Comunicação e visibilidade política em paradas LGBT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marília Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181707
Resumo: Esta monografia tem como tema a visibilidade e política das Paradas LGBT no Brasil, mais especificamente em Porto Alegre. O objetivo geral é compreender como as duas Paradas LGBT de Porto Alegre se apresentam em seus canais oficiais de comunicação e divulgação, através dos conceitos de espetáculo político de Rubim (2004) e Debord (1997), aliado às teorias de espaço público e visibilidade trazidas por Jovchelovitch (2000) e Esteves (2011) e de gênero e sexualidade de Louro (1997). A pesquisa foi realizada com três abordagens metodológicas: a análise histórico-descritiva, entrevista e cartografia. Para o tratamento desse material, foi utilizada a análise interpretativa. O estudo teve como objeto as páginas oficiais no Facebook da Parada Livre de Porto Alegre e da Parada de Luta LGBTI. Constatou-se, por fim, que por mais que os dois eventos tenham pontos de divergência, principalmente no que tange os processos de divulgação do evento, ambos trabalham com um evento que precisa ser viabilizado financeiramente e estruturalmente. O que aponta a importância da visibilidade de pessoas conhecidas e de recursos financeiros providos de instituições públicas, doações e venda de produtos. Identificou-se também que, apesar das diferenças políticas, as duas paradas se apresentam politicamente em suas páginas oficiais no Facebook e reforçam constantemente a importância disso para a construção das mobilizações LGBT.
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