Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Tania Denise Miskinis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moço, Maria Cecília de Chiara, Silva, Maria Teresinha Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205225
Resumo: Este artigo analisa, sob o ponto de vista docente, o processo de criação e desenvolvimento da disciplina “Buscando Interfaces Disciplinares no Ensino de Ciências”, oferecida para as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química. Por seu caráter interdisciplinar, as aulas foram ministradas simultaneamente por professoras de cada um desses cursos. Além de atividades de fundamentação teórica sobre interdisciplinaridade, os estudantes elaboraram, em grupos formados por componentes das diferentes áreas, oficinas temáticas interdisciplinares e as aplicaram em sala de aula, no Ensino Médio público. Os estudantes demonstraram criatividade, comprometimento e preocupação em apresentar vínculos entre ciência e cidadania. As docentes consideram que a atividade de ensino contribuiu significativamente para a formação dos futuros docentes no que se refere à interdisciplinaridade, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática.
id UFRGS-2_bd3fc180369338b5056824b589b94c02
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205225
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Salgado, Tania Denise MiskinisMoço, Maria Cecília de ChiaraSilva, Maria Teresinha Xavier2020-01-31T04:13:10Z20190104-8899http://hdl.handle.net/10183/205225001096880Este artigo analisa, sob o ponto de vista docente, o processo de criação e desenvolvimento da disciplina “Buscando Interfaces Disciplinares no Ensino de Ciências”, oferecida para as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química. Por seu caráter interdisciplinar, as aulas foram ministradas simultaneamente por professoras de cada um desses cursos. Além de atividades de fundamentação teórica sobre interdisciplinaridade, os estudantes elaboraram, em grupos formados por componentes das diferentes áreas, oficinas temáticas interdisciplinares e as aplicaram em sala de aula, no Ensino Médio público. Os estudantes demonstraram criatividade, comprometimento e preocupação em apresentar vínculos entre ciência e cidadania. As docentes consideram que a atividade de ensino contribuiu significativamente para a formação dos futuros docentes no que se refere à interdisciplinaridade, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática.Disciplinary Interfaces in Science Teaching: A Teacher’s Perspective. This paper analyzes from the teachers’ point of view the process of creation and development of the discipline “Searching for Disciplinary Interfaces in Science Teaching”, offered for the teachers training courses in Biological Sciences, Physics and Chemistry. Because of its interdisciplinary nature, classes were taught simultaneously by teachers from each of these courses. In addition to activities of theoretical foundation on interdisciplinarity, the students elaborated, in groups formed by components of the different areas, interdisciplinary thematic workshops and applied them in Public High Schools classrooms. The students demonstrated creativity, commitment and concern in showing a link between science and citizenship. The lecturers considered that the teaching activity contributed significantly to the training of future teachers in terms of interdisciplinarity, both from theoretical and practical points of view.application/pdfporQuímica Nova na Escola. São Paulo. Vol. 41, n. 2 (May 2019), p. 200-209InterdisciplinaridadeCiências da naturezaLicenciaturainterdisciplinaritynatural sciencesteacher trainingInterfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096880.pdf.txt001096880.pdf.txtExtracted Texttext/plain57516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205225/2/001096880.pdf.txt20451cb62a28ffecb6e33f59505e4b4fMD52ORIGINAL001096880.pdfTexto completoapplication/pdf479230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205225/1/001096880.pdfe42e4a74bbc39b843c33a9997d67a249MD5110183/2052252023-05-13 03:28:46.2649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205225Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-13T06:28:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente
title Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente
spellingShingle Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente
Salgado, Tania Denise Miskinis
Interdisciplinaridade
Ciências da natureza
Licenciatura
interdisciplinarity
natural sciences
teacher training
title_short Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente
title_full Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente
title_fullStr Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente
title_full_unstemmed Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente
title_sort Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente
author Salgado, Tania Denise Miskinis
author_facet Salgado, Tania Denise Miskinis
Moço, Maria Cecília de Chiara
Silva, Maria Teresinha Xavier
author_role author
author2 Moço, Maria Cecília de Chiara
Silva, Maria Teresinha Xavier
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
Moço, Maria Cecília de Chiara
Silva, Maria Teresinha Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Ciências da natureza
Licenciatura
topic Interdisciplinaridade
Ciências da natureza
Licenciatura
interdisciplinarity
natural sciences
teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv interdisciplinarity
natural sciences
teacher training
description Este artigo analisa, sob o ponto de vista docente, o processo de criação e desenvolvimento da disciplina “Buscando Interfaces Disciplinares no Ensino de Ciências”, oferecida para as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química. Por seu caráter interdisciplinar, as aulas foram ministradas simultaneamente por professoras de cada um desses cursos. Além de atividades de fundamentação teórica sobre interdisciplinaridade, os estudantes elaboraram, em grupos formados por componentes das diferentes áreas, oficinas temáticas interdisciplinares e as aplicaram em sala de aula, no Ensino Médio público. Os estudantes demonstraram criatividade, comprometimento e preocupação em apresentar vínculos entre ciência e cidadania. As docentes consideram que a atividade de ensino contribuiu significativamente para a formação dos futuros docentes no que se refere à interdisciplinaridade, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-31T04:13:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205225
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-8899
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096880
identifier_str_mv 0104-8899
001096880
url http://hdl.handle.net/10183/205225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Química Nova na Escola. São Paulo. Vol. 41, n. 2 (May 2019), p. 200-209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205225/2/001096880.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205225/1/001096880.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 20451cb62a28ffecb6e33f59505e4b4f
e42e4a74bbc39b843c33a9997d67a249
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224984506400768