Possibilidades e limitações do Facebook no desenvolvimento da argumentação filosófica no ensino de Filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Delaíde da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133717
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o uso do Facebook no ensino de filosofia como ferramenta pedagógica no desenvolvimento da argumentação filosófica, suas possibilidades e limitações. Para tal, foi definida uma abordagem qualitativa que procurou descrever e analisar dados coletados por meio de um questionário com questões abertas e fechadas enviados à professores de filosofia da rede metropolitana de Porto Alegre. Os dados foram analisados a partir de um viés reflexivo, não tendo a pretensão de ser conclusivo mas de oferecer elementos para uma discussão sobre as possibilidades educacionais das redes sociais no ensino de Filosofia. Partiu-se do pressuposto de que o ciberespaço pode ser compreendido como uma ágora virtual, possibilitando um espaço discussão e de argumentação filosófica por meio da interatividade da rede. A partir dos resultados coletados, constatou-se que em geral os professores concordam que o Facebook pode auxiliar no Ensino de Filosofia através da criação de grupos e páginas que permitam o desenvolvimento da argumentação filosófica por meio da interatividade da rede. Foi possível concluir que o Facebook tem potencial para desenvolver argumentação apesar de limitações, apontadas pelos professores participantes da pesquisa.
id UFRGS-2_bdafa36b6103ed4a279e83fd3758d8e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133717
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Thiago Delaíde daGeller, Marlise2016-03-15T02:07:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/133717000982506Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o uso do Facebook no ensino de filosofia como ferramenta pedagógica no desenvolvimento da argumentação filosófica, suas possibilidades e limitações. Para tal, foi definida uma abordagem qualitativa que procurou descrever e analisar dados coletados por meio de um questionário com questões abertas e fechadas enviados à professores de filosofia da rede metropolitana de Porto Alegre. Os dados foram analisados a partir de um viés reflexivo, não tendo a pretensão de ser conclusivo mas de oferecer elementos para uma discussão sobre as possibilidades educacionais das redes sociais no ensino de Filosofia. Partiu-se do pressuposto de que o ciberespaço pode ser compreendido como uma ágora virtual, possibilitando um espaço discussão e de argumentação filosófica por meio da interatividade da rede. A partir dos resultados coletados, constatou-se que em geral os professores concordam que o Facebook pode auxiliar no Ensino de Filosofia através da criação de grupos e páginas que permitam o desenvolvimento da argumentação filosófica por meio da interatividade da rede. Foi possível concluir que o Facebook tem potencial para desenvolver argumentação apesar de limitações, apontadas pelos professores participantes da pesquisa.This research presents a study on the use of Facebook in teaching philosophy as a pedagogical tool in the development of philosophical argument, its possibilities and limitations. For such a qualitative approach it was defined that sought to describe and analyze data collected through a questionnaire with open and closed questions sent to philosophy professors of the metropolitan network of Porto Alegre. Data were analyzed from a reflexive bias, having no claim to be conclusive but to offer elements for a discussion of the educational possibilities of social networks in teaching philosophy. It started with the assumption that cyberspace can be understood as a virtual agora, allowing a discussion space and philosophical argument by the network interactivity. The collected results, it was found that in general teachers agree that Facebook can assist in Philosophy of Education by creating groups and pages that allow the development of philosophical argument by the network interactivity. It was concluded that Facebook has the potential to develop an argument despite its limitations noted by teachers participating in the survey.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ArgumentaçãoFilosofiaRedes sociaisPhilosophy of educationArgumentCyberspaceSocial networksAgoraFacebookPossibilidades e limitações do Facebook no desenvolvimento da argumentação filosófica no ensino de FilosofiaPossibilities and limitations of Facebook in the development of philosophical argument in teaching philosophy info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982506.pdf000982506.pdfTexto completoapplication/pdf657767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133717/1/000982506.pdfe424cf52be097ea00bf5faf29275f8e1MD51TEXT000982506.pdf.txt000982506.pdf.txtExtracted Texttext/plain154515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133717/2/000982506.pdf.txta4a4cacaf6bb0b84abcf5bd3ec935ef8MD52THUMBNAIL000982506.pdf.jpg000982506.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133717/3/000982506.pdf.jpg37513fea1dba4ae23bc946c2c0614cc9MD5310183/1337172018-10-26 10:10:35.745oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133717Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:10:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades e limitações do Facebook no desenvolvimento da argumentação filosófica no ensino de Filosofia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Possibilities and limitations of Facebook in the development of philosophical argument in teaching philosophy
title Possibilidades e limitações do Facebook no desenvolvimento da argumentação filosófica no ensino de Filosofia
spellingShingle Possibilidades e limitações do Facebook no desenvolvimento da argumentação filosófica no ensino de Filosofia
Silva, Thiago Delaíde da
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Argumentação
Filosofia
Redes sociais
Philosophy of education
Argument
Cyberspace
Social networks
Agora
Facebook
title_short Possibilidades e limitações do Facebook no desenvolvimento da argumentação filosófica no ensino de Filosofia
title_full Possibilidades e limitações do Facebook no desenvolvimento da argumentação filosófica no ensino de Filosofia
title_fullStr Possibilidades e limitações do Facebook no desenvolvimento da argumentação filosófica no ensino de Filosofia
title_full_unstemmed Possibilidades e limitações do Facebook no desenvolvimento da argumentação filosófica no ensino de Filosofia
title_sort Possibilidades e limitações do Facebook no desenvolvimento da argumentação filosófica no ensino de Filosofia
author Silva, Thiago Delaíde da
author_facet Silva, Thiago Delaíde da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thiago Delaíde da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geller, Marlise
contributor_str_mv Geller, Marlise
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Argumentação
Filosofia
Redes sociais
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Argumentação
Filosofia
Redes sociais
Philosophy of education
Argument
Cyberspace
Social networks
Agora
Facebook
dc.subject.eng.fl_str_mv Philosophy of education
Argument
Cyberspace
Social networks
Agora
Facebook
description Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o uso do Facebook no ensino de filosofia como ferramenta pedagógica no desenvolvimento da argumentação filosófica, suas possibilidades e limitações. Para tal, foi definida uma abordagem qualitativa que procurou descrever e analisar dados coletados por meio de um questionário com questões abertas e fechadas enviados à professores de filosofia da rede metropolitana de Porto Alegre. Os dados foram analisados a partir de um viés reflexivo, não tendo a pretensão de ser conclusivo mas de oferecer elementos para uma discussão sobre as possibilidades educacionais das redes sociais no ensino de Filosofia. Partiu-se do pressuposto de que o ciberespaço pode ser compreendido como uma ágora virtual, possibilitando um espaço discussão e de argumentação filosófica por meio da interatividade da rede. A partir dos resultados coletados, constatou-se que em geral os professores concordam que o Facebook pode auxiliar no Ensino de Filosofia através da criação de grupos e páginas que permitam o desenvolvimento da argumentação filosófica por meio da interatividade da rede. Foi possível concluir que o Facebook tem potencial para desenvolver argumentação apesar de limitações, apontadas pelos professores participantes da pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T02:07:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133717
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982506
url http://hdl.handle.net/10183/133717
identifier_str_mv 000982506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133717/1/000982506.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133717/2/000982506.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133717/3/000982506.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e424cf52be097ea00bf5faf29275f8e1
a4a4cacaf6bb0b84abcf5bd3ec935ef8
37513fea1dba4ae23bc946c2c0614cc9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447163384102912