Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205225 |
Resumo: | Este artigo analisa, sob o ponto de vista docente, o processo de criação e desenvolvimento da disciplina “Buscando Interfaces Disciplinares no Ensino de Ciências”, oferecida para as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química. Por seu caráter interdisciplinar, as aulas foram ministradas simultaneamente por professoras de cada um desses cursos. Além de atividades de fundamentação teórica sobre interdisciplinaridade, os estudantes elaboraram, em grupos formados por componentes das diferentes áreas, oficinas temáticas interdisciplinares e as aplicaram em sala de aula, no Ensino Médio público. Os estudantes demonstraram criatividade, comprometimento e preocupação em apresentar vínculos entre ciência e cidadania. As docentes consideram que a atividade de ensino contribuiu significativamente para a formação dos futuros docentes no que se refere à interdisciplinaridade, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática. |
id |
UFRGS-2_bd3fc180369338b5056824b589b94c02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205225 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Salgado, Tania Denise MiskinisMoço, Maria Cecília de ChiaraSilva, Maria Teresinha Xavier2020-01-31T04:13:10Z20190104-8899http://hdl.handle.net/10183/205225001096880Este artigo analisa, sob o ponto de vista docente, o processo de criação e desenvolvimento da disciplina “Buscando Interfaces Disciplinares no Ensino de Ciências”, oferecida para as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química. Por seu caráter interdisciplinar, as aulas foram ministradas simultaneamente por professoras de cada um desses cursos. Além de atividades de fundamentação teórica sobre interdisciplinaridade, os estudantes elaboraram, em grupos formados por componentes das diferentes áreas, oficinas temáticas interdisciplinares e as aplicaram em sala de aula, no Ensino Médio público. Os estudantes demonstraram criatividade, comprometimento e preocupação em apresentar vínculos entre ciência e cidadania. As docentes consideram que a atividade de ensino contribuiu significativamente para a formação dos futuros docentes no que se refere à interdisciplinaridade, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática.Disciplinary Interfaces in Science Teaching: A Teacher’s Perspective. This paper analyzes from the teachers’ point of view the process of creation and development of the discipline “Searching for Disciplinary Interfaces in Science Teaching”, offered for the teachers training courses in Biological Sciences, Physics and Chemistry. Because of its interdisciplinary nature, classes were taught simultaneously by teachers from each of these courses. In addition to activities of theoretical foundation on interdisciplinarity, the students elaborated, in groups formed by components of the different areas, interdisciplinary thematic workshops and applied them in Public High Schools classrooms. The students demonstrated creativity, commitment and concern in showing a link between science and citizenship. The lecturers considered that the teaching activity contributed significantly to the training of future teachers in terms of interdisciplinarity, both from theoretical and practical points of view.application/pdfporQuímica Nova na Escola. São Paulo. Vol. 41, n. 2 (May 2019), p. 200-209InterdisciplinaridadeCiências da naturezaLicenciaturainterdisciplinaritynatural sciencesteacher trainingInterfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096880.pdf.txt001096880.pdf.txtExtracted Texttext/plain57516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205225/2/001096880.pdf.txt20451cb62a28ffecb6e33f59505e4b4fMD52ORIGINAL001096880.pdfTexto completoapplication/pdf479230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205225/1/001096880.pdfe42e4a74bbc39b843c33a9997d67a249MD5110183/2052252023-05-13 03:28:46.2649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205225Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-13T06:28:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente |
title |
Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente |
spellingShingle |
Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente Salgado, Tania Denise Miskinis Interdisciplinaridade Ciências da natureza Licenciatura interdisciplinarity natural sciences teacher training |
title_short |
Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente |
title_full |
Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente |
title_fullStr |
Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente |
title_full_unstemmed |
Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente |
title_sort |
Interfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docente |
author |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
author_facet |
Salgado, Tania Denise Miskinis Moço, Maria Cecília de Chiara Silva, Maria Teresinha Xavier |
author_role |
author |
author2 |
Moço, Maria Cecília de Chiara Silva, Maria Teresinha Xavier |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis Moço, Maria Cecília de Chiara Silva, Maria Teresinha Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Ciências da natureza Licenciatura |
topic |
Interdisciplinaridade Ciências da natureza Licenciatura interdisciplinarity natural sciences teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
interdisciplinarity natural sciences teacher training |
description |
Este artigo analisa, sob o ponto de vista docente, o processo de criação e desenvolvimento da disciplina “Buscando Interfaces Disciplinares no Ensino de Ciências”, oferecida para as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química. Por seu caráter interdisciplinar, as aulas foram ministradas simultaneamente por professoras de cada um desses cursos. Além de atividades de fundamentação teórica sobre interdisciplinaridade, os estudantes elaboraram, em grupos formados por componentes das diferentes áreas, oficinas temáticas interdisciplinares e as aplicaram em sala de aula, no Ensino Médio público. Os estudantes demonstraram criatividade, comprometimento e preocupação em apresentar vínculos entre ciência e cidadania. As docentes consideram que a atividade de ensino contribuiu significativamente para a formação dos futuros docentes no que se refere à interdisciplinaridade, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-31T04:13:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205225 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-8899 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096880 |
identifier_str_mv |
0104-8899 001096880 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Química Nova na Escola. São Paulo. Vol. 41, n. 2 (May 2019), p. 200-209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205225/2/001096880.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205225/1/001096880.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20451cb62a28ffecb6e33f59505e4b4f e42e4a74bbc39b843c33a9997d67a249 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224984506400768 |