Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222168 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apontar elementos para a escrita de uma história do ensino da tabuada. Utiliza-se das teorizações do fi lósofo Michel Foucault, que possibilitam um movimento de olhar para este saber como produto histórico de discursos. A partir dos métodos arqueológico e genealógico fazem-se alguns questionamentos como: Que enunciados sobre o ensino da tabuada estavam presentes nos regimes de verdade da Educação Matemática de diferentes épocas e quais suas implicações na constituição dos sujeitos? As fontes analisadas foram exemplares da Revista do Professor, da Revista de Ensino e da Revista Nova Escola, num total de 13, publicadas entre os anos de 1953 e 2000. A análise garimpou enunciações que permitiram articular o ensino da tabuada a algumas práticas da sociedade disciplinar e posteriormente da sociedade de controle. A intenção deste estudo é refl etir sobre a importância da história do presente para as pesquisas em Educação Matemática. |
id |
UFRGS-2_bc968514e6886e43e944fed792624984 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222168 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2021-06-15T04:28:55Z20171413-7321http://hdl.handle.net/10183/222168001065635Este artigo tem como objetivo apontar elementos para a escrita de uma história do ensino da tabuada. Utiliza-se das teorizações do fi lósofo Michel Foucault, que possibilitam um movimento de olhar para este saber como produto histórico de discursos. A partir dos métodos arqueológico e genealógico fazem-se alguns questionamentos como: Que enunciados sobre o ensino da tabuada estavam presentes nos regimes de verdade da Educação Matemática de diferentes épocas e quais suas implicações na constituição dos sujeitos? As fontes analisadas foram exemplares da Revista do Professor, da Revista de Ensino e da Revista Nova Escola, num total de 13, publicadas entre os anos de 1953 e 2000. A análise garimpou enunciações que permitiram articular o ensino da tabuada a algumas práticas da sociedade disciplinar e posteriormente da sociedade de controle. A intenção deste estudo é refl etir sobre a importância da história do presente para as pesquisas em Educação Matemática.In this article the authors aims to point out elements to writing a history the teaching of times tables. The theorizing of Michel Foucault allowed to look at this knowledge as a historical product of discourses. Some questions are made from of the archaeological and genealogical methods as: What statements about the teaching of times tables were present in the regimes of truth in mathematics education from diff erent eras and what its implications in the constitution of the subject? The analyzed sources were the Teacher Magazine, the Journal of Education and New School Journal, totalizing 13 publications between the years 1953 and 2000. The analysis panned some enunciations that allowed articulate the times tables within some practices of the disciplinary society and the society of control. The intent of this study is to refl ect on the importance of the history of this for research in mathematics education.application/pdfporLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Vol. 22, n. 3 (2017), p. [63]-76Educação MatemáticaAnálise históricaTabuadaMathematics EducationDiscourseHistorical AnalysisDiscursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuadaDiscourses in Mathematics Education and the making of subjects : historical aspects of the teaching times tablesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001065635.pdf.txt001065635.pdf.txtExtracted Texttext/plain51084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222168/2/001065635.pdf.txt31c655ffc90e26c18747fe8133cbab28MD52ORIGINAL001065635.pdfTexto completoapplication/pdf256057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222168/1/001065635.pdf9558838adb1d829a4b4ea1d5a7d851baMD5110183/2221682022-04-20 04:52:09.467191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222168Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:52:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuada |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Discourses in Mathematics Education and the making of subjects : historical aspects of the teaching times tables |
title |
Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuada |
spellingShingle |
Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuada Sartori, Alice Stephanie Tapia Educação Matemática Análise histórica Tabuada Mathematics Education Discourse Historical Analysis |
title_short |
Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuada |
title_full |
Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuada |
title_fullStr |
Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuada |
title_full_unstemmed |
Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuada |
title_sort |
Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuada |
author |
Sartori, Alice Stephanie Tapia |
author_facet |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Cláudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Análise histórica Tabuada |
topic |
Educação Matemática Análise histórica Tabuada Mathematics Education Discourse Historical Analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics Education Discourse Historical Analysis |
description |
Este artigo tem como objetivo apontar elementos para a escrita de uma história do ensino da tabuada. Utiliza-se das teorizações do fi lósofo Michel Foucault, que possibilitam um movimento de olhar para este saber como produto histórico de discursos. A partir dos métodos arqueológico e genealógico fazem-se alguns questionamentos como: Que enunciados sobre o ensino da tabuada estavam presentes nos regimes de verdade da Educação Matemática de diferentes épocas e quais suas implicações na constituição dos sujeitos? As fontes analisadas foram exemplares da Revista do Professor, da Revista de Ensino e da Revista Nova Escola, num total de 13, publicadas entre os anos de 1953 e 2000. A análise garimpou enunciações que permitiram articular o ensino da tabuada a algumas práticas da sociedade disciplinar e posteriormente da sociedade de controle. A intenção deste estudo é refl etir sobre a importância da história do presente para as pesquisas em Educação Matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-15T04:28:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222168 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-7321 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001065635 |
identifier_str_mv |
1413-7321 001065635 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
La Salle : revista de educação, ciência e cultura. Vol. 22, n. 3 (2017), p. [63]-76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222168/2/001065635.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222168/1/001065635.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31c655ffc90e26c18747fe8133cbab28 9558838adb1d829a4b4ea1d5a7d851ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225020567977984 |