_mv 001062377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175281/1/001062377.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175281/2/001062377.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5361c7a274b041edd81c6c03b9962449
f25d32418432fd5b8fb7b31d3aafe62b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224548757012480